Buscar

II Festival que celebra a Cultura Cubana será nos dias 7 e 8 de novembro

Com a participação de artistas consagrados e novos nomes do cenário cultural cubano, vem aí o II Festival da Cultura Cubana. A iniciativa apresenta música, dança, poesia e tradições cubanas para o público brasileiro.


O evento gratuito, promovido pelo Consulado Geral de Cuba em São Paulo e pela Associação de Cubanos Residentes no Brasil (Ancreb), será transmitido online e ao vivo pela TVT, a partir das 12h.


O Festival é uma oportunidade de intercâmbio cultural sem sair de casa e conta com diversas atrações, como a orquestra conhecida por ser a “mãe de todas as charangas” e símbolo da música cubana, a Orquestra Aragón. Com mais de 80 anos de existência, o grupo é liderado pelo violonista Rafael Lay Jr., filho de um dos primeiros líderes da orquestra, Rafael Lay. 


Premiado recentemente pela revista estadunidense Dance Magazine, o bailarino cubano Carlos Acosta estará no II Festival da Cultura Cubana com a sua prestigiada companhia Acosta Danza. Fundada em 2016, a trupe abrange vários estilos sempre com uma perspectiva contemporânea: do balé às danças folclóricas e populares.


Com 30 anos de história, a companhia de teatro infantil La Colmenita também está na programação que contempla os variados elementos da rica cultura cubana. Não ficam de fora, ainda, artistas cubanos residentes no Brasil e que trazem apresentações que misturam as influências dos dois países. 


Famoso por não deixar ninguém parado, o Batanga & Cia estará presente com o seu ritmo e composições autorais que exploram os instrumentos de percussão afro cubanos como os tambores Batá e a música afrobrasileira. Completam a lista os cubanos radicados em São Paulo, Yaniel Matos (pianista e violoncelista) e Fernando Ferrer (sobrinho de Ibrahim Ferrer, lendário músico do grupo Buena Vista Social Club), que mistura os sons de Cuba com os do Brasil, com destaque para o son, estilo musical que originou a salsa.


Homenageados


O II Festival da Cultura Cubana faz parte das comemorações pelo Dia Nacional da Cultura Cubana, celebrado em 20 de outubro. Neste ano, o evento homenageia os 100 anos do nascimento da lendária bailarina e coreógrafa Alicia Alonso, considerada uma das principais artistas do século XX, foi a única latino-americana a ter o título simbólico de "prima ballerina assoluta".


Além disso, o Festival reverencia os 90 anos do artista plástico Alfredo Sosabravo, ganhador do Prêmio Nacional de Artes Plásticas e autor de obras coloridas e emblemáticas feitas em cerâmica como “El carro de la Revolución” e o mural “América”; e o personagem de animação “Elpidio Valdés”, criado pelo quadrinista e diretor de animação Juan Padrón, morto em 2020. O desenho, que completa 50 anos, é inspirado na luta pela independência cubana no século XIX e se tornou um sucesso local em filmes e animações para a TV.


Serviço

II Festival da Cultura Cubana

Programação gratuita


Data: 7 de novembro (Sábado)

Hora: 12h

- Orquestra Aragón - Mauricio Figueiral e Luna Manzanares - Vengsay Valdes - Batanga & Cia - Pancho Amat - Los Muñequitos de Matanzas - Felipe Chibas - Los Van Van


Data: 8 de novembro (Domingo)

Hora: 12h 

Septeto Habanero  La Colmenita Acosta Danza Aliesky Perez Ferrer y Banda Sintesis David Blanco Lizt Alfonso Alejandro Falcón y Cuba Adentro Grupo Moncada Alejandra y Cubania Maria Maia


Onde assistir?

Facebook do Consulado Geral de Cuba em São Paulo: https://www.facebook.com/ConsuladoGeralSP/ Youtube do Brasil de Fato: https://www.youtube.com/channel/UCOnuheHbS2DgZiAZFL0-Sbg

Organização

Consulado Geral de Cuba em São Paulo

Associação de Cubanos Residentes no Brasil (Ancreb)


Apoio

Ministério da Cultura de Cuba – MINCULT

Instituto Cubano de La Música – ICM

Consejo Nacional de Artes Escénicas – CNAE

Consejo Nacional de Escuelas de Arte – CNART

Ballet Nacional de Cuba

Acosta Danza

Memorial da América Latina

15 visualizações