top of page
Buscar

Inscrições abertas para 6ª edição do Festival Gente Miúda, em Curitiba

O festival infanto-juvenil acontece de 16 a 19 de novembro, no MuMA/Portão Cultural; artistas, bandas, grupos e arte-educadores podem se inscrever até o dia 25 de setembro.

Pratubate Grupo Trampulim | Foto: André Fossati

A cidade de Curitiba se prepara para receber mais uma edição do Gente Miúda, o festival de artes para crianças de todas as idades, marcado para acontecer entre os dias 16 e 19 de novembro, no Museu Municipal de Arte (MuMA), localizado no Portão Cultural. Neste ano, o projeto chega à sua 6ª montagem e abre inscrições para grupos, bandas e artistas que desenvolvem suas pesquisas e trabalhos voltados à infância e desejam participar neste evento que promete agitar o cenário cultural curitibano. As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de setembro.


Nesta edição, o festival chega com a proposta de abrir uma convocatória para receber espetáculos e artistas, de forma a ampliar o repertório e provocar novos encontros, valorizando a cultura voltada à infância e buscando destacar a produção local. A curadoria fica por conta dos artistas e educadores convidados Dayse Santiago, Milton Karan e Ary Giordani. O resultado sai no dia 10 de outubro.


O projeto nasceu em 2013, com o intuito de fomentar a difusão e produção de espetáculos musicais e conteúdos formativos voltados para a infância e juventude. Ao longo de cinco edições, foram mais de dez mil pessoas alcançadas em cerca de 55 ações.


A programação deste ano contempla cinco apresentações musicais, oficinas (para diferentes faixas etárias), atividades paralelas (contações de histórias, ateliês, performances de curta duração, etc) e a Mostra Miúda de Cinema. Além disso, o Festival está preparando a Feira da Troca, espaço de jogos gigantes, sarau e três rodas de prosa online, estas voltadas para pesquisadores, educadores e interessados no universo da arte-educação e música. A entrada é gratuita, com exceção dos espetáculos realizados no Teatro, que conta com ingressos a preços populares (R$ 10 e R$ 5).


A idealizadora do projeto, Greice Barros, define o festival como um espaço de convivência cultural descentralizado e reforça a importância de promover uma programação diversificada. “O desejo de aproximar o público de obras ligadas à infância vem do tempo que estava imersa nesse universo com minhas filhas ainda crianças, percebendo na pele o quão necessário é ter e ocupar os espaços com programações relevantes que movem não apenas as crianças, mas o todo que está em seu entorno. Se é pra criança é pra todo mundo”, reforça. Ela finaliza dizendo que “agora, nesse mundo pós-pandêmico, fica ainda mais explícito a necessidade dos encontros, de promover experiências reais e, sobretudo, culturais para todas as idades”.


O projeto é realizado com recursos do programa de apoio e incentivo à cultura da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba e incentivo do Colégio Positivo.


SERVIÇO

Gente Miúda - Festival de artes para crianças de todas as idades Chamamento de artistas e grupos artísticos (música, circo, artes cênicas, audiovisual, dança, artes visuais e ações formativas) Período das inscrições: 25 de agosto a 25 de setembro.

Inscrições e chamamento: https://linktr.ee/nucleoproducoes


Datas do evento: De 16 a 19 de novembro

Local: Museu Municipal de Arte (MuMA) Portão Cultural (Av. Rep. Argentina, 3.432 - Portão, Curitiba)


Informações: Thays Cristine | Platea Comunicação e Arte

24 visualizações

Comments


bottom of page