Buscar

Fotógrafos lançam ensaio sobre o distanciamento social

Imagens reforçam e reformulam a relação do homem e sua imobilidade provocada por um dos momentos mais impactantes da contemporaneidade. |

Fotógrafos da Associação Profissional de Artistas Plásticos do Paraná, sensibilizados pela quarentena provocada pela Covid-19, realizaram um ensaio fotográfico em Curitiba, em que reforçam e reformulam a relação do homem e sua imobilidade, diante de um dos momentos mais impactantes da contemporaneidade. Cada um dentro de seu universo pessoal e linguagem visual.


A preservação da imagem - seja por saudade, ausência ou morte, por amor - sempre esteve presente em nossas vidas. Como a lenda do registro da imagem feita por uma jovem apaixonada que na despedida do seu amado, vendo a sombra projetada na parede, fez o contorno à carvão.

Portanto, a imagem reconforta-nos, consola-nos, suprime-nos de forma tão forte, que em alguns momentos a imagem torna-se mais presente que a própria fonte. A imagem tem o poder de tornar-se onipresente. “A imagem tem um poder transformador. E neste momento, acredito que usá-la como uma forma de ‘cura’ pode nos tirar do obscurantismo”, destaca a diretora de comunicação da APAP/PR, Katia Velo. 

Esta é a terceira ação realizada pela Associação durante a quarentena. Na primeira, foram realizadas intervenções em trabalhos inspirados em obras de artistas plásticos paranaenses já falecidos.  A segunda, em conjunto com  o Centro Juvenil de Artes Plásticas, deu vida a um catálogo de desenhos inspirados em Curitiba para pintar - e que será lançado em breve. Agora, as imagens dos fotógrafos, que podem ser apreciadas no Instagram @apap_pr e nas redes sociais dos fotógrafos participantes. São eles: Ariane Labre, Cristina Schimidh, Débora Ling, Deise Gubert, Elisiane Correa Wenger, Gianna Calderari, Heloisa Vecchio, Jose L. de Noronha Filho, Jussara Regina Branco, Katia Velo, Ligia Barros, Marisa Vidigal, Meg Gerhardt, Osmar Carboni, Paulo Castellano, Regina Oleski, Roberta Ling Provin, Teca Sandrini e Wilson Pizzatto.


Serviço:

Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR - Av. Jaime Reis, 107 – São Francisco, Curitiba-PR – (41) 3232-0408 - Instagram: apap_pr



8 visualizações