Músicas do século XII dos povos árabe, judeu e cristão serão acompanhadas por instrumentos da época. Cada etnia será representada por uma cantora.
O próximo concerto da Orquestra Ladies Ensemble será uma verdadeira celebração do espírito de irmandade. Nos dias 12 e 13 de agosto, o “Concerto Concerto Étnico - As 3 Culturas” levará ao palco do Auditório Regina Casillo músicas antigas das culturas árabe, cristã e judaica. A época focada, entre os anos 1100 e 1200, foi um momento em que esses povos conviviam em harmonia. A realização é do Solar do Rosário.
A música é uma linguagem universal, capaz de tocar a alma dos ouvintes. O concerto concebido pela fundadora, diretora artística e musical da orquestra Fabiola Bach Akel traz mais do que a arte musical, mas uma rica tradição cultural, que propõe uma profunda reflexão.
Na Península Ibérica, árabes, judeus sefarditas e cristãos compartilharam em vários séculos de história comum, idiomas perfeitamente entendidos entre si, refrões, contos, lendas, vivências e, ainda, tristes desencontros produzidos ao longo de séculos de convivência e separação. “O Sul da Espanha naquela época era muito desenvolvido. Em Córdoba e Toledo eles já tinham iluminação pública, a parte cultural era muito evoluída, havia um entrosamento entre as culturas. Dali saíram alguns grandes tratados de Medicina, de História, de Astronomia”, conta Fabiola.
Este concerto reúne um legado extraordinário, uma herança cultural que ainda se mantém viva na língua ladina - semelhante ao castelhano, uma mistura do hebraico com os idiomas da região, amplamente falada no passado, hoje restrita a alguns povos depositários deste verdadeiro tesouro - que neste espetáculo extravasa na musicalidade. Fabíola, modestamente, lembra por meio da música que há caminhos capazes de levar povos irmãos ao entendimento.
Para contribuir com o Hospital Pequeno Príncipe, o público é convidado a levar doações de alimentos não perecíveis. Como os concertos têm incentivo fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura, os ingressos têm valores acessíveis.
Instrumentos e cantoras Naquela época e local, havia uma maioria árabe, que também falavam outra língua, o algemiado - espécie de mistura entre o árabe e o espanhol. Sua influência na música das outras duas culturas fica evidente nos instrumentos musicais compartilhados por todos: pela similaridade, há momentos em que não é possível identificar de qual etnia é a música.
Para reproduzir essa riqueza, a orquestra traz instrumentos da época, como o alaúde, que será tocado pelo solista convidado Abed Tokmaji. Refugiado sírio, Abed mora em Curitiba e é irmão da integrante da Ladies Ensemble Myria Tokmaji, que trouxe para a orquestra a sonoridade do qanum, instrumento de cordas originário do século X. “Inserimos o qanum com a Myria em 2018. Foi um desafio fazer essa conversa entre ele e os instrumentos ocidentais modernos”, diz Fabiola. Desta vez, além do qanum, a conversa inclui o alaúde.
Lucia Loxca, esposa de Aded, também participará do concerto, como cantora. A ela caberá o repertório andaluz. A mezzo soprano Daniele de Oliveira, de Curitiba, canta as músicas cristãs e de São Paulo vem a cantora Fortuna, responsável pelas obras em sefaradi e hebraico.
Serviço
Concerto Étnico - As 3 Culturas Datas: 12 e 13 de agosto de 2022 Horário: Sexta às 20h | Sábado às 17h Local: Auditório Regina Casillo - Rua Lourenço Pinto, 500, Centro, Curitiba – PR Ingressos: R$ 35 (inteira) / R$ 17,50 (meia) Vendas pelo Disk Ingressos: (41) 3315-0808 | https://www.diskingressos.com.br/ Estacionamento gratuito no local
Informações: Isabela França Comunicação
Comments