Buscar

Em nova fase, Catavento lança "Quebra Alma"

Produzida durante a pandemia, faixa é o primeiro lançamento da banda desde seu último álbum de estúdio, “Ansiedade na Cidade”, de 2018.|

A banda gaúcha Catavento está vivendo uma nova fase e lança um novo single que chega falando sobre amor próprio e carrega influências instrumentais de trip hop, neo soul, funk jazz, MPB e indie pop. "Quebra Alma" é acompanhada por um videoclipe filmado nas paisagens naturais do interior da serra gaúcha e tem direção de Eduardo Panozzo.


Essa música é dedicada ao amor próprio. Ninguém pode ser você e é aí que mora o seu poder. Se reconstrua sempre que precisar, ache novas formas de sentir, de se expressar. Seja estranho, seja você. Tá aí. Quebra Alma, porque nada quebra a alma'', explica Léo Sandi, que assina a composição, voz principal e guitarra base da canção.

Por consequência do distanciamento social gerado pela pandemia, todo o processo de captação e produção da faixa foi realizado pelos próprios integrantes em suas casas e, em três cidades diferentes: Caxias do Sul, Florianópolis e São Paulo. Após essa etapa, quem cuidou da mixagem e masterização foi o engenheiro de som Olímpio Machado, desde Viamão, cidade da região metropolitana de Porto Alegre.


Assista:


“Nosso baixista deu a ideia de fazer um stream diretamente com o áudio do programa enquanto editávamos a faixa, ao mesmo tempo em que estávamos conectados no Discord. Assim, a gente ouvia as edições em tempo real e conversava sobre tudo no chat, foi um processo bem diferente pra nós mas que acabou dando muito certo, e inclusive vai ser nosso método de gravação e produção enquanto tudo isso não passar,” comenta Léo Sandi.


Já sobre as filmagens do clipe, ele complementa:

“O clipe mostra a jornada de uma pessoa que está indo a um encontro que sempre foi - e sempre será - consigo mesmo. Sabendo disso, não resta nada a não ser contemplar o caminho.”


Na ativa desde 2012 e oriunda de Caxias do Sul, a Catavento já rodou o Brasil e firmou seu nome na cena musical da última década. Em 2018 lançaram “Ansiedade na Cidade”, seu elogiado terceiro disco de estúdio.


As angústias de uma geração que vive a hiperconexão desenfreada inspiraram o álbum, que retoma as influências dos discos “Lost Youth Against The Rush” (2014) e CHA (2016), mas acrescenta pitadas de jazz, grooves e melodias em português, usando como linha narrativa o cotidiano mundano. Em 2019 se apresentaram no palco principal do Lollapalooza Brasil e lançaram um EP com faixas do seu último disco remixadas por diferentes DJs do país.


Além disso, lançaram dois videoclipes, "Se Não Vai" e "Leve Agora Mesmo", sendo este último, produzido durante uma campanha da Budweiser Brasil. Em 2020 trabalham no lançamento de uma sequência de singles inéditos, gravados durante o período de isolamento social.


FICHA TÉCNICA DO SINGLE E CLIPE

Vocal principal, letra e guitarra base: Léo Sandi

Vocal de apoio e percussões: Lucas Bustince

Guitarra solo, vocal de apoio e sintetizador: Léo Lucena

Piano elétrico, sintetizador e vocal de apoio: João Gôsto

Baixo, vocal de apoio e produção: Chico Algo

Bateria: Jonas Bustince

Mixagem: Olímpio Machado

Masterização: Olímpio Machado

Direção de Arte: Léo Sandi

Direção de Fotografia: Eduardo Panozzo

Assistente de Produção: Lucas Bustince

Edição: Eduardo Panozzo

Design: Léo Lucena

Informações/Divulgação: Thais Pimenta

3 visualizações