Buscar

Espetáculo com Lilia Cabral será apresentado online nesta quinta (05)

Montagem marca o retorno de Lilia Cabral ao teatro após cinco anos sem subir aos palcos e a sua estreia ao lado da filha.|

Giulia Bertolli e Lilia Cabral em "A LISTA" | Foto: Ricardo Brajterman

Espetáculo será transmitido ao vivo nesta 5ª. feira, 05 de novembro, às 20h30, pelos canais no Youtube do Sesc em Minas (SescemMinasGerais), do Teatro Claro Rio (TeatroClaroRJ) e pelo Canal 530 da Claro TV. 

Uma aposentada trancada no seu apartamento em Copacabana, evitando se contaminar com o vírus que assolou o mundo da noite para o dia. Munida da lista de compras do supermercado de Laurita, é a jovem Amanda quem abastece a casa da vizinha. O encontro de Laurita (Lilia Cabral) e Amanda (Giulia Bertolli) detona um turbilhão de sentimentos, lembranças e descobertas que marcarão suas vidas para sempre. 

Essa é a tônica de “A Lista”, quarto espetáculo da segunda temporada do projeto “Palco Instituto Unimed-BH em Casa” que até o mês de novembro realizará as apresentações gratuitas e on-line de cinco excelentes produções nacionais do teatro.

Durante a apresentação o público poderá fazer doações, por meio de QR Code, para o Mesa Brasil Sesc, programa de combate à fome e ao desperdício de alimentos promovido pelo Sesc.  O valor arrecadado que será convertido em cestas básicas a serem distribuídas entre os profissionais do teatro, afiliados ao Sated MG.

É uma alegria conduzir esse encontro de duas gerações, mãe e filha, numa comédia dramática cheia de poesia e afeto. E fazer teatro on-line é uma novidade, um grande desafio, a gente ainda está entendendo como fazer, mas o importante é que nós estamos fazendo teatro neste momento!”, afirma Guilherme Piva.

O ator é amigo de longa data de Lilia, com quem já havia trabalhado em novelas como “Chocolate com Pimenta”, atualmente em reprise no Canal Viva. Para ele, a transmissão on-line reforça a imortalidade do teatro. “Voltamos ao teatro essencial: texto e ator. E a isso veio se somar a tecnologia do teatro on-line, feito para câmeras, mas que chega a centenas de pessoas em suas casas”, conclui.


Fotos: Ricardo Brajterman

Com mais de 30 anos dedicados ao teatro, Lilia Cabral estreia ao lado da filha, a atriz Giulia Bertolli, e com “A Lista”, pela primeira vez, se apresenta pela internet.


“É emocionante, essa peça veio em um momento muito oportuno para todos nós. Ensaiar com a pessoa que mais amo, somos duas atrizes estudando e trabalhando juntas. E de alguma forma encontramos uma maneira de levar a nossa arte para todos os lugares. Nós nos reinventamos nesse momento tão difícil para a arte e cultura do nosso país, e acho que achamos um novo caminho de chegar nas pessoas. É isso o que me move, levar a arte para todos os lugares do Brasil”.

Lilia conta que pretende seguir com a peça para novas temporadas e planeja adaptar o enredo do espetáculo para uma série de televisão.

Para Giulia, nesses novos tempos caóticos, “A Lista” virou uma linda surpresa.


“Uma peça emocionante, surpreendente e singela (no melhor significado da palavra). Uma peça que resgata aquilo que nós seres humanos temos de mais especial: a comunicação. Estou muito feliz de participar desse projeto, com essa equipe tão especial e, mais feliz ainda de poder, de alguma forma, estar perto do público, mais uma vez. O teatro aproxima as pessoas. E, se ele não pode nos aproximar fisicamente, então que ele nos aproxime pelo que o ser humano tem se melhor: sua capacidade de compartilhar sentimentos”.


Para ela, a primeira palavra que lhe vem à cabeça quando pensa em “A Lista” é ‘encontro’: “o encontro entre amigos de longa data que queriam trabalhar juntos, o encontro entre mãe e filha, o encontro entre gerações, o (re)encontro com o teatro e, acima de tudo, o encontro entre duas vizinhas que tem tantas coisas em comum”, conclui.

A apresentação do espetáculo contará com tradução em libras e áudio descrição para garantir o acesso das pessoas com deficiências auditivas e visuais.

FICHA TÉCNICA

Com: Lilia Cabral e Giulia Bertolli | Texto: Gustavo Pinheiro | Direção: Guilherme Piva | Assistente de direção: Lu de Oliveira | Iluminação: Renato Machado | Direção de movimento: Marcia Rubin.

Gênero: Comédia dramática | Classificação etária: 12 anos

18 visualizações