top of page

Grupo Fato adia primeiras apresentações em Curitiba, de turnê que fará pelo Mercosul

Toca Cultural

Demais datas estão mantidas, apenas shows em Curitiba nos dias 7, 8 e 9 foram adiados. Dirigido por Márcio Mattana, o espetáculo tem músicas inéditas e vai passar por outras três cidades.

Grupo Fato | Foto: Elis Ribeirete

Depois de um período necessário de pausa nas apresentações presenciais – por conta das medidas sanitárias causadas pela pandemia – O Grupo Fato precisou adiar, mais uma vez, o início à turnê que fará pelo Mercosul, com o show “Claro Movimento”. Em nota publicada nesta segunda-feira (04), o grupo lamenta o ocorrido, mas confirma que as demais apresentações em Buenos Aires, Montevideo e Porto Alegre estão mantidas.


"Por motivos de saúde: uma pequena, mas inadiável cirurgia de emergência, comunicamos o adiamento dos shows que seriam realizados nos dias 7, 8 e 9 de abril, na Sala Black Box do Centro Cultural Sistema FIEP - Unidade Celso Charuri, em Curitiba. Novas datas já estão sendo negociadas com todas as partes envolvidas, pra que a gente possa mostrar em Curitiba o show “Claro_Movimento”, que preparamos com imenso carinho e dedicação pra vocês, e que tá lindo. Pedimos desculpas pelo inconveniente e mudança de planos, e pra que ninguém se preocupe, tá todo mundo bem".


O show de abertura seria neste fim de semana em Curitiba, mas terá novas datas anunciadas em breve. Andrezza, uma das componentes do Grupo precisou fazer uma cirurgia de emergência e terá que ficar um breve período afastada dos palcos.


Sobre o show


O espetáculo é uma construção assinada pelo diretor teatral, iluminador, compositor e professor Márcio Mattana, que trabalhou com o Grupo Fato em “Lembra?”, show que marcou os 25 anos do Fato, em 2019. Para compor o espetáculo, Mattana brinca que o grupo o deixou “angustiantemente livre”.

“Eles me mostraram o repertório e a partir daí fui construindo uma narrativa imagética com as canções e letras das músicas. Já estava tudo ali”.

O repertório do show, com cerca de 75 minutos de duração, tem 11 canções do álbum Claro_Movimento, outras quatro das mais marcantes da trajetória do grupo e ainda uma inédita, que reverencia os índios Nambiquara.

Os elementos cênicos escolhidos remetem às canções do grupo, que abordam temas e questões como movimento, transformação, paisagens, distâncias e passagem do tempo. A ideia é compor uma estética que remete aos viajantes exploradores e que se acentua pela luz e sombra ao longo do espetáculo. A iluminação, portanto, é o cenário do show, o que facilita o show itinerante.

Grupo Fato | Foto: Elis Ribeirete

Bagagem

Os figurinos têm assinatura da H-AL - Alexandre Linhares e Thifany F., dupla que veste o Fato desde 2011 e que trabalhou também com Elza Soares e outros artistas. Para este trabalho eles se inspiraram no viajante e na viagem. “O que estamos fazendo nesses figurinos é resgatar a ideia do viajante. Tanto de quem passa por lugares desconhecidos, ainda não habitados, como de quem passa por lugares habitáveis e levam souvenirs consigo”, conta Alexandre. Para ele essa é uma referência aos caminhos percorridos e bagagens que as pessoas costumam carregar.

Neste trabalho, a dupla reforça o trabalho de reaproveitamento de materiais que marcam a pesquisa dos artistas. A H-AL produz Arte Têxtil desde 2007, com parâmetros de ecodesign e retalhos de confecções. Com uma linguagem autoral intuitiva com propostas inesperadas, a marca registrada da dupla se mantém com valores e processos cada vez mais inegociáveis no sistema da moda, como upcycling, redesign, zero waste, localvore e economia circular, que estão presentes no figurino do show. “Para o figurino do fato vamos aproveitar peças antigas da marca Gôra e fazer um upcycling improvável. Será um trabalho individual e exclusivo”, acrescenta Thifany.


O show


No show, todos os integrantes do grupo cantam e tocam, com os pés, os tamancos de fandango caiçara e a Tamancalha, instrumento batedor manual de tamancos criado especialmente para o grupo em 2002, já que sonoridades percussivas são bastante presentes nos arranjos.


No espetáculo, Grace Torres está nos teclados; Ulisses Galetto no baixo e violão; Priscila Graciano na bateria e percussão; Daniel Fagundes na guitarra, baixo e percussão e Andrezza Prodóssimo, a mais nova integrante do grupo, no acordeon, teclados e percussão corporal.

O show é vivo e dinâmico, todos os integrantes mudam de posição com frequência para cantar em solos, vocais e para trocar de instrumentos. O álbum está à venda no link: https://tratore.com.br/smartlink/claromovimento

Serviço

Turnê do Grupo Fato - DATAS CONFIRMADAS

BUENOS AIRES

QUANDO: 20 de abril às 21h

Santos Dumont 4040 - Capital Federal - Buenos Aires - Argentina

MONTEVIDEO

QUANDO - 24 de abril às 20h

Camacuá 575, 11000 Montevideo, Departamento de Montevideo, Uruguai

PORTO ALEGRE

QUANDO: 27 de abril

ONDE: Teatro CHC Santa Casa - https://www.instagram.com/chcsantacasa/

Avenida Independência, 75 - Independência - Porto Alegre, RS



Ficha Técnica

Arranjos e Concepção Musical: Grupo FATO

Direção cênica: Márcio Mattana

Figurinos: H-AL – Alexandre Linhares e Thifany Faria

Concepção de Luz: Márcio Mattana

Técnico de Som: Valderval de Oliveira Filho

Fotos divulgação: Elis Ribeirete

Projeto Gráfico: Zeh Henrique Rodrigues

Registros fotográficos show: Manu Fuzaro

Coordenação Geral de Projeto: OQ Produções

Produção Executiva: Grace Torres e Ulisses Galetto

Assistência de Produção Executiva: Elis Ribeirete

23 visualizações

Comments


bottom of page