Um dos eventos mais incríveis e aguardados pela comunidade ucraniana do Brasil e Argentina volta à Curitiba depois de 14 anos.
Nos dias 15, 16 e 17 de novembro será realizado em Curitiba o 30° Festival Nacional de Danças Ucranianas (FNDUA), sediado pelo Grupo Folclórico Ucraniano Poltava, reunindo grupos folclóricos do Brasil, Argentina e participações especiais da Ucrânia e do Canadá. O festival engloba diversos eventos, como uma feira típica ucraniana, um jantar concerto no tradicional Restaurante Madalosso - com participação de seis artistas do Coro Nacional da Ucrânia Veryovka e da banda canadense de música folclórica Kubasonics, além da mostra principal, no grande auditório do Centro Cultural Teatro Guaíra.
O momento mais aguardado é a mostra principal, que será realizada no sábado, dia 16 de novembro, às 19h30, no Guairão, reunindo 24 grupos folclóricos ucranianos do Brasil e da Argentina. O espetáculo tem início com o anfitrião Grupo Folclórico Ucraniano Poltava, em seguida cada grupo ucraniano traz uma dança para abrilhantar a noite e o Poltava volta ao palco para encerrar o show.
Durante o espetáculo, acontecerá um momento especial no qual o premiado tenor curitibano Vitorio Scarpi cantará ao lado das artistas do Veryovka. Outra conquista inédita é que, pela primeira vez na história, o espetáculo será 100% realizado com música ao vivo, conduzido pela Orquestra e Coral Poltava sob regência do maestro Igor Kovaliuk.
A feira típica ucraniana, inspirada na tradicional Poltavskyi Yarmarok e, nessa edição, chamada de Festyvalh’nyi Yarmarok (Feira do Festival), tem entrada gratuita e será realizada nos três dias de festival, reunindo mais de 30 expositores típicos ucranianos e poloneses, com venda de acessórios, vestimentas, porcelanas, bordados, bebidas, gastronomia e diversos outros elementos típicos eslavos.
Além disso, mais de 50 grupos folclóricos sobem ao palco nas Mostras Culturais “Helena Kolody”, “Drujba” e “Ukrainskyi Svit”, para se apresentar durante os três dias de feira.
Especialmente nesta edição, acontece a Mostra Cultural Drujba (amizade), na qual os grupos folclóricos da Associação Interétnica do Paraná (AINTEPAR), de diversas etnias, como italianos, bolivianos, alemães, espanhóis, gregos e japoneses, também participam trazendo sua cultura ao palco do Clube Poltava, na Rua Pará, 1035, Água Verde.
Nos dias 18, 19, 20 e 21 de novembro acontece uma Masterclass de Coral ucraniano, no Clube Poltava, com a regente Viktoriya Yarema, do Coro Nacional da Ucrânia Veryovka e mais cinco solistas.
Para encerrar com chave de ouro o 30° Festival Nacional de Danças Ucranianas, o Veryovka se apresenta na Capela Santa Maria, com participação do Coral Poltava e do coro de vozes masculinas OttavaBassa.
Confira a programação completa do 30° Festival de Danças Ucranianas
15 de novembro:
Festyvalh’nyi Yarmarok + Mostra Helena Kolody
Apresentações de grupos folclóricos ucranianos
Local: Clube Poltava (Rua Pará, 1035, Água Verde) Horário: 11h às 18h
Entrada gratuita
Jantar Concerto - com Veryovka e Kubasonics
Local: Restaurante Madalosso (Av. Manoel Ribas, 5875, Santa Felicidade)
Horário: 19h30
16 de novembro:
Festyvalh’nyi Yarmarok + Mostra Drujba (apresentações de grupos folclóricos da Aintepar)
Local: Clube Poltava (Rua Pará, 1035, Água Verde)
Horário: 11h às 18h
Entrada gratuita
Mostra Principal do FNDUA
Local: Centro Cultural Teatro Guaíra - grande auditório (Rua XV de novembro, 971, Centro)
Horário: 19h30
17 de novembro:
Festyvalh’nyi Yarmarok + Mostra Ukrainskyi Svit (apresentações de grupos folclóricos ucranianos) + Veryovka + Kubasonics
Local: Clube Poltava (Rua Pará, 1035, Água Verde) Horário: 11h às 18h
Entrada gratuita
22 de novembro:
Concerto do Coro Nacional da Ucrânia Veryovka + Coral e Orquestra Poltava + OttavaBassa
Local: Capela Santa Maria
Horário: 20h
Ingressos:
O Projeto é viabilizado através da Lei Federal de Incentivo a Cultura-Lei Rouanet, com o patrocínio de UNINTER, SANEPAR, Itaipu Binacional, COPEL, AABA Produtos Médicos e Plenaventura Investimentos; os apoiadores Kubasonics, Coro Nacional da Ucrânia Veryovka, Centro Cultural Teatro Guaíra, Família Madalosso, Representação Central Ucraniano Brasileira, Associação Interétnica no Paraná (AINTEPAR), UkraBar e Embaixada da Ucrânia no Brasil; e realizado por Grupo Folclórico Ucraniano Poltava, Ministério da Cultura e Governo Federal, União e Reconstrução.
Comments