top of page
Buscar

Escola Bolshoi apresenta o clássico Don Quixote, em Curitiba

Espetáculo será no dia 26 de outubro no Teatro Positivo.

Don Quixote, Bolshoi Brasil | Foto: Alinne Volpato

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil apresenta no dia 26 de outubro, às 20h, o espetáculo Grande Suíte do Ballet Don Quixote, no Teatro Positivo, em Curitiba. Cerca de 80 bailarinos sobem ao palco para encenar a obra-prima do mundo da dança que encanta o público há mais de 150 anos e é uma das produções mais apreciadas e emocionantes do repertório clássico do balé. A coreografia desafia os bailarinos com movimentos rápidos, saltos e piruetas, exigindo habilidades e virtuosismo.


A apresentação tem classificação livre. O público em geral tem 30% de desconto usando o cupom: escolabolshoi. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site https://www.diskingressos.com.br. A renda com a bilheteria será destinada para entidades beneficentes e para a Escola do Teatro Bolshoi, em Joinville, a única filial no mundo da companhia com sede na Rússia.


Foto: Alinne Volpato

A vibrante história do balé Don Quixote encenada pelos alunos da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil se passa em Barcelona, na Espanha. Sobem ao palco cerca de 80 bailarinos apresentando a releitura da obra de Miguel de Cervantes com nova versão coreográfica de Vladimir Vasiliev e música de Ludwig Minkus.


Uma linda moça, Kitri, e um pobre barbeiro, Basílio, enganam o insolente e rico Gamach, noivo da heroína com quem Lorenzo, seu pai, a força se casar. Com a ajuda do nobre cavaleiro Don Quixote e de Sancho Pança, seu fiel escudeiro, os apaixonados Kitri e Basílio se casam numa grande festa em Barcelona.


A Grande Suíte do Ballet Don Quixote é um balé com teatralidade e música vibrante, onde o público vive as emoções da obra como se fosse um dos personagens. A versão coreográfica apresentada pela Escola Bolshoi é resultado do trabalho do bailarino e coreógrafo russo Vladimir Vasiliev, eleito o bailarino do século pela Unesco. Além de preservar a abundância e a diversidade da dança, Vasiliev ensinou aos alunos do Bolshoi Brasil não apenas os detalhes técnicos, mas também que, para ser um verdadeiro bailarino, não basta apenas dançar com o corpo, é preciso dançar com a alma.


Foto: Alinne Volpato

Escola do Teatro Bolshoi no Brasil


A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é a única extensão do Teatro Bolshoi no mundo e, pela primeira vez, transfere a outro país o método de ensino de balé que consagrou uma das mais respeitadas instituições do mundo. Com 23 anos de implantação no Brasil, a Escola concede bolsas de estudo 100% gratuitas para cerca de 230 alunos do curso técnico. A instituição busca a melhor formação e garante o acesso de crianças ao mundo da cultura, ampliando seus horizontes. A missão da escola é formar artistas-cidadãos, promovendo e difundindo a arte-educação.


A Escola é uma instituição, com personalidade jurídica, de direito privado, sem fins lucrativos, que tem apoio da Prefeitura Municipal de Joinville, do Governo do Estado de Santa Catarina e dos “Amigos do Bolshoi”, empresas e pessoas físicas socialmente responsáveis que contribuem com o projeto por meio de serviços prestados e patrocínios não incentivados ou incentivados por leis de incentivo à cultura municipal, estadual e federal. A Escola Bolshoi conta com o patrocínio de empresas como: Loterias Caixa, Diamante Energia, Alfa Impacta Mais, Brascabos, BRDE, Catallini Terminais Portuários, Celesc, Nidec, Texpa, União Quimica, Unicred, Whirlpool e demais Amigos que contribuem com a arte no país.


Informações Adriana Reis

30 visualizações

Comentarios


bottom of page