top of page
Toca Cultural

Com linguagem de bonecos, espetáculo infantil “Hoje, Godot Não Vem!” reflete sobre o tornar-se adulto

Peça da Cia Caravan Maschera de Teatro está em cartaz na CAIXA Cultural Curitiba até domingo, 28 de julho.

Hoje Godot não vem | Foto: Flávia Hiroki

Reflexões sobre o amadurecimento a partir do texto clássico de Samuel Beckett, Esperando Godot, são o ponto de partida do sensível espetáculo infantil Hoje, Godot Não Vem!, da Cia Caravan Maschera de Teatro. A peça está encerrando neste fim de semana a temporada na CAIXA Cultural Curitiba (Rua Conselheiro Laurindo, 280). No dia 26 de julho, na sessão das 17h, o espetáculo será apresentado com tradução em Libras. E também no sábado, haverá uma oficina de bonecos voltada para crianças e adultos, abordando o teatro de formas animadas.


Nesta prática, que é gratuita, os participantes irão aprender a manipular os incríveis bonecos da companhia, feitos com materiais simples e recicláveis, podendo dar vida e personalidade aos mesmos, além de criar histórias e cenas com eles. São bonecos criados com técnicas de luva, manipulação direta, varetas, bonecos híbridos.


Também poderão conhecer um pouco da história e das técnicas do teatro de bonecos, e ver exemplos de espetáculos famosos e premiados. A oficina é uma ótima oportunidade para o desenvolvimento da imaginação, expressão, comunicação e sensibilidade artística.


O Espetáculo


Na trama, duas crianças estão no deserto acompanhadas de uma árvore solitária, à espera de Godot. Enquanto aguardam, sem saber direito o que ou quem é Godot, os pequenos passam a refletir sobre o ato da espera e do tornar-se adulto.

 

Por cerca de uma hora, adultos e crianças mergulham em um mundo diferente, regido mais pela subjetividade e menos pela lógica. Trata-se de um momento para dar vazão à intuição e à livre interpretação, essas grandes criadoras de sentidos.


Hoje Godot não vem | Foto: Flávia Hiroki

O grupo utiliza a linguagem do teatro de bonecos para se conectar com o público a partir de uma atmosfera enigmática e existencialista da peça. Os personagens são inspirados nas obras do pintor surrealista belga René Magritte e foram todos desenvolvidos por Leonardo Garcia Gonçalves, Giorgia Goldoni, Orlando Talarico e Kledir Salgado.

 

São nove bonecos construídos para a narrativa. Apenas os dois que representam as crianças que esperam Godot têm falas, dando forma aos seus anseios relacionados à solidão, à morte, ao tornar-se adulto e à autoaceitação. Os outros contribuem para o clima onírico da montagem. 


Para potencializar a atmosfera reflexiva e intimista, a Cia Caravan Maschera de Teatro inclui no cenário projeções em vídeo que exploram a técnica de stop motion. Essas imagens foram produzidas pelo Estúdio ANIM’ARTE – Venezia. A luz, desenhada por Corentin Praud, trabalha muito com a noção de claro e escuro, dando mais destaque aos bonecos e criando volume a partir de cores distintas. Tons de amarelo e rosa são bastante utilizados e evocam ternura e alegria.

 

A trilha sonora original, composta exclusivamente para o espetáculo, é assinada por Rafael Vanazzi, que criou melodias levando em consideração a ideia de tempo dilatado, ou seja, incluir alguns momentos de silêncio para deixar espaço para a imagem/ação acontecer.  Há também quatro canções com letras de Leonardo Garcia Gonçalves e arranjos criados por Luisa Albuquerque e Rafael Salgado.

 

Sobre a Cia Caravan Maschera de Teatro

 

A Cia Caravan Maschera Teatro foi fundada em 2010. No início de suas pesquisas, a Companhia trilhou os caminhos enigmáticos que oscilam entre a máscara, o palhaço, o bufão e os bonecos. Iniciou em 2012 seus primeiros trabalhos no Brasil, na zona rural da cidade de Atibaia, interior de São Paulo. Desde o início, estabelecem como princípio de criação de espetáculos uma interação constante com a comunidade que os cerca por meio de oficinas, cursos de formação e residências artísticas com artistas de diversas regiões do Brasil e do exterior.


Até hoje, a Cia Caravan Maschera Teatro criou nove espetáculos que já circularam por 12 estados do Brasil e o Distrito Federal, além de ter participado de festivais internacionais na França, Itália, Eslovênia e Suíça.


SERVIÇO:   

TEATRO: Hoje, Godot Não Vem!

Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro

Datas: De 24 a 28/07/2024

Horários: Quarta, quinta, sexta e domingo, sessões às 17h. No sábados sessões às 15h e às 17h. Dia 26/7 (sexta-feira) com tradução em Libras

Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) à venda na bilheteria da CAIXA Cultural Curitiba. Início das vendas dia 06/07

Classificação: livre para todos os públicos

Duração: 65 minutos

Acesso a pessoas com deficiência 

Patrocínio: CAIXA e Governo Federal

Informações: Site Curitiba Caixa Cultural | Instagram @caixaculturalcuritiba

(41) 4501-8722


OFICINA DE TEATRO DE BONECOS

Data/Horário: 27 de julho. Das 10h às 12h

Local: Sala de Oficinas da CAIXA Cultural Curitiba (R. Cons. Laurindo, 280)

Público: Crianças e adultos a partir de 10 anos

Vagas: 20

Inscrições gratuitas: Pelo link https://forms.gle/4zEQrTqbcwwWVkaL7



Informações: Antonio Carlos Domingues

 




36 visualizações

תגובות


התגובות הושבתו לפוסט הזה.
bottom of page