Evento em Curitiba traz o cantor dos Novos Baianos, para celebrar os 80 anos do poeta em show de composições do artista.
Em 2024 Paulo Leminski completaria 80 anos, e para isso, uma série de eventos tem celebrado a obra e o legado do poeta curitibano, um dos maiores nomes da literatura brasileira. Entre as homenagens, destaque para o festival realizado na Pedreira Paulo Leminski, em Curitiba, no dia 24 de agosto, na data de seu aniversário. O evento reuniu parceiros musicais, amigos e familiares em uma noite histórica.
Um dos momentos mais marcantes da celebração foi o show de Paulinho Boca de Cantor. O cantor e compositor, conhecido por seu papel como membro fundador dos Novos Baianos, tem uma ligação especial com Leminski. Em sua carreira solo, Paulinho gravou canções do poeta, como a icônica “Valeu” — que deu título a seu álbum de 1981 — e “Se Houver Céu”. Além disso, os dois mantinham uma amizade pessoal e parcerias musicais.
Para quem não conseguiu assistir ao festival na Pedreira, a celebração continua nesta semana em Curitiba com o projeto Leminskanções, que conta com a participação de Paulinho Boca de Cantor. O show é idealizado por Estrela Leminski, filha do poeta. Compositora, cantora e escritora, Estrela cresceu imersa no universo musical do pai e desde então tem se dedicado a promover shows e defender o aspecto musical de sua obra.
Em 2014, Estrela lançou o álbum Leminskanções, uma compilação de composições de seu pai. Ao todos 25 faixas, entre parcerias e canções com letra e música de Leminski. O projeto, lançado em formato de disco duplo, conta com participações de artistas como Arnaldo Antunes, Zeca Baleiro, Zélia Duncan e Serena Assumpção. No ano seguinte, ela disponibilizou as músicas em um songbook gratuito, com partituras e cifras.
Sobre o projeto, Estrela destaca no encarte do álbum: “Meu pai acabou deixando um trabalho múltiplo e espalhado pelo cancioneiro popular. Neste álbum duplo, me propus a fazer o que mais se aproxima do que ele faria, caso ele mesmo reunisse suas composições.” Ela cita influências que vão de Sex Pistols a John Cage, Ryuichi Sakamoto a The Police.
Ouça “Leminskanções”: https://tratore.ffm.to/leminskancoesdigital
Ouça “Sinais de Haicais”: https://tratore.ffm.to/leminskancoessinais
Além de poeta, Leminski deixou sua marca como compositor, autor de mais de 100 canções gravadas por artistas renomados como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Moraes Moreira. “Essa relação com escritores e músicos baianos era tão presente que meu pai se dizia um curitibaiano”, conta Estrela.
Com uma obra que abrange poesia, música e experimentação artística, Paulo Leminski permanece vivo na memória cultural do país, agora ainda mais presente nas celebrações de seus 80 anos. As homenagens ao poeta continuam nesta semana com um bate-papo e dois shows especiais, que prometem mesclar o repertório de Leminski com sucessos dos Novos Baianos.
Serviço:
Leminskações + Show com Paulinho Boca de Cantor
28 de novembro (quinta-feira) - Bate-papo gratuito às 19h no Conservatório de Música Popular Brasileira (CMPB).
29 de novembro (sexta-feira)- Show às 20h, no Teatro Paiol.
30 de novembro (sábado) Show às 20h, no Teatro Paiol.
Os ingressos para os shows estão disponíveis na bilheteria e na plataforma Deu Balada.
Informações: Téo Ruiz
Comments