top of page
Buscar

Espetáculo em homenagem à Dercy Gonçalves estreia temporada em Curitiba

O espetáculo nacional “Nasci pra ser Dercy”, em homenagem à Dercy Gonçalves, estreia temporada na capital paranaense nesta quinta-feira (12), no palco da CAIXA Cultural Curitiba.

NASCI PRA SER DERCY | Foto: Heloisa Bortz

Estrelado pela atriz Grace Gianoukas, o monólogo, com voz off de Miguel Falabella, fica em cartaz para oito apresentações – também nos dias 13, 14, 15; 19, 20, 21 e 22 de outubro, de quinta a domingo (confira o serviço abaixo). O espetáculo do dia 13 contará com língua brasileira de sinais (libras), adotada por surdos, e audiodescrição para cegos. Após a apresentação haverá, ainda, um bate-papo com a atriz e o diretor da montagem. A peça, escrita e dirigida por Kiko Rieser, com direção de produção de Paulo Marcel, está em turnê nacional desde janeiro, com sucesso de público e crítica por onde passa e indicações no tradicional Prêmio Bibi Ferreira. Grace Gianoukas concorre como melhor atriz e o espetáculo na categoria dramaturgia original para teatro. Grace também foi indicada à premiação da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) . É a primeira homenagem feita no teatro à Dercy Gonçalves, que morreu em 2008, aos 101 anos. O texto busca unir o apelo popular e o carisma de Dercy à pesquisa que mostra a importância da artista para o teatro brasileiro e à liberdade feminina, bem como sua inquestionável originalidade.

“Desbocada e defensora da mais profunda liberdade, era muito recatada em sua vida íntima, chegando a se casar e enviuvar anos depois ainda virgem. Contestava frontalmente a censura da ditadura militar, mas se recusava terminantemente a levantar bandeiras políticas específicas que não fossem a da irrestrita liberdade e do respeito a todas as formas de existir. A atriz se consagrou como vedete do Teatro de Revista, mas sua maior contribuição se deu ao levar essa expertise para a comédia popular, que ela revolucionou inteiramente, trazendo textos fundamentais para o Brasil e instaurando uma nova forma de interpretar, que rompia com todos os padrões e inaugurava em nossos palcos uma representação genuinamente brasileira”, pontua Kiko Rieser.

“Dercy Gonçalves é retratada quase sempre como apenas uma velha louca que falava palavrão”, fala Kiko Rieser, que no texto procura revelar ao público a mulher grandiosa e complexa que ela foi. “Uma atriz vinda do teatro de revista que recriou a comédia brasileira. Uma mulher libertária e avessa a qualquer bandeira, inclassificável e singular”, completa o autor.

SERVIÇO

Nasci pra ser Dercy Quando: 12, 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de outubro (de quinta a sábado às 20h; domingo às 19h) Local: CAIXA Cultural Curitiba (Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro) Ingressos: R$ 15 e R$ 30 – vendas somente na bilheteria do teatro, de terça a domingo, das 10h às 20h Classificação etária: 14 anos FICHA TÉCNICA Texto e direção: Kiko Rieser Atriz: Grace Gianoukas Voz off: Miguel Falabella Diretor de Produção: Paulo Marcel Assistente de produção: Gabriela Lourenço Cenário e figurino: Kleber Montanheiro Contrarregra: João Pallazo Desenho de luz: Aline Santini Técnico de Luz: Hugo Peake Trilha sonora original e arranjos: Mau Machado Técnica de som: Nayara Konno Canção “Malandrinha”: Freire Júnior Canção-tema “Só sei ser Dercy”: Danilo Dunas e Pedro Buarque Visagismo: Eliseu Cabral Assistência de direção: André Kirmayr Preparação corporal: Bruna Longo Preparação vocal: André Checchia Colaboração no processo: Fernanda Lorenzoni Assistência de figurino: Marcos Valadão Cenotécnica: Evas Carreteiro Designer gráfico: Pierre da Rosa Assessoria de imprensa: Carambola Comunicação Mídias sociais: BIG HEAD produções Fotos: Heloísa Bortz Assessoria jurídica: Lualri advogados Assessoria de Comunicação Local/ Curitiba: Andressa Tavares Produção Local/ Curitiba: Arliet Lira Produções Realização: Ventilador de Talentos



Informações: Andressa Tavares

26 visualizações

Comments


bottom of page