top of page
Buscar

Curitiba recebe violinista norte-americana para festival de música erudita

6º Festival Orquestra Jovem Alegro oferece série de concertos gratuitos de 2 a 6 de novembro.

Orquestra Jovem Alegro Teatro Positivo | Foto: Divulgação

Curitiba se transforma na capital da música clássica no mês de novembro. A Associação Musical Alegro e o Ministério da Cultura promovem o 6º Festival Orquestra Jovem Alegro, que reúne importantes nomes da música erudita, como a violinista americana Elizabeth Fayete.


De 2 a 4 de novembro, às 20h, e dia 5, às 18h30, o Teatro UP Experience (TUX) recebe diferentes apresentações de música de câmara. O concerto de encerramento, na segunda-feira, dia 6, une jovens músicos do Brasil com a Orquestra Infantil Alegro no maior teatro do Paraná. Sob a regência do maestro Roberto Ramos, O Grande Espetáculo de Encerramento tem início às 20h, no Teatro Positivo e espera um público de 2.400 pessoas.

Reconhecida pelo New York Times pelo "som sedutor, brilhante e virtuosismo experiente", a violinista Elizabeth Fayette se apresenta durante o festival. A solista já se apresentou com a Sinfônica de Houston e conquistou o Segundo Prêmio nas Audições Internacionais da Young Concert Artists. Além de tocar, a artista também participa como preparadora dos concertos com os participantes do festival, 30 jovens músicos de todo Brasil selecionados através de um dos mais concorridos editais no cenário nacional de música clássica.

O evento também oferece uma semana intensa de atividades gratuitas para estudantes, profissionais e amantes de música. Entre elas, oficinas e masterclasses com músicos de renome nacional, como o violinista americano Matthew Thorpe, o violista Gabriel Marin, o violoncelista André Micheletti e o contrabaixista Gustavo D'Ippolito.

Uma parceria de apoio cultural entre a Associação Musical Alegro e a UP Experience, responsável pela gestão do Teatro Positivo e do Teatro UP Experience (TUX), leva a orquestra para realizar todos os ensaios nas dependências do campus sede da Universidade Positivo. Para o diretor da UPX, Eduardo Faria Silva, "é um orgulho sediar um projeto tão importante para o cenário da música erudita paranaense e poder, ao mesmo tempo, proporcionar atrações tão qualificadas de forma gratuita, tanto ao público acadêmico, quanto à comunidade".


Em dezembro, a Orquestra Jovem Alegro volta aos palcos do Teatro Positivo para o ainda “Grande Concerto de Natal”, no dia 11. O fundador do projeto, o educador e filantropo inglês Edward Matkin, destaca que a Alegro é mais que uma orquestra. “Usamos a excelência de educação musical como ferramenta de transformação social.

“Essa é a nossa orquestra e a nossa esperança de um futuro melhor. Vamos lotar os teatros e fazer sons de aplausos que reverberarão por toda a cidade e além”, completa.

O evento é uma realização da Associação Musical Alegro em parceria com o Ministério da Cultura e conta com o apoio da iniciativa privada, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. "Iniciativas como essa nos dão esperanças de lutar por uma transformação social em nosso país. E é incrível o poder da música junto a crianças e jovens", ressalta Cristiano Caporici, head de Marketing da Tecnobank, uma das apoiadoras do projeto.

Serviço

VI Festival Orquestra Jovem Alegro Local: Universidade Positivo (Campus Ecoville) -Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 - Ecoville Data: 1o a 6 de novembro Ingressos: entrada gratuita e limitada, por ordem de chegada Mais informações: (41) 99870-6229 Programação: Quinta-feira, 02 de novembro, 20h Música de Câmara - concerto de alunos e professores da Orquestra Jovem Alegro Local: Teatro UP Experience (TUX) Sexta-feira, 03 de novembro, 20h Música de Câmara - concerto de alunos e professores da Orquestra Jovem Alegro Local: Teatro UP Experience (TUX) Sábado, 04 de novembro, 20h Música de Câmara - concerto de alunos e professores da Orquestra Jovem Alegro Local: Teatro UP Experience (TUX) Domingo, 05 de novembro, 18h30 Música de Câmara - concerto de alunos e professores da Orquestra Jovem Alegro Local: Teatro UP Experience (TUX) Segunda-feira, 06 de novembro, 20h Concerto de Encerramento Local: Teatro Positivo REPERTÓRIO La Folia /Arcangelo Corelli, Arr. Michi Wiancko As Quatro Estações / Astor Piazzolla - Outono. Solista: Elizabeth Fayette Aquarela do Brasil Para 10 violinos/ Ary Barroso, Arr. Rinaldo Zamai Concerto para Violino em Lá menor, RV 356 /Antonio Vivaldi Suíte Carmen No.1 /Georges Bizet Cavalaria Ligeira / Franz von Suppé Marcha Radetzky, Op. 228 / Johann Strauss Sr. Batuque “Dança de Negros” / Lorenzo Fernandez Sobre a Associação Musical Alegro A Associação Musical ALEGRO é uma Instituição de Educação Musical com foco em ampliar o acesso à educação musical de excelência para jovens de comunidades em situação de vulnerabilidade social que historicamente não tiveram este acesso. Trabalhamos com a criação e manutenção de núcleos de ensino de música, orquestras de formação e programas educativas em escolas públicas.


Informações: Centra Press

8 visualizações

Comments


bottom of page