Evento que comercializa trabalhos impressos e publicações de artistas, coletivos e editoras independentes começa nesta terça (17).
Depois de quatro edições, a Feira da Baronesa, criada em 2014 pelos artistas Guilherme Jaccon e Luana Navarro, está de cara nova. Agora se chama ESTOPIM, mas segue com o foco principal em comercializar trabalhos impressos e publicações de artistas, coletivos e editoras independentes.
O evento literário, que seria realizado este ano entre março e junho, no espaço da Alfaiataria Cultural, no centro de Curitiba, precisou ser adiado. E diante dos contratempos de 2020, foi transformado numa versão online, mas não menos criativa.
Os trabalhos impressos e publicações de artistas, coletivos e editoras independentes seguem como o foco da Feira. Porém, nesta adaptação para a web inclui oficinas, conversas e uma exposição virtual com curadoria e proposição da artista Raquel Stolf. Todos os eventos serão gratuitos.
“As oficinas e conversas mantém as propostas iniciais do projeto adaptando apenas o formato de realização. A inscrição para os eventos acontecerá pelo Sympla, as oficinas serão realizadas pelo ZOOM e as conversas transmitidas no Youtube”, conta Luana Navarro, uma das coordenadoras da Estopim.
De acordo com os organizadores, a expectativa é que a Feira Estopim, que já teve quatro edições independentes realizadas em Curitiba, e a principal exposição "O INESPERADO SÓ TEM NOME DEPOIS QUE ACONTECE" possam ser realizadas com segurança e presencialmente no próximo ano.
“A Feira Estopim sempre priorizou os encontros e trocas presenciais, promover um espaço de conexão e transbordamento é a essência do evento, por isso é uma pena estarmos limitados ao virtual, mas, por outro lado, agora temos a possibilidade de atingir um maior número de pessoas de diferentes regiões do Paraná e do Brasil com as ações”, destaca Guilherme Jaccon, um dos coordenadores e produtores do evento.
“O saldo positivo é que estamos aprendendo novas ferramentas de comunicação com o público, vendo novas possibilidades e potências que a internet pode proporcionar para a área cultural”, complementa.
A programação completa está no site oficial www.feiraestopim.com.br
Serviço:
Dias 17 e 18 de novembro, às 19h
Oficina com o antropólogo e editor Nathanael Araújo.
Local: Plataforma Zoom
Vagas limitadas
Inscrições a partir do dia 09 de novembro no site:
Dia 25 de novembro, às 19h30
Abertura da Exposição online, com proposição e curadoria de Raquel Stolf.
A abertura inclui a proposição Conversa de ar / pelo telefone e o lançamento/disponibilização do álbum sonoro FALAÇÃO CD MESMO por letras vozes e convidadas.
Obs.: A exposição permanece com acesso ao público até o dia 25/02/2021.
Dia 26 de novembro, às 20h
Conversa sobre experiências de coleções públicas.
Local: Canal Youtube da Feira Estopim Com tradução em libras
Inscrições a partir do dia 09 de novembro no site:
Dias 01 e 02 de dezembro, às 19h
Oficina com o encadernador, impressor e produtor gráfico Daniel Barbosa (Caderno Listrado).
Local: Plataforma Zoom
Vagas limitadas
Inscrições a partir do dia 09 de novembro no site
Dia 03 de dezembro, às 20h
Conversa com Thalita Sejanes, Eliana Borges (Editora Medusa) e Lucas Alameda.
Local de realização: Canal do Youtube da Feira Estopim Com tradução em libras.
Inscrições a partir do dia 09 de novembro no site
Dias 08 e 09 de dezembro, às 19h
Oficina com João Varella, fundador da editora Lote 42 – SP e das livrarias Sala Tatuí e Banca Tatuí.
Local: Plataforma Zoom
Vagas limitadas
Inscrições a partir do dia 09 de novembro no site
Dia 10 de dezembro, às 20h
Conversa com o escritor, tradutor, editor e curador Miguel Del Castilho
Local: Canal do Youtube da Feira Estopim Com tradução em libras.
*Inscrições a partir do dia 09 de novembro no site
Este projeto foi realizado com o apoio da Copel por meio do PROFICE (Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura), da Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do Paraná.
Comments