Já reparou como o site da Toca Cultural é limpo, sem aquelas propagandas dos grandes portais, que invadem a tela e atrapalham a leitura?
- Toca Cultural
- 22 de mai.
- 2 min de leitura
Porque nosso site não tem propaganda de Google Ads!

O Google Ads pode ser uma ferramenta poderosa para monetizar um site, mas, ao mesmo tempo, pode maquiar o número de acessos e visualizações, fundamentado num algoritmo com zero transparência. E quando se trata de um site de notícias culturais, existem algumas desvantagens ainda maiores que podem impactar a experiência dos leitores e o posicionamento editorial.
OS MOTIVOS? Seguem alguns:
Diminuição da credibilidade – O excesso de anúncios pode fazer com que o site pareça mais comercial do que um veículo confiável de informações culturais, prejudicando a imagem editorial. Sem contar que o conteúdo apresentado pelo Google Ads não possui comprovação ou qualquer tipo de checagem séria. Não compactuamos com a disseminação de fake news, e por esse motivo, não abrimos espaço para que o Google venda seus anúncios aqui;
Experiência do usuário prejudicada – Anúncios intrusivos, como pop-ups ou banners grandes, podem afetar a navegação e afastar leitores que buscam um ambiente mais limpo e focado no conteúdo;
Dependência financeira – Contar exclusivamente com a receita de anúncios pode ser arriscado, pois mudanças nos algoritmos do Google ou na demanda publicitária podem impactar significativamente nos resultados financeiros. E não há comprovação ou qualquer transparência na entrega destes dados;
Possível desalinhamento com o público – Os anúncios exibidos pelo Google Ads são segmentados com base em dados dos usuários, o que resulta em publicidades irrelevantes para o nicho cultural do site e notícias falsas disfarçadas de conteúdo orgânico;
Questões éticas – O Google Ads pode exibir publicidade de grandes corporações ou empresas que não estejam alinhadas com os valores do nosso site, o que gera conflito de interesse com o que acreditamos ser ético para nossos leitores.
Comments