Buscar

Escritor curitibano Guilherme Krauss lança “Cartas para o Recomeço”

Micro loja pop-up instalada na Al. Prudente de Moraes, no centro de Curitiba, vai receber o público para o lançamento, neste sábado (12).

As intensas mudanças provocadas pela pandemia este ano não foram impedimentos para que as crônicas de Guilherme Krauss chegassem às mãos de seus leitores em 2020. O escritor, professor e empresário curitibano possui, há pelo menos três anos, uma fiel e crescente audiência que recebe suas crônicas por e-mail, todas as segundas-feiras, religiosamente.

“Cartas para o Recomeço” chega às prateleiras com edição d'A Grande Escola, e lançamento previsto para o próximo sábado, dia 12 de dezembro, em um evento igualmente adaptado à nova realidade. Inspirado na recente tendência dos microempreendimentos – lojas pequenas, sem entrada de público e geralmente comandadas por uma só pessoa –, Guilherme teve a ideia de criar uma "portinha literária" especificamente para o lançamento de seu segundo livro.

"Gostaria de fazer o lançamento na livraria, mas devido à pandemia, nenhuma está realizando esse tipo de evento. Então, encontrei esse ponto na Alameda Prudente de Moraes e achei perfeito para uma loja pop-up. Vou passar o fim de semana do lado de dentro de uma portinha, vendendo meu novo livro, assinando e conversando com os leitores que resolverem aparecer, com distanciamento e todos os cuidados necessários", explica.

“Cartas para o Recomeço” reúne todas as crônicas da segunda temporada do projeto "Toda Segunda É um Pequeno Réveillon”, iniciado há três anos por Guilherme com o intuito de escrever textos – ele ainda não os chamava de "crônicas" – todas as segundas-feiras, enviados por e-mail a um grupo pequeno de leitores cadastrados. Como temática, uma premissa em comum: a de que toda segunda-feira é uma nova vida que se inicia e que pode ser um recomeço tão esperançoso quanto as festas de Ano Novo.


O projeto, que começou com a ideia de durar apenas quatro semanas e atingir pouca gente, acabou se estendendo por um ano e impactando milhares de pessoas. A primeira temporada foi encerrada em dezembro de 2018 com a publicação, por sugestão dos próprios leitores, de uma coletânea das crônicas enviadas ao longo de um ano, batizada de “Toda Segunda É um Pequeno Réveillon”.

A segunda temporada do projeto teve início em abril de 2019, já destinada a se tornar o segundo livro da série, lançado agora. A previsão era reunir, ao todo, 50 textos. Porém, ao entregar o último, em plena pandemia, o escritor não se sentiu pronto para encerrar o ciclo e "passou do ponto de propósito".

"Não me senti pronto para parar. Quis escrever, viver e trazer um pouco das segundas-feiras confinadas para as páginas, para que as experiências da pandemia ganhassem um registro", conta.

Com projeto gráfico mais leve que o da obra anterior, “Cartas para o Recomeço” é impresso em papel off-white e mais maleável, pensado para oferecer conforto ao leitor. "Os textos conversam de forma orgânica, oferecem alívio e a chance de um respiro, um momento seu, neste período em que as forças parecem estar chegando ao fim, que é o término do ano e a expectativa pelo início de 2021", explica.

Transitando pela filosofia, psicologia e cultura pop em crônicas leves e bem-humoradas, Krauss apresenta reflexões e ideias otimistas sobre grandes dilemas de todos nós, como o sentido da vida, felicidade, tempo, ansiedade, crises emocionais, sucesso, vulnerabilidade e agora, a pandemia.


No total, são 57 segundas-feiras ou 57 perspectivas de como esse dia pode deixar de ser pesado e passar a ser vivido como um verdadeiro Réveillon.

⠀⠀⠀⠀⠀




Serviço:

“Cartas para o Recomeço”, novo livro de Guilherme Krauss

Lançamento no próximo sábado, dia 12 de dezembro, das 10 às 17 horas

Alameda Prudente de Moraes, nº 1.225, no Centro de Curitiba.

Para mais informações acesse o perfil oficial do escritor no Instagram @guilhermekrauss

“Cartas para o Recomeço” está em pré-venda até o dia 7 de dezembro no site d'A Grande Escola (http://livro.agrandeescola.com.br/cartas). Há opção de comprar e receber o livro em casa (entrega somente para Curitiba) ou retirar com o autor, em mãos, na ocasião do lançamento, com todos os protocolos de segurança. Em ambos os casos, além do exemplar autografado, o leitor recebe uma carta exclusiva escrita por Guilherme.

11 visualizações