Estreando na narrativa de fôlego, Otavio Linhares se consolida como uma das vozes mais singulares da literatura contemporânea.
O escritor e ator Otavio Linhares lança no dia 6 de dezembro, na Prestinaria São Lourenço, a partir das 19h, o romance Cavalo de terra (Moinhos, 155 páginas). Dono de uma prosa autêntica, o autor chega ao seu quarto livro e se coloca como intérprete dos males que povoam a nossa sociedade.
Um dos nomes mais inventivos da literatura produzida no Paraná, Linhares dá voz aos esquecidos e silenciados. Desde Pancrácio, seu primeiro livro, o escritor esmiúça as vidas e as entrelinhas das gentes que João Antônio – talvez o maior cronista dos desvalidos – chamaria de “merdunchos”. Em Cavalo de terra, a estreia de Linhares no romance, a investigação dos invisíveis e das relações com o espaço urbano ganha uma potência avassaladora.
Se de um lado existe uma linguagem de experimentação, construída a partir do dialeto das ruas – e da verdadeira voz humana que surge do perigo e da agonia –, de outro há algo monumental: a implosão de uma família à míngua da realidade. O narrador, um sujeito escondido atrás de um nome que não revela, traça o perfil da sua herança. O pai alcoolista, a mãe perdida entre o desespero e o sonho do milagre, os irmãos Tomás – um trombadinha diplomado nas ruas – e João, a tábua de salvação de todos.
Essas existências – nem sempre chegam a ser vidas – se cruzam em uma narrativa crua e chocante, que uma lupa sobre as feridas abertas de toda uma população à margem, esquecida pela sociedade do cansaço e do algoritmo. Para o jornalista e escritor Yuri Al’Hanati, que assina a orelha do livro, os personagens de Linhares são seres à deriva e em cujo andar errático reside um pedido de socorro.
“O mal estar gerador de desesperos difusos e desendereçados é o grande personagem do livro”, escreve Al’Hanati.
Partindo desse mosaico social, tão belo e bruto, Otavio Linhares sedimenta o mundo particular que já desenhava em O Esculpidor de nuvens e O Cão mentecapto, e se consolida como um artesão da palavra, um autor capaz de ler e interpretar o que está à sua volta. Nesse sentido, Cavalo de terra é uma literatura de observação e de tradução do mundo, que coloca o leitor cara a cara com a história em um mergulho sensorial por cheiros, texturas e desastres.
Mundo cão
Quem lê Cavalo de terra também está nos “corres” e se depara com os mesmos abismos que os personagens. Esse retrato de um mundo cão, escarrado no rosto de homens, mulheres e crianças deixados de lado é um exercício de empatia. O escritor consegue equalizar ação e dramaticidade, velocidade e torpor, explorando cada uma dessas lacunas em um estilo bastante único e original.
“Linhares nos coloca para frente, nos convida a pensar a literatura como música, ritmo, pintura, paisagem. Há uma beleza que perfura os olhos para que vejamos melhor com nossa sensibilidade ativada, esta capacidade humana tão entorpecida pelos tempos que correm”, comenta a dramaturga, atriz e roteirista Dione Carlos.
Ainda que Cavalo de terra seja a investigação do cotidiano de piás e gurias tipicamente curitibanos, Linhares não faz do seu texto um elemento reducionista, ao contrário. Curitiba é o cenário, mas o romance é uma radiografia do Brasil, de um país partido em cacos que não são de hoje e que espelham uma cultura escravocrata, machista e misógina de exploração. Cavalo de terra é uma obra sobre o agora, mas é também um documento sobre o passado e o futuro.
Sobre o autor
Otavio Linhares nasceu em Curitiba. É escritor, ator e torrefador de café. Tem formação em História, Filosofia e Artes Cênicas. Cavalo de Terra é seu primeiro romance e quarto livro publicado. É autor de O Cão Mentecapto (contos/2017); O Esculpidor de Nuvens (contos/2015) e Pancrácio (novela/2013). Como ator já participou, dentre outras produções, dos filmes Deserto particular (2021), Foram os sussurros que me mataram (2021), Jesus Kid (2019), A Mesma parte de um homem(2019); e das séries Irmandade (2019) e Carcereiros (2020).
Serviço
Cavalo de Terra
Autor: Otavio Linhares
Editora: Moinhos | 156 páginas
Preço: R$56,00
Lançamento – Cavalo de Terra
Quando: 06 de dezembro
Horário: das 19h às 22h
Local: Prestinaria São Lourenço
Endereço: R. Mateus Leme, 3440 - São Lourenço, Curitiba
Informações: 41-9-9911-8664
Comments