Buscar

Grupo Folclórico de Castrolanda apresenta vídeo sobre legado dos imigrantes holandeses no Paraná

Material integra programação do projeto "O que nos Une", promovido pela Aintepar, em celebração ao mês do folclore.

Grupo Folclórico Holandês de Castrolanda | Foto: Toca Cultural

O Festival Folclórico de Etnias, realizado todos os anos no palco do Teatro Guaíra, tem sido a principal atividade dos grupos folclóricos filiados a Aintepar - Associação Interétnica do Paraná nos últimos 60 anos. Mas neste mês de agosto de 2021, diante da impossibilidade de realizar o evento presencial por causa da pandemia, a entidade criou o projeto "O que nos Une", onde todas as noites, às 21h, em seu canal do Youtube, um grupo folclórico apresenta um vídeo falando dos bastidores, das histórias, do resgate das tradições e das lembranças dos momentos comemorativos de cada etnia.


A coreógrafa do Grupo Folclórico Holandês de Castrolanda, Miriam Machado Wanderbist, conta que para preparar o vídeo dessa semana foi preciso reunir fotos e vídeos de viagens, de danças apresentadas no Festival de Etnias do Paraná, e que isso trouxe muita saudade. O vídeo será exibido nesta sexta, 27 de agosto, às 21h, no canal da Aintepar.


"Estamos nos adaptando a esta nova realidade, seguindo todos os cuidados necessários e protocolos da Vigilância de Saúde. E nosso vídeo deste ano representa um pouco desse legado, do que foi deixado pelos primeiros imigrantes Holandeses em nossa cidade de Castro, na Colônia de Castrolanda, através da cultura, crenças, costumes e tradições que hoje fazem parte da história da Colônia e do nosso Grupo. E, particularmente, ao realizar o trabalho do vídeo, relembrando a trajetória, vejo o quanto nosso grupo, assim como outros da categoria desempemham um papel valiosissimo de resgatar e manter as tradições culturais vivas, o que é um trabalho árduo diante da nova geração tão imediata e por vezes líquida. Este trabalho mostra como é importante manter a identidade de seu povo e honrar aqueles que vieram antes de nós", relata.
Grupo resgata legado cultural deixado pelos holandeses no Paraná | Foto: Toca Cultural

O grupo conseguiu retornar aos ensaios presenciais em meados de fevereiro deste ano, mas segundo Miriam, logo em março e abril precisou suspender devido ao decreto estadual. Um novo retorno se deu em maio, seguindo todos os protocolos necessários.


"Utilizamos álcool em gel, máscara e luvas descartáveis. Também procuramos manter o menor contato possível entre os integrantes durante a execução das coreografias", explicou.

Ela conta que, com a pandemia, muitos integrantes desistiram de participar, porém os que permaneceram tiveram um grande e importante amadurecimento. Uma situação que trouxe ainda mais consciência sobre a importância de manter as tradições culturais, sem deixar que caiam no esquecimento, principalmente entre os mais jovens.

Valorização da cultura e das tradições não pode ser esquecida | Foto: Toca Cultural

Neste último ano, o grupo tomou todos os cuidados, e conseguiu realizar algumas ações presenciais. A exemplo de um evento presencial em novembro de 2020, na Inauguração do escritório Administrativo Agroindustrial Castrolanda, do Projeto "Aldir Blanc", organizado pela Prefeitura Municipal de Castro, com apresentações virtuais e presenciais, e ainda uma apresentação para um grupo de turistas que visitaram a Castrolanda vindos do Guarujá.


Como mensagem final, Miriam diz que o grupo está animado pela retomada do Festival em 2022, que deve celebrar os 60 anos do evento no palco do Guairão, em Curitiba.

"Que sempre nos lembremos do quanto nosso papel enquanto profissionais de arte é essencial para manter vivas nossas tradições através das gerações e que nos mantenhamos firmes durante esse triste episódio da história do mundo, nos preparando para o retorno em breve".

Acesse o Youtube da Aintepar para assistir aos vídeos:

Confira os próximos vídeos:

28 DE AGOSTO (SÁBADO) - 21H

GRUPO FOLCLÓRICO POLONÊS JUNAK DA SOC. UNIÃO JUVENTUS


29 DE AGOSTO (DOMINGO) - 21H

GRUPO FOLCLÓRICO ITALIANO PICCOLA ITÁLIA


30 DE AGOSTO (SEGUNDA-FEIRA) - 21H

GRUPO FOLCLÓRICO DO CENTRO ESPANHOL DO PARANÁ

107 visualizações