Buscar

Festival de Culturas Tradicionais tem fandango, boi de mamão e até capoeira

Apresentações e oficinas movimentam a segunda semana do evento online que segue até dia 28.

Nos próximos dias tem fandango, boi de mamão e capoeira, entre outras atrações. A programação reúne dezenas de grupos e mestres que mostram seus trabalhos no formato online e gratuito, celebrando variadas tradições dos povos que formam a cultura paranaense e brasileira.


Os eventos são todos online e seguem até dia 28. Para participar, as inscrições podem ser feitas pelo Sympla (www.sympla.com.br/festivaldeculturastradicionais).

O Festival de Culturas Tradicionais é organizado pela Olaria Projetos de Arte e Educação, contando com Lia Marchi como curadora e LM Stein como produtor, dupla que há 20 anos registra diferentes culturas do Brasil e de Portugal. O projeto é realizado com o apoio do Programa de Apoio de Incentivo à Cultura - Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, e conta com incentivo de Higi Serv, Imobiliária Razão e Shopping Mueller.


As apresentações que já aconteceram podem ser assistidas no canal do YouTube dedicado ao evento. Olhe só que bacana esta oficina exibida há poucos dias:



O Fandango, patrimônio Cultural do Brasil, anima a sexta-feira (5/2) do Festival. O grupo Fandanguará, formado por jovens de Guaraqueçaba (no litoral paranaense), mantém viva uma tradição da cultura caiçara, que envolve desde instrumentos musicais feitos de maneira artesanal até o ritmo marcado pela dança. A apresentação será às 19h.

As crianças podem aproveitar o Boi de Mamão, transmitido no sábado (6/2), das 16h às 17h. A Associação Mandicuera apresenta o “Auto do Boi”, uma festa muito antiga, revivida pelo grupo com muita música, dança e bonecos como a Mariola, a Bernúncia, o Urubu, a Vaca e claro, o Boi.

A partir das 19h, também no sábado (6/2), o Grupo de Fandango Mandicuera se apresenta. A Associação Mandicuera de Cultura Popular e o Mestre Aorélio demonstram os batidos e bailados do fandango caiçara.

Circo Zanchettini

Domingo (7/2) é dia de circo no Festival de Culturas Populares. O Circo Zanchettini, um dos mais tradicionais do Brasil, tem sua apresentação transmitida a partir das 16h. A palhaça Magali Gasolina comanda um show de equilibristas, trapezistas, contorcionistas e palhaços, levando muita diversão para os espectadores.

A capoeira é celebrada no evento neste domingo (7/2), a partir das 19h. O grupo Força da Capoeira, comandado pelos mestres Kinkas e Aurea, que contextualizam a história desta parte da cultura afro-brasileira, além de apresentar passos da capoeira e do Maculelê.

Capoeira

Um símbolo da tradição espanhola ganha espaço no Festival nesta terça-feira (9/2). A bailarina e professora Carmen Romero ministra a Aula de Castanhola para Baile Flamenco, das 20h às 20h30. Especialista há 20 anos na dança flamenca, Carmen ensinará toques e exercícios de castanhola.

Na quinta-feira (11/2), acontece a oficina Como Fazer uma Coroa para Desfilar e Arrasar! Das 20h às 20h30. Nello Romanov, apaixonado por Carnaval, mestra a aula, ensinando a produzir uma coroa de flores e fitas ideal para desfiles e festas populares.

A programação segue até 28 de fevereiro com diversas oficinas como Origami, Jogos de Tabuleiro, Bordado livre, trazendo diversão e aprendizado ao público.

Festival de Culturas Tradicionais

De 26 de janeiro a 28 de fevereiro

Programação online e gratuita

Ingressos disponíveis em www.sympla.com.br/festivaldeculturastradicionais

17 visualizações