Curitiba recebe IL VOLO em último show da turnê brasileira com o Guairão lotado. Confira como foi:
- Toca Cultural
- 20 de mar. de 2023
- 5 min de leitura
Depois do Brasil, grupo seguiu para turnê no México e nos bastidores agradeceram a receptividade dos brasileiros.

Os ingressos estavam esgotados há dois meses. O Teatro Guaíra, em Curitiba, estava lotado e, na entrada, muitas pessoas na fila, sendo barradas por terem comprado ingressos falsificados, vendidos por cambistas ou em sites não oficiais. Todo esse frenesi para curtir de perto um dos grupos mais queridos do mundo; o IL VOLO.
A simpatia e o carisma do trio formado há 14 anos por Piero Barone, Ignazio Boschetto e Gianluca Ginoble deixaram a plateia curitibana encantada. No último show da turnê brasileira, o IL VOLO trouxe ao palco um repertório rico em canções que marcaram diferentes gerações. Para Maria Aparecida, de 54 anos, foi impossível segurar as lágrimas na interpretação de "My Way", eternizada originalmente na voz Frank Sinatra.
"Marcou a minha vida, remete à história e à trajetória de vida de muitos de nós. Foi um sonho lindo vê-los cantando tão pertinho, e interagindo com o público, algo que há anos queria presenciar. Estou realizada", revelou.

Emoção também compartilhada por muitos casais, avós, filhos e netos que estavam na plateia entusiasmados. Além do grande coro formado em algumas canções, pudemos perceber ainda lindas vozes afinadas de artistas anônimos no meio do público, acompanhando todos os refrões.
“Grande Amore”, “O Sole Mio”, “História de um Amor”, “Volare”, "Hallelujah", “Granada” e algumas árias de ópera como “Nessun Dorma”, mereceram aplausos emocionados. Todas em arranjos especiais acompanhados no Brasil pela Orquestra Sinfônica Villa Lobos. O grupo também homenageou Ennio Morricone e Elvis Presley.
A turnê brasileira trouxe ainda uma surpresa especial para os fãs: a inclusão no repertório do show da canção romântica “Como Vai Você”, do rei Roberto Carlos, e de "Oceano", um dos maiores sucessos da carreira de Djavan. Ao todo, o grupo realizou sete apresentações no Brasil; além de Curitiba, foram duas em São Paulo, uma no Rio de Janeiro, outra em Porto Alegre, Brasília e Belo Horizonte.

Um pouco antes do show em Curitiba, Piero Barone conversou com nossa equipe no camarim e afirmou estar extremamente satisfeito com a receptividade dos brasileiros.
"O Brasil é uma terra maravilhosa. Eu gosto das pessoas, da maneira como elas vivem a vida, e foi muito bacana realizar estes sete concertos aqui".
Na sala ao lado, estava Gianluca Ginoble, concentrado, se preparando para a apresentação. E Ignazio Boschetto, de 28 anos, ajustando os últimos detalhes do figurino. Estava incomodado com o esmalte preto das unhas. Num ar descontraído e muito brincalhão, chamou algumas moças da produção para ajudar a refazer pintura e a atividade foi realizada sob muitas gargalhadas.
Bom humor que se estendeu para o palco, nos momentos de interatividade com o público. Os três demonstraram falar bem o português e arrancaram risos da plateia, especialmente quando Piero brincou dizendo que no grupo eram apenas dois cantores (ele e Gianluca) e um tradutor, se referindo a Ignazio. Piero falou que falaria apenas em italiano, bem devagar, e Ignazio em português. Foi muito engraçado!
Nesse momento, eles cantaram Your Love (da C’era una volta il West), do álbum Il Volo Sings Morricone, lançado há dois anos em homenagem a Ennio Morricone. Foi lindo!

Sobre o IL VOLO
O grupo surgiu há 14 anos, quando os artistas participaram de um concurso de talentos “Ti Lascio Una Canzone”, promovido pelo canal de TV italiano RAI 1. Piero Barone, Ignazio Boschetto e Gianluca Ginoble chamaram a atenção de Michelle Torpedine, produtor que levou ao estrelato artistas do calibre de Andrea Bocelli, Zucchero, Giorgia e Biagio Antonacci.
Foi de Michelle a ideia de reunir os garotos em um trio, no qual a soma de seus talentos teria tudo para leva-los muito longe. E não deu outra. Eles foram o primeiro grupo italiano a ser contratado logo de cara por uma gravadora americana de poderio internacional, a Geffen Records.

Seu disco de estreia, “Il Volo” (2010), provou que a aposta de Michelle Torpedine era certeira. O álbum atingiu o Top 10 da sempre disputada parada americana, e os levou a participar dos principais programas de TV dos EUA e Europa, além de fazer sucesso em inúmeros países.
Naquele mesmo 2010, tiveram uma bela prova de seu prestígio, ao serem convidados pelo célebre produtor americano Quincy Jones a participar de “We Are The World For Haiti”, gravação beneficente que os reuniu com estrelas do naipe de Celine Dion, Bono, Lady Gaga, Carlos Santana, Barbra Streisand, Enrique Iglesias, Usher e Natalie Cole.
Em 2012, fizeram uma turnê de 12 shows com Barbra Streisand e lançaram o álbum “We Are Love”, com participações especiais de Placido Domingo e Eros Ramazotti.
Em 2013, conseguiram vender rapidamente os 1.600 ingressos para seu show no mitológico Radio City Music Hall, em Nova York, garantindo casa cheia em sua performance por lá.
Aquele show histórico abriu uma turnê pelas Américas do Norte e do Sul com 50 datas, todas de lotação esgotada. Sua opção pela ópera-pop não poderia ter sido mais certeira e mais bem-realizada.

A partir de então, foi um disco de sucesso após o outro, shows sold out pelos quatro cantos do mundo e um feito bacana em sua Itália natal: a vitória, em 2015, no histórico Festival de San Remo, com a música “Grande Amore”, um dos maiores sucessos de sua carreira.
Vale registrar a turnê 2016-2017 intitulada “Notte Magica-Tributo ai Tre Tenori”, homenagem ao histórico show realizado por Luciano Pavarotti, Placido Domingo e Jose Carreras na Copa do Mundo de Futebol da Itália em 1990, com direito à participação, em um desses shows, do próprio Placido Domingo, um dos Três Tenores e confesso (e entusiástico) fã do trio.
2019 marcou dez anos no mercado para o Il Volo. As comemorações começaram no 69º Festival de Sanremo, onde o trio subiu ao pódio com a música “Musica che resta”. Posteriormente, em fevereiro, foi lançado o álbum “Music” (Sony Music. Em novembro, “10 Years” foi lançado mundialmente, o melhor do Il Volo, incluindo o DVD Live in Matera.
2021 o trio participou do Festival de Sanremo com uma apresentação emocionante em homenagem a Ennio Morricone. Ainda neste ano, o grupo lançou o single “Ecstasy of Gold” (de The Good, the Bad and the Ugly), acompanhado pela primeira vez por letras em inglês escritas por Andrea Morricone especificamente para Il Volo. Isso antecipou o novo álbum “IL VOLO SINGS MORRICONE”, uma viagem vertiginosa pela arte de um dos maiores compositores do século XX.
Em novembro o IL VOLO lançou um novo single de Natal, cover da famosa música Happy Xmas (War is Over) de John Lennon e Yoko Ono e estão trabalhando no concerto de Natal em Jerusalém, que será transmitido em 24 de dezembro no canal de TV italiano Canale 5.
Assista um pequeno compacto com melhores momentos do show em Curitiba, registrados com o celular atento da Toca Cultural:
GALERIA DE IMAGENS:
Crédito: Lana Seganfredo | Toca Cultural
Obrigada a equipe da Poladian Produções e RB Escritório de Comunicação pela oportunidade de cobertura de um dos shows mais incríveis deste ano de 2023.
Comentarios