top of page
Buscar

Espaços culturais do Estado se aproximam do público com ações via redes sociais

Grandes sucessos do Balé Teatro Guaíra, por exemplo, estão sendo disponibilizados nas redes sociais. |

Os espaços culturais do Governo do Estado seguem fechados para o público em cumprimento ao decreto estadual nº 4.230, de 16 de março de 2020. Mas, apesar desse distanciamento físico, as equipes seguem trabalhando, produzindo conteúdos e disponibilizando-os de forma virtual para a população. As ações vão de atividades lúdicas e educativas para o público infantojuvenil – jogos, contação de histórias – ao compartilhamento de espetáculos de dança e de conteúdo histórico de acervo.


VISITA VIRTUAL

O Museu Oscar Niemeyer (MON) possui seis exposições que podem ser vistas virtualmente na íntegra pela plataforma Google Arts & Culture. São elas: “Luz ≅ Matéria”; “Ásia: a terra, os homens, os deuses”; “Nos pormenores um universo – Centenário de Vilanova Artigas”; “Irmãos Campana”; “Não está claro até que a noite caia”, da artista Juliana Stein, e “Circonjecturas”, do artista Rafael Silveira. Confira no link: https://artsandculture.google.com/partner/museu-oscar-niemeyer


Além das visitas virtuais, o museu intensificou o conteúdo disponibilizado em suas redes sociais, e tem publicado uma série de fotos inspiradoras dos ateliês dos artistas do acervo, mostrando como eles trabalham em seus espaços. Já foram revelados os cantinhos de criação de Gonçalo Ivo e Julia Kater. Ainda como parte do programa, o MON está postando uma série de entrevistas com artistas como Juliana Stein e Lilian Gassen. Para acompanhar de perto, siga o MON nas redes sociais: @museoscarniemeyer no Facebook e Instagram.


PARA AS CRIANÇAS

O Museu Paranaense (MUPA) atende cerca de mil crianças e adolescentes por mês nas visitas conduzidas pelo Departamento Educativo. Pensando nesse público tão querido e importante para o museu, a equipe tem criado e disponibilizado jogos para download em casa. Para quem quiser participar da brincadeira, estão disponíveis um jogo da memória com palavras indígenas e um desenho para colorir de uma máscara Tapirapé, que faz parte da exposição “Ephemera/Perpétua”.


A ideia é aprender brincando. Confira essas e outras novidades nas redes sociais do MUPA: @museuparanaense no Facebook e Instagram.

A equipe da Seção Infantil da Biblioteca Pública do Paraná (BPP), que também se dedica a crianças e adolescentes com diversos projetos diariamente, produziu uma versão virtual da Hora do Conto e da Oficina de Trabalhos Manuais.


O público pode assistir à história A Bruxa do Batom Borrado, do escritor Anderson Novello, contada pelo ator e diretor Thiago Dominoni; e também pode fazer o download de um tutorial de dedoches para pintar, recortar e colar em casa. Confira nas redes sociais da BPP: @bibliotecapr no Facebook e Instagram.

FOTO: CAYO VIEIRA

GUAÍRAFLIX

O Centro Cultural Teatro Guaíra (CCTG) resolveu compartilhar espetáculos de grande sucesso do Balé Teatro Guaíra (BTG) no que apelidaram de GuaíraFlix. A seleção especial de conteúdos já conta com os sucessos “O Lago dos Cisnes” e “O Segundo Sopro”. Mais coreografias devem ser divulgadas sem breve. Siga o CCTG nas redes sociais para novidades: @teatroguaira no Facebook e Instagram.


MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA

Em março, o MAC-PR comemorou 50 anos. Toda a programação agendada, com a abertura de uma grande exposição, foi adiada. Uma série de posts nas redes sociais estão contando a história do museu e também servir como um teaser da exposição que está por vir. Acompanhe em @mac_parana no Instagram e em @macparana no Facebook.


MUSEU DA IMAGEM E DO SOM

O MIS-PR optou por uma combinação inusitada: fotos de acervo com recomendações de prevenção ao novo coronavírus estão sendo postadas em suas redes sociais. As fotografias selecionadas são das coleções Dario Vellozo, Jesus Santoro e Guilherme Glück, e fazem parte do acervo do museu, que, assim, passa a ser mais conhecido aos visitantes. Acompanhe: @misparana no Facebook e @mis_pr no Instagram.

15 visualizações
bottom of page