top of page
Buscar

Guilherme Soffi realiza sua primeira exposição individual em Curitiba

Alhures Galeria e Affonso Camargo Advocacia apresentam novo nome da pintura contemporânea da cidade.

Artificiais - Guilherme Soffi

Na próxima quinta-feira, 24 de agosto, a partir das 18h30, a antiga Residência Fernando Alves de Camargo recebe, em Curitiba, a primeira exposição individual de Guilherme Soffi intitulada Crônicas.

Desde 2004, Guilherme Soffi desenvolve seu trabalho de pintura. Nascido em Curitiba, o artista frequenta a Escola de Música e Belas Artes do Paraná onde se dedica ao curso de Bacharelado. Sua pesquisa envolve observação de cenas do cotidiano, e, para tanto, fotografa situações que servem de inspiração para o seu processo criativo na pintura. Nela estão presentes recortes críticos da sociedade atual, bem como das relações humanas na contemporaneidade.


Obra Pão e circo - óleo sobre tela - Guilherme Soffi

Em sua carreira, já participou de exposições da CASACOR Paraná e Rio Grande do Sul. Suas obras fazem parte do acervo do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul e de coleções particulares no Brasil e na Europa (Milão e Munique).

O caminho de Soffi converge com a história da pintura paranaense, conforme exalta Ricardo Affonso Gutierrez Alves de Camargo, sócio-nominal da Affonso Camargo Advocacia. Segundo ele, “em meados do século XIX, o Paraná foi celeiro de grandes pintores como Alfredo Andersen e Arthur Nísio. Nesta época meu bisavô, Affonso Camargo já tinha uma visão vanguardista de incentivo à arte patrocinando esses e outros grandes pintores da nossa história. Portanto, entendo a importância de seguir seus passos valorizando novos talentos como Guilherme Soffi”.

A escolha de uma tradicional casa curitibana, que será demolida nos próximos meses, alia tanto a perspectiva da Alhures Galeria que busca provocar experiências diferentes no âmbito das artes, quanto da poética da obra de Soffi, que trata das contradições do mundo contemporâneo. A casa abrigou inúmeros encontros familiares, grandes jantares com personalidades da sociedade e foi habitada por diversas gerações. Agora suas paredes ganharão obras inéditas de Soffi que ocuparão o espaço por uma curta temporada expositiva.

A Alhures Galeria é uma iniciativa de duas mulheres que apostam numa proposta de viver a experiência da arte em ambientes acolhedores e informais, por meio de exposições em espaços não-tradicionais. A galeria tem uma perspectiva plural de curadoria e promove o talento de jovens artistas, além dos já consagrados. A Alhures é também uma plataforma digital que atua em todo o Brasil.

A Affonso Camargo Advocacia está no mercado desde 2017, dando continuidade a tradição familiar aliando contemporaneidade nas áreas de Direto Civil, Contratual, Contencioso Administrativo e Judicial, Imobiliário, Cobrança e Execuções, Inventário e Planejamento Sucessório. O incentivo à arte contemporânea faz parte da visão de negócio da empresa.

Serviço:

Exposição: "Crônicas", de Guilherme Soffi Abertura: 24 de agosto de 2023 (quinta-feira) Horário: 18h30 Local: Residência Fernando Alves de Camargo (Rua Saldanha Marinho, 1863 I Centro I Curitiba-PR). Visitação: De 25 e 26 de agosto de 2023 Horário: 13h às 20h Visita guiada com agendamento até 31 de agosto: alhures.galeria@gmail.com

Informações: Sorttie Assessoria

8 visualizações

Comments


bottom of page