Álbum traz 16 faixas com músicas educacionais e lúdicas sobre o universo infantil.
Já imaginou poder acessar o universo imagético e criativo da obra de Lewis Carroll, Alice no País das Maravilhas, porém com uma adaptação inspirada na realidade das crianças brasileiras? Essa é a proposta do projeto “Coisas de Alice”, que o compositor paranaense Lydio Roberto vai lançar nos dias 17 e 24 de março, às 15h30, na Biblioteca Darcy Ribeiro (antiga Casa Rosa), em Curitiba (PR).
O projeto Coisas de Alice é um trabalho artístico-musical de natureza lúdica e educacional, especialmente voltado às crianças em idade de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, isto é, crianças entre 02 e 08 anos de idade. A saber, o nome desse trabalho também tem um significado afetivo para o compositor. Alice também é nome da netinha, que por anos o inspirou a compor e a pensar nas alegrias de viver a música, a arte e o reencontro com a infância.
O projeto, que resultou em um álbum de 16 faixas com encarte especial, nasceu há dez anos dentro do Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, mais especificamente no Setor de Educação e Cultura. Lá, musicoterapeutas, pedagogos e médicos doavam-se ao fazer música como caminho para promover educação, bem-estar, saúde e alegria, mesmo em ambiente hospitalar. Nesse contexto surgiu o grupo de cantoria “Coisas de Alice”, que evoluiu e resultou nesse material.
De acordo com Lydio Roberto, o projeto extrapola o campo da expressão artística. “É, também, um trabalho que envolve promoção à saúde e educação”, explica. No campo da saúde, Lydio Roberto lembra que uma das faixas, “Cirandas - Ciranda de Chegança/Ciranda Cheguei”, era cantada quando o grupo entrava na UTI dos hospitais, alegrando e contribuindo para o tratamento de pessoas enfermas. No contexto educativo, o projeto dialoga com a comunidade escolar. Além das canções, esse álbum traz também sugestões de atividades pensadas e elaboradas de forma criativa, de tal forma que permita levar às crianças a vivência de conteúdos estéticos musicais, bem como valores éticos e cidadãos que poderão contribuir no desenvolvimento integral.
Segundo o artista, o projeto foi idealizado por ele, mas contou com a participação de diversos músicos, compositores, pedagogos, educadores musicais e musicoterapeutas, como Fábio Fontes, Mara Fontoura, Rosy Greca e outros. “Feito a muitas mãos, esse trabalho pretende assegurar o viés artístico e educacional da proposta, visto que seus participantes, há muito, têm expressivas experiências na execução de atividades em escolas, teatros, bibliotecas, centros de saúde e hospitais pediátricos de Curitiba e região metropolitana”, afirma.
O lançamento do álbum, realizado pela Cântaro Arte-Educação & Cultura e com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, contará com um bate-papo do artista sobre o projeto e a apresentação musical de algumas faixas. Vale ressaltar que, após o lançamento, o público terá acesso ao material físico (CD com encarte especial), que pode ser adquirido na Cântaro e ao conteúdo digital. As músicas, cantadas por crianças e adultos, estarão disponíveis no canal do Youtube de Lydio Roberto e nas plataformas Spotify e Deezer.
SERVIÇO:
Lançamento do álbum e apresentação musical
Datas: 17/03 e 24/03
Horário: 15h30
Local: Biblioteca Darcy Ribeiro - esquina da Rua Visconde de Nácar com a Rua Emiliano Perneta, em Curitiba (PR).
Inscrições via e-mail: gbfs@educacao.curitiba.pr.gov.br
Vagas Limitadas
Sobre o compositor | Lydio Roberto
É licenciado em Música e bacharel em Musicoterapia pela Faculdade de Educação Musical do Paraná, especialista em Educação Especial (PUCPR) e em Fundamentos Estéticos da Arte Educação (FAP). Mestre em Mídia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Músico, compositor e musicoterapeuta, tem experiência na área de Educação, em especial Arte-Música e suas principais produções e cursos estão voltados aos temas da Musicoterapia (Hospitalar), música, educação e folclore. Apresentou, entre 2011 e 2015, o programa televisivo de música brasileira (Terra Canção) e mais um programa radiofônico - Palpite Sonoro - ambos na Rádio e TV (E-Paraná), emissora pública do governo do Estado do Paraná. É autor de livros e CDs, coordenador do grupo de vivências musicais Coisas de Alice, membro da equipe Pedagógica da Cântaro Arte-Educação e Cultura e integrante do Movimento Brasileiro da Canção Infantil.
Comments