O espetáculo nacional “Nasci pra ser Dercy”, em homenagem à Dercy Gonçalves, estreia temporada na capital paranaense nesta quinta-feira (12), no palco da CAIXA Cultural Curitiba.
Estrelado pela atriz Grace Gianoukas, o monólogo, com voz off de Miguel Falabella, fica em cartaz para oito apresentações – também nos dias 13, 14, 15; 19, 20, 21 e 22 de outubro, de quinta a domingo (confira o serviço abaixo).
O espetáculo do dia 13 contará com língua brasileira de sinais (libras), adotada por surdos, e audiodescrição para cegos. Após a apresentação haverá, ainda, um bate-papo com a atriz e o diretor da montagem.
A peça, escrita e dirigida por Kiko Rieser, com direção de produção de Paulo Marcel, está em turnê nacional desde janeiro, com sucesso de público e crítica por onde passa e indicações no tradicional Prêmio Bibi Ferreira. Grace Gianoukas concorre como melhor atriz e o espetáculo na categoria dramaturgia original para teatro. Grace também foi indicada à premiação da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) .
É a primeira homenagem feita no teatro à Dercy Gonçalves, que morreu em 2008, aos 101 anos. O texto busca unir o apelo popular e o carisma de Dercy à pesquisa que mostra a importância da artista para o teatro brasileiro e à liberdade feminina, bem como sua inquestionável originalidade.
“Desbocada e defensora da mais profunda liberdade, era muito recatada em sua vida íntima, chegando a se casar e enviuvar anos depois ainda virgem. Contestava frontalmente a censura da ditadura militar, mas se recusava terminantemente a levantar bandeiras políticas específicas que não fossem a da irrestrita liberdade e do respeito a todas as formas de existir. A atriz se consagrou como vedete do Teatro de Revista, mas sua maior contribuição se deu ao levar essa expertise para a comédia popular, que ela revolucionou inteiramente, trazendo textos fundamentais para o Brasil e instaurando uma nova forma de interpretar, que rompia com todos os padrões e inaugurava em nossos palcos uma representação genuinamente brasileira”, pontua Kiko Rieser.
“Dercy Gonçalves é retratada quase sempre como apenas uma velha louca que falava palavrão”, fala Kiko Rieser, que no texto procura revelar ao público a mulher grandiosa e complexa que ela foi. “Uma atriz vinda do teatro de revista que recriou a comédia brasileira. Uma mulher libertária e avessa a qualquer bandeira, inclassificável e singular”, completa o autor.
SERVIÇO
Nasci pra ser Dercy
Quando: 12, 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de outubro (de quinta a sábado às 20h; domingo às 19h)
Local: CAIXA Cultural Curitiba (Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro)
Ingressos: R$ 15 e R$ 30 – vendas somente na bilheteria do teatro, de terça a domingo, das 10h às 20h
Classificação etária: 14 anos
FICHA TÉCNICA
Texto e direção: Kiko Rieser
Atriz: Grace Gianoukas
Voz off: Miguel Falabella
Diretor de Produção: Paulo Marcel
Assistente de produção: Gabriela Lourenço
Cenário e figurino: Kleber Montanheiro
Contrarregra: João Pallazo
Desenho de luz: Aline Santini
Técnico de Luz: Hugo Peake
Trilha sonora original e arranjos: Mau Machado
Técnica de som: Nayara Konno
Canção “Malandrinha”: Freire Júnior
Canção-tema “Só sei ser Dercy”: Danilo Dunas e Pedro Buarque
Visagismo: Eliseu Cabral
Assistência de direção: André Kirmayr
Preparação corporal: Bruna Longo
Preparação vocal: André Checchia
Colaboração no processo: Fernanda Lorenzoni
Assistência de figurino: Marcos Valadão
Cenotécnica: Evas Carreteiro
Designer gráfico: Pierre da Rosa
Assessoria de imprensa: Carambola Comunicação
Mídias sociais: BIG HEAD produções
Fotos: Heloísa Bortz
Assessoria jurídica: Lualri advogados
Assessoria de Comunicação Local/ Curitiba: Andressa Tavares
Produção Local/ Curitiba: Arliet Lira Produções
Realização: Ventilador de Talentos
Informações: Andressa Tavares
Comments