top of page
Buscar

Espetáculo "O Homem mais inteligente da história" estreia em Curitiba

Protagonista Daniel Satti fala sobre peça que estará em cartaz no Teatro Fernanda Montenegro, dias 30 de abril e 1 de maio.

Ator Daniel Satti - Crédito Bruno Matteo

Daniel Satti está de volta aos palcos, ele vive o cientista Marco Polo em “O Homem Mais Inteligente da História”, em turnê pelo Brasil, após sucesso em São Paulo. A peça é uma adaptação do livro homônimo do psiquiatra e escritor best-seller Augusto Cury, feita pelo mesmo, juntamente com Cristiane Natale.


“O Homem Mais Inteligente da História” conta a trajetória de um cientista, especialista no funcionamento da mente, que é desafiado pela ONU a estudar a inteligência de Jesus. Além de Daniel, o espetáculo conta também em seu elenco com nomes como Francis Helena Cozta, Renan Rezende, Murilo Inforsato, Priscila Dieminger e Pietro Alonso. As apresentações em Curitiba serão nos dias 30 de abril (às 20h) e 1 de maio (às 19h), no Teatro Fernanda Montenegro.

Entrevista


Daniel fala sobre seu papel e o convite para protagonizar o espetáculo:

"Foi uma surpresa muito grande. Fui contatado diretamente pela autora e diretora do espetáculo, Cristiane Natale, que me enviou uma mensagem por meio de rede social. Foi antes do réveillon e eu estava prestes a viajar, já estava focado nas miniférias (rs). Conversamos por celular e ela me disse que estava com o meu perfil em mente já há alguns dias e assim realizou o convite. Fiquei extremamente feliz, reconhecido e também um pouco assustado, com o pouco tempo que teríamos de trabalho para decorar e ensaiar. Após uma conversa também com o nosso produtor Luciano Cardoso, resolvi topar e encarar o desafio".
"O homem mais inteligente da História" | Divulgação

Considerado o psiquiatra mais lido do mundo nas últimas duas décadas, com 35 milhões de livros em mais de 60 países, Augusto Cury lançou O Homem Mais Inteligente da História em 2016, após 15 anos de estudos e pesquisas sobre gestão da emoção.

A adaptação do romance para os palcos é assinada pelo próprio escritor ao lado de Cristiane Natale. Além de abordar os principais aspectos da gestão da emoção, o espetáculo também fala sobre autocontrole, criatividade, solidariedade e amor, e ainda trata com sensibilidade temas polêmicos como depressão e violência contra a mulher.

Daniel fala dessa reflexão que a peça promove no espectador.

É um espetáculo para se aprender e refletir, e quem sabe, até mudar umas “chavesinhas” por aí. Existem algumas mensagens muito importantes, que para o público atento, fará uma enorme diferença. Uma coisa é certa, o público vai, no mínimo, agregar conhecimento. Na história Marco Polo é ateu e se recusa a mergulhar de início nessa busca, alegando não discutir religião, mas é instigado por uma plateia de intelectuais a realizar essa empreitada. Depois de muita resistência, ele aceita o desafio. A história, além de abordar os principais aspectos da gestão da emoção, também fala sobre autocontrole, criatividade, solidariedade e amor, e ainda trata com sensibilidade temas polêmicos como depressão e violência contra a mulher. Em cada espetáculo sempre há conteúdo que nos traz luz a problemas sociais".

A montagem de O Homem Mais Inteligente da História ainda repete a parceria com o empresário gaúcho Luciano Cardoso, fundador da Applaus, que é responsável pela montagem e produção executiva das turnês das peças do escritor. O produtor também responde como CEO da Dreamsellers, produtora do próprio escritor criada para a transposição de sua obra literária para teatro, cinema e seriados.


Daniel Satti também fala sobre a emoção de voltar aos palcos, após esse período afastado por conta da pandemia. "A emoção de poder pisar no palco e protagonizar um espetáculo incrível e presencial. E o medo é aquele frio na barriga e a ansiedade para que tudo dê certo e que consigamos realizar uma linda apresentação que sirva o público", destaca.

Daniel Satti | Foto: Bruno Matteo

Ele ainda fala sobre como foi a preparação para o papel e dos bastidores da peça. "Foi tudo uma loucura! Mas uma loucura boa, intensa. Ensaiamos muito pouco, mas com empenho e qualidade. Muitas trocas de informações com a equipe de atores, diretora, além de pesquisas acerca do assunto que envolve as ciências e religiões no estudo da gestão da emoção".


Cinema

Em breve o ator poderá ser visto nos cinemas em papéis bem distintos. Na comédia e drama psicológico de JJ Salinas, “Amor, Confuso Amor”, dirigido por André Luís, ele faz o personagem Jorge, protagonista da história. "O Jorge é o protagonista dessa trama misteriosa que traz uma narrativa não linear e retrata a história de um homem confuso que vaga entre a sua imaginação e a realidade e tem como pano de fundo, a comédia e um drama psicológico com tons surrealistas de seu relacionamento amoroso e pessoas com quem convive. A trama envolve um triângulo amoroso. Ele é um empresário bem-sucedido, um cara que se apaixonou e, com o desgaste de um relacionamento com a Aninha, sua namorada, acabou se envolvendo com outra mulher. No entanto, ele não tem claro se o amor por essa Aninha é verdadeiro, porque a mulher com quem ele se envolveu, que é a Rebeca, é completamente o oposto da Aninha. Ao mesmo tempo que ama Aninha, é como se ele quisesse que ela também se tornasse um pouco Rebeca. É um lindo projeto!" - enfatiza. O longa conta em seu elenco com nomes como Isabella Lemos, Marjorie Gerardi, Paola Rodrigues, Taiguara Nazareth, Tuna Dwek e Gui Santana.

Daniel Satti em Amor confuso amor | Foto: Lucas Benatti

Satti estará também em “O Faixa Preta - A Verdadeira História de Fernando Tererê”, filme bastante esperado para esse ano. Na história, baseada em fatos reais sobre o lutador pentacampeão mundial de jiu-jitsu Fernando Tererê (Raphael Logam), Daniel dá vida a um personagem de extrema importância na vida do lutador: Alexandre Paiva, conhecido pelo apelido de Gigi.

"É um filme que vai mexer com o público, o Gigi tem uma grande missão nessa linda história de superação. Ele, além de mestre, participou da criação desse lutador, e ficou ao seu lado sempre incentivando e não deixou que desistisse do seu dom. Ele é um paizão, com temperamento tranquilo e acolhedor. Me baseei numa relação entre pai e filho, já que o Gigi tem esse perfil e recebeu o Tererê em sua academia, quando ainda era moleque. Ele participou da vida do Tererê de forma bem intensa, dando apoio e se inserindo no contexto cotidiano que incluiu problemas com as drogas, depressão e superação, levando-o a se tornar o grande campeão mundial por algumas vezes repetidamente. Pensei numa convivência de atenção, orientação, cumplicidade e afeto", finaliza o ator.

Serviço

Espetáculo: "O Homem mais inteligente da história" Dias 30 de abril (às 20h) e 1 de maio (às 19h)

Local: Teatro Fernanda Montenegro,

Shopping Novo Batel, R. Cel. Dulcídio, 517 - Batel, em Curitiba, PR.

Classificação indicativa: 10 anos

Duração: 85 minutos

Instagram oficial de Daniel Satti https://www.instagram.com/danielsatti/

FICHA TÉCNICA

Adaptação: Augusto Cury e Cristiane Natale

Direção: Cristiane Natale

Elenco: Daniel Satti, Francis Helena Cozta, Renan Rezende, Murilo Inforsato, Priscila Dieminger e Pietro Alonso.

Direção geral de produção: Luciano Cardoso

Assistente de direção: Marcus Veríssimo

Cenário e criação de luz: Pitty Santana

Trilha sonora: Wagner Passos

Técnica de som/pesquisa e edição de trilha: Victoria Venancio.

Figurinos: Débora Munhys

Produção executiva: Victoria Venancio

Coordenação de Produção: Mari Feil

Design Gráfico: Lucas Peixoto

Gestão Tráfego Digital: Vinicius Cassiano

Assessoria de Imprensa: Pombo Correio

Assessoria Jurídica: Ranzolin – Propriedade Intelectual

Promoção: Dreamsellers

Realização: Applaus

50 visualizações

Comments


bottom of page