Obras estão na Soma Galeria e utilizam a psicologia das cores, em especial a emissão luminosa, para evocar sentimentos e sensações.
A Soma Galeria apresenta até o fim de fevereiro a "Extendenre+Circadien", primeira individual do artista Kris Natal. A exposição reúne obras recentes do artista, além de uma instalação inédita, concebida especialmente para a ocasião. Os trabalhos derivam de sua pesquisa sobre a luz enquanto representação de movimentos e estados do ser.
Um dos destaques é a experiência imersiva Circadien, na qual o visitante pode observar uma obra monocromática se tornar colorida através da transformação de temperatura das luzes da sala. Parte da inspiração da obra advém de um trauma pessoal do artista, referente a um acidente de moto, no qual houve a fratura de uma vértebra, impossibilitando o movimento por cerca de um ano.
A obra tem a intenção de utilizar a psicologia das cores, em especial a emissão luminosa, para evocar sentimentos e sensações.
“Como uma iluminação monocromática azul pode transformar paisagens belas e tranquilas, em algo duro e frio, completamente sem cores. E ao iluminar com o espectro total das ondas luminosas tudo aparece, todas cores se mostram e a vida tem sentido. Sim, a vida é um conjunto de situações de todas as cores, algumas azuis, mas somente será completa se tudo for mostrado, se o conjunto estiver em harmonia. Não vivemos sozinhos, dependemos de tudo: natureza, pessoas, ciência e tecnologia. Somente assim a vida é plena com todas as cores. E a busca por encaixar todas essas frequências, emergir das profundezas, sair do monocromático frio para todas cores quentes, deve ser a fuga para a vida após um trauma", explica.
A exposição conta também com a série de fotos Extendere, a respeito dos efeitos do confinamento na pandemia. A técnica utilizada nas obras, conhecida como light painting, permite por meio da longa exposição captar visualmente o tempo. A luz em forma de tempo, borra as barreiras físicas. Segundo Kris Natal, durante a pandemia a percepção do tempo foi alterada. A relação linear entre o tempo e o espaço sofreu mutação. Desconstruir o concreto através do light painting representa a expansão simbólica da espacialidade ocupada pelas pessoas e também, do tempo cronológico.
Sobre o artista
Kris Natal é curitibano, em 2021 participou da Semana de Fotografia da 14ª Bienal Internacional de Curitiba, da 18ª ExpoArt SP e recebeu menção honrosa Prima pagina no Brasília Photo Show . Recentemente, foi selecionado para participar da exposição Horizontes, no Museu da Fotografia de Curitiba. Coautor da obra Sarcófago da múmia, exposta no CCBB-RJ em 2019 e CCBB-SP em 2020, foi selecionado no Brasília Foto Show, em 2020.
Responsável pelo restauro de cinéticos de cinecromáticos de Abraham Palatnik, atua no setor das Artes Visuais como fotógrafo desde 2008 e como lighting designer, desde 2004, responsável pelo projeto e execução de mais de 170 exposições, por todo o Brasil, com o foco na conservação e valorização das obras de arte.
Serviço:
Extendenre+Circadien - Individual Kris Natal
Até 26/02/23
De Terça a Sexta 14h -19h
Local: Soma Galeria.Av. Sete de Setembro, 5708 - Batel
Curitiba | Brasil
Instagram: @somagaleria
Entrada livre e gratuita
Informações: Nathalia Cruz @o.caminho.do.artista
Comments