top of page
Buscar

Juliano Ravanello apresenta espetáculo natalino com cantos gregorianos

Cantor apresentará músicas de seu novo álbum “Illuminare: Gregorian Chants”, na próxima segunda-feira (19).

Juliano Ravanello leva seu canto gregoriano para a Catedral São João Batista (Divulgação)

A programação de Natal de Curitiba abre espaço para a mais antiga manifestação musical do Ocidente, o canto gregoriano. Na próxima segunda-feira (19), às 20h, o cantor Juliano Ravanello faz única apresentação na Catedral São João Batista - Metropolia Católica Ucraniana, no bairro Água Verde, em Curitiba. O repertório selecionado por Juliano conta com os sete cantos do seu mais novo trabalho, o quarto da sua carreira, “Illuminare: Gregorian Chants” (confira o programa abaixo), lançado no início de dezembro nas principais plataformas digitais. Segundo o cantor, seu trabalho com o canto gregoriano tem como base os ensinamentos cristãos, acompanhados dos salmos judaicos e das palavras dos profetas, ou seja, do Antigo e do Novo Testamento das Sagradas Escrituras, além de um sentimento profundo conhecimento da música erudita em geral e sua aplicação artística.

“O Canto Gregoriano dirige-se ao que há de mais profundo dentro da alma. É por isso que atrai as almas amantes da beleza e do sagrado. Traz consigo uma graça própria que é a de nos introduzir de modo único no coração do mistério, na contemplação”, define Juliano.

Trajetória

Natural de União da Vitória, Ravanello trabalha a reinterpretação do canto gregoriano a partir de uma busca constante da melhor maneira de traduzir esta identidade milenar para os dias atuais. Seu encontro com esse estilo aconteceu durante a visita a Basílica Santa Maria Maggiore, em Roma, quando ouviu o cântico Salve Regina. A partir de então, aprofundou seus estudos em Israel e na Índia. Entre 2009/2010, o cantor desenvolve e produz seu primeiro CD de música sacra. Em 2014, Juliano Ravanello lança seu segundo CD intitulado "Salve Regina". “Music of Silence” é o terceiro trabalho do artista paranaense. Gravado na Rússia, o álbum propõe a reinterpretação do canto gregoriano, através de sua fusão com a música clássica. Em seu repertório, cantos tradicionais, cantados em latim, com roupagem e referências contemporâneas de artistas como Andrea Bocelli e Hans Zimmer, nas formações e nos arranjos orquestrais do maestro Maycon Ananias.

SERVIÇO:

Concerto de Lançamento do álbum “ILLUMINARE: Gregorian Chants” Data: segunda-feira, 19 de dezembro de 2022 Hora: 20h Local: Catedral São João Batista - Metropolia Católica Ucraniana Endereço: Av. Pres. Kennedy, 3000, entrada pela Rua Maranhão, 1197 - Água Verde Entrada Franca Não haverá distribuição prévia de ingressos. Duração: 1h Instagram: @julianoravanellomusic Produção: Trento Edições Culturais e Unicultura Patrocínio: Ravanello Grupo, Postos Rudnick e Randon Rodoparaná Realização: Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal Para ouvir visite: https://berger.lnk.to/BUquaH PROGRAMA 1. Hino Cristológico (Filipenses 2, 5-11) 2. Hosanna Filio David (Séc IV) (Mateus 21:9 e salmo 117: 1, 22 e 23) 3. Santo é o Senhor nosso Deus (Salmo 98, 99) 4. Todas as Gerações (Antífona retirada do Magnificat com estrofes de Salomão) 5. Guardai-me ó Deus (Salmo 15) 6. Te Joseph Celebrent (Séc XVII) 7. Pai Nosso (Aramaico)



Informações: Zelig Digital

12 visualizações

Comments


bottom of page