top of page
Buscar

Coletivo Inclusão promove festival para potencializar debate sobre diversidade

3º Festival Inclusão em Cena será realizado no MON, em maio, aberto ao público em geral.

Coletivo Inclusão 2º Festival de Artes Integradas da Pessoa com Deficiência (Foto: Nelson Orlando)

O Museu Oscar Niemeyer (MON) recebe, entre os dias 23 e 25 de maio de 2024, o 3º Festival Inclusão em Cena, evento múltiplo e multicultural que tem como objetivo destacar, discutir e despertar para as questões que envolvem a inclusão de pessoas com deficiência (PCDs) na sociedade. Realizado pela organização não-governamental Coletivo Inclusão, via Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, esta é a primeira vez que o evento é aberto ao público e que acontece no MON, na intenção chamar a atenção da comunidade sobre os desafios para a defesa dos direitos e oportunidades das PCDs. 


A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua) 2022 do IBGE estimou a população com deficiência no Brasil em 18,6 milhões de pessoas com 2 anos ou mais, o que corresponde a 8,9% da população dessa faixa etária. Um contingente expressivo de pessoas que além de enfrentar o preconceito, está mais suscetível à baixa escolaridade e à vulnerabilidade social. 


O Festival Inclusão em Cena reunirá painéis de discussão, palestras, balcão de inovação e projetos, mutirão de empregabilidade, oficinas, apresentações artísticas e mostra cultural, resultado das atividades realizadas pelo Coletivo Inclusão nas organizações parceiras.


O segundo dia (24/05) será de diálogos intensos. No auditório do MON serão realizados quatro painéis intitulados "Falas da Inclusão”, que dão espaço para personalidades que são referência no debate da inclusão apresentarem seus pontos de vista. Essa parte da programação será aberta pelo coral do Instituto Paranaense de Cegos (IPC), projeto do Coletivo Inclusão em parceria com o IPC. Paralelamente, será realizado das 10 às 16 horas o Mutirão da Empregabilidade, que vai reunir empresas com vagas PCDs com pessoas com deficiência que buscam uma oportunidade de emprego.


O departamento, em parceria com a Agência do Trabalhador da Cultura, ligada à Secretaria de Estado da Cultura e à Secretaria de Trabalho, Qualificação e Renda, do Governo do Estado, será responsável por conduzir o Mutirão da Empregabilidade. Este também será o primeiro dia do Balcão de Inovação, que vai reunir dez expositores com equipamentos e iniciativas que visam facilitar o dia a dia das pessoas com deficiência. Entre eles, a Biblioteca Pública do Paraná, cuja seção de Braille é referência no Brasil; a See Collor, linguagem tátil que oferece aos deficientes visuais a possibilidade deles identificarem as cores desenvolvidas pela professora Sandra Marchi; Projeto Eu Digo X com abafadores de ruídos Vonder e a My Ploy, equipamentos de adaptação para estabilidade da cadeira de rodas na mobilidade urbana e esporte. 


No terceiro e último dia (25/05), sábado, será a oportunidade de pais e filhos passearem pelo Festival Inclusão em Cena. Enquanto no auditório serão realizadas duas palestras pela manhã - Mirella Prosdócimo, especialista em Diversidade e Inclusão; e Márcia Baja, autoridade em yoga e meditação -,  no espaço externo acontecerão oficinas para crianças e o segundo dia do Balcão de Inovação. Todas as atividades serão intercaladas com apresentações de artistas e companhias que têm pessoas com deficiência como protagonistas. Entre os confirmados, estão espetáculos da companhia de dança Fernanda Becker e do projeto Música Tátil do músico Luiz Amorim


SERVIÇO

3º Festival Inclusão em Cena 

Data: 23, 24 e 25 de maio de 2024

Local: Museu Oscar Niemeyer (MON)

Realização: Ministério da Cultura e Coletivo Inclusão

Saiba mais no site coletivoinclusao.org.br 


Patrocínio:

Postos Pelanda, Eletrofrio, Nostra Via Transportes, BHS Corrugated South America, Cimento Itambé, Terminal de Contêineres de Paranaguá, Peróxidos do Brasil, Cattalini - Terminais Marítimos - Paranaguá, Concessionária Nórdica - Volvo Caminhões, WAP, WAAW, Loja Gigantec, Kuhn do Brasil, Engepeças, Diamante Energia, ON Petro - Distribuidora de Combustíveis, Wynvest - Soluções Financeiras, Bayer do Brasil, Philco, Britânia, Branco Motores, OneSubSea e BRW Suprimentos


Mantenedores:

Postos Pelanda, Transportadora Nichele, Postos Mantra, Opera Prima – Construtora & Incorporadora, Santiago Aparas, Transportadora Baldan, Zig Empreendimentos, Briforte Concretos, Briforte Britas, Bioliz Farmácia de Manipulação e Centro Bem Estar Animal


Apoios: 

Museu Oscar Niemeyer (MON), Instituto GRPCOM, Secretaria de Estado da Cultura, Secretaria de Estado da Família/Coordenação de Políticas Públicas para pessoa com Deficiência, Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Diretoria dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Curitiba, SESC/PR, Instituto Paranaense de Cegos, Valor com Propósito e Rioli.



Informações: Dani Brito

12 visualizações

Kommentare


Die Kommentarfunktion wurde abgeschaltet.
bottom of page