Evento mostra que, nas mãos certas, instrumento consagrado na cultura brasileira pode emitir os mais incríveis sons para vários estilos musicais.
O Festival Violando Conceitos foi contemplado pela Lei Aldir Blanc e realiza a partir de 26 de fevereiro um grande encontro de músicos, especialistas e pesquisadores renomados para seis dias de apresentações gratuitas, indo muito além do estilo sertanejo.
O evento será transmitido pelo Canal do Youtube Junior da Violla, o idealizador do projeto, nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro e 5, 6 e 7 de março. Conhecido por seu ativismo em pesquisas e pelo desenvolvimento e formação de músicos há mais de 20 anos —, Junior receberá os convidados para lives que, segundo ele, vão ficar na história.
“Convidei os músicos que farão as apresentações comigo de maneira bastante criteriosa. Sei que essa classe foi prejudicada pela pandemia, mas não deixou que todos os desafios atuais diminuíssem o respeito e a dedicação pela nossa arte. Posso garantir que vem muita coisa boa pela frente e que continuamos aprimorando nossas técnicas para oferecer o que há de melhor aos amantes da viola”, explica.
Quer saber mais sobre os convidados? Confira a programação completa, marque na agenda e venha participar desse momento marcante com a gente!
PROGRAMAÇÃO
26 de fevereiro, sexta-feira
Letícia Leal - com quase 10 anos de carreira, a violeira, cantora e compositora coordena e rege a Orquestra Belorizontina de Viola Caipira, integra as diretorias do Instituto Viva Viola e da Associação Nacional dos Violeiros do Brasil no setor de educação e é professora de viola caipira desde 2012.
27 de fevereiro, sábado
Leandro de Abreu - músico profissional, compositor, arranjador, fundador e regente da Orquestra de Viola Caipira de São Bernardo do Campo (formada por alunos das oficinas Culturais de SBC), é curador do Projeto Mensal Roda de Viola da cidade e fundador dos projetos musicais do Projeto Juventude Cidadã em 1999.
28 de fevereiro, domingo
João Araújo - mentor e pioneiro mundial em ações pela viola brasileira como Patrimônio Imaterial, conquistou o “Prêmio Arte Salva-MG” e encabeça campanhas como “Viola: NossoPatrimônio” e “Violas pelo Brasil”. Também atuou como Consultor Internacional de Produção e especialista do Guiness World Records Book, entre outros.
5 de março, sexta-feira
Ricardo Vignini - produtor e pesquisador de cultura popular do sudeste, apresentou-se nos EUA, Canadá, Europa e América Latina. Entre gravações e apresentações também trabalhou com Lenine, Spok, Liminha, Zé Geraldo, Emmanuele Baldini, Pena Branca, Pepeu Gomes, Kiko Loureiro, André Abujamra, dentre outros.
6 de março, sábado
Wanderson Lima - violeiro e compositor, é professor de viola há 15 anos, idealizador e proprietário da Escola e do método Academia da Viola, instrumentista premiado em festivais como o FEVIMA de Mauá e o Festival Instrumental de Vinhedo. Busca fundir em sua música, elementos marcantes de estilos musicais como MPB, Jazz e Blues.
7 de março, domingo
João Paulo do Amaral - arranjador e compositor com 20 anos de carreira dedicados à viola, incluindo festivais e concertos em Portugal, Espanha, México, Inglaterra e EUA, é pós-graduado pela Unicamp, professor da EMESP Tom Jobim e da Faculdade Cantareira, além de diretor da Orquestra Filarmônica de Violas e integra o grupo Conversa Ribeira.
SERVIÇO
Evento: Festival Violando Conceitos
Datas: 26, 27 e 28 de fevereiro e 5, 6 e 7 de março
Horário: a partir das 19h
Onde: transmissão feita pelo Canal do Youtube Junior da Violla
Apresentações gratuitas
Comments