top of page
Buscar

Exposição no Café do Teatro homenageia atriz paranaense Odelair Rodrigues

"É ser Odelair", da Cia Kà de Teatro, busca preservar a memória da atriz paranaense Odelair Rodrigues, de forma a valorizar sua trajetória no teatro, rádio e TV.

A ideia da exposição, que tem início em 1º de março, partiu do diretor de teatro Kelvin Milarch, que também é responsável pelo acervo da atriz. Se estivesse viva, Odelair Rodrigues estaria completando 88 anos em 2023 e esta é uma forma de homenageá-la.

"E se torna ainda mais especial por ser o novo Café do Teatro, lugar que ela frequentava para se divertir", conta Kelvin Milarch.

A história dessa atriz paranaense começou em 1952, quando passou a integrar o grupo de Teatro Experimental do Colégio Estadual do Paraná. Odelair entrou em cena no espetáculo "O Filho Pródigo". Formou-se em contabilidade e, por não conseguir se posicionar profissionalmente na área, foi trabalhar como doméstica. Ajudou a fundar o Teatro de Bolso, localizado na Praça Rui Barbosa, e foi integrante do Teatro de Comédia do Paraná. Ganhou diversas premiações ao longo de sua vida profissional. Casou-se, mudou para o Rio de Janeiro, e retornou a Curitiba. Viveu preconceitos, devido a cor de sua pele, desde adolescente.


Odelair Rodrigues e Lala Schneider (Acervo pessoal)
'Essa exposição é muito significativa porque não é contar apenas a história de uma artista negra, é contar a história do teatro paranaense a partir das contribuições dessa artista, que era uma mulher preta em uma cidade branca e racista, é refletir histórias que estão sendo escritas no presente, é resgatar parte do que somos, tanto como artistas quanto como curitibanos", destaca a atriz e assistente de direção Amanda Soares, que dá vida à Odelair no espetáculo "Odelair: Uma Peça Teatral".

A proprietária do novo Café do Teatro, Barbara Passos, comenta: “Odelair é um símbolo de força e resistência. Mulher, negra, que trabalhou com arte em um período político e social muito difícil da história brasileira. Ela fez história e, pelo Café do Teatro ser um espaço de acolhimento e respeito às artes, nos sentimos extremamente honrados de receber essa mostra."


A KÀ Cia de Teatro reforça que trazer de forma democrática ao público uma exposição que retrata parte da história do teatro paranaense e o início da TV na sociedade, juntamente com a ascensão de Odelair é recordar, ressignificar e contar nossa história. "Entendemos esta exposição como um patrimônio teatral, tão necessário para a classe artística - ao ser representada em cena por uma atriz que se descobriu enquanto pessoa no espaço teatral – e para sociedade – ao se compreender sob o ângulo de abordagem do teatro".


"Odelair Rodrigues, além de parte da história do teatro no Paraná, foi uma atriz que rompeu com seu período histórico, por sua cor de pele, seu status social e por suas escolhas profissionais. Expor seu acervo teatral, a biografia desta mulher se torna um dever social e cultural a ser executado por artistas paranaenses e/ou radicalizados em Curitiba", finaliza Milarch.

Serviço:

Exposição "É ser Odelair" De 01/03 a 10/04/2023

Horário: Diariamente a partir das 20h

Local: Novo Café do Teatro

Rua XV de Novembro, 1037 (próximo ao Guairinha) - Curitiba.

Entrada Gratuita. Performance da Peça: ODELAIR: Um peça teatral nos dias 02 e 20 de março, às 20h.



Informações: CIA KÁ

36 visualizações

Comments


bottom of page