top of page

Lima: confira algumas dicas para conhecer a linda capital peruana que não necessita de visto

Toca Cultural

Definição de roteiro, gerenciamento da renda e monitoramento prévio do valor da passagem são maneiras para programar a viagem internacional.

Lima no Peru (Shutterstock)

Viajar é bom e se for possível economizar é ainda melhor! Quando se trata de um destino internacional, aí é que o planejamento financeiro precisa ser ainda mais organizado, uma vez que a variação de moeda local pode encarecer a experiência.


Ainda assim, há opções bastante atrativas e com bom custo-benefício, como é o caso de Lima, no Peru, uma das maiores cidades da América do Sul que une cultura, lindas paisagens e uma das melhores gastronomias do mundo. Partindo do Aeroporto Internacional de Curitiba - Afonso Pena (CWB), o voo para a capital peruana dura em média 4h45 minutos, sem escalas e com preços acessíveis. Programando a viagem com cerca de 3 a 4 meses de antecedência, é possível conseguir passagens com valores mais em conta do que comprando em um período menor ou de última hora.


Definir o roteiro que será feito ao longo da viagem faz toda a diferença, isso ajuda a prever os custos e otimizar os momentos de lazer. Tendo em consideração que a moeda oficial do Peru é o Nuevo Soles, também conhecida como Nuevo Sol ou Soles, e em média a cada R$1,00 = S/.0,6593, é possível ter uma ideia de quanto levar e uma estimativa para os gastos com estadia, transporte, alimentação e lazer. Vale reforçar a importância de verificar a variação cambial e fazer consultas prévias antes da partida.


Os brasileiros que desejam ir para Lima não precisam de visto e para entrar no país basta apresentar o RG em bom estado ou passaporte, o que facilita ainda mais a experiência. Agora que você já tem algumas dicas para usufruir dessa experiência, confira quais são as principais atrações da capital peruana para um roteiro de até uma semana:


Miraflores (Shutterstock)

Tour no bairro Miraflores

O bairro de Miraflores fica a 50 minutos do Aeroporto Internacional Jorge Chávez-Centro, indo de carro ou ônibus. Lima é a única capital da América do Sul localizada em frente ao mar, ou seja, é possível caminhar por toda a extensão à beira-mar, sobre as falésias, ver o Circuito de praias, a linda Costa Verde, sempre contemplando as paisagens que garantem belos registros.


Riqueza arqueológica

Já no centro, é possível visitar uma riqueza arqueológica, o Huaca Pucllana, uma pirâmide de 25 metros de altura, considerada um patrimônio cultural e uma das mais preservadas da região, que foi construída há mais de 1.500 anos. No local, existe um museu com artefatos descobertos durante as escavações e que enriquecem ainda mais a experiência dos visitantes, que podem conhecer um pouco mais sobre a cultura local.


Museus imperdíveis

Incluir museus no roteiro de qualquer viagem é muito importante para entender um pouco mais sobre o contexto histórico do local. A melhor maneira de compreender a história do Peru é visitando os museus de Lima, onde se concentra o maior patrimônio cultural do país.

Museus imperdíveis (Shutterstock)

Ao visitar a cidade, é possível ver de perto coleções da época pré-hispânicas no Museu Nacional de Antropologia e Arqueologia, no Museu Larco e no Museu Amano. No MAC e no MATE, estão expostos os trabalhos de Mario Testino, fotógrafo peruano que é famoso pela sua influência no mundo da moda e pela ousadia de suas fotos. Já o Museu de Arte de Lima (MALI), é ideal para quem deseja conhecer as manifestações artísticas do Peru.


Que tal uma visita ao parque?

 Uma caminhada no parque pode ser uma boa opção para desacelerar e contemplar as belezas de Lima, além de ser uma boa opção de lazer para as crianças. Existem vários parques na capital peruana e um deles é o la Reserva, famoso pelas fontes luminosas e coreografadas que encantam os visitantes.


O Parque El Olivar, localizado em San Isidro, é repleto de árvores centenárias, muitas flores e lagos que deixam a atmosfera encantadora. Já o Parque del Amor, em Miraflores, foi projetado por Victor Delfín, renomado escultor peruano, e é conhecido pelo monumento “El Beso” (O Beijo), que retrata o abraço de um casal apaixonado. Também no bairro, o Parque Kenedy é bastante popular entre os moradores da cidade. O local tem muitas áreas verdes, esculturas e fontes, e geralmente é utilizado para eventos, apresentações musicais e feiras de artesanatos.


 Gastronomia peruana

 A cidade de Lima, no Peru, está entre os destinos mais procurados pelos brasileiros, de acordo com o Prêmio World Travel Awards, que apoia, promove e desenvolve o setor global de viagens e turismo. Nomeada como a Capital Gastronômica da América Latina, a capital peruana reúne os melhores restaurantes do mundo, responsáveis por oferecerem explosões de sabores, texturas e aromas incomparáveis como o Central, o Nikkei Maido, o Astrid & Gastón, o La Mar Cabicheria, o Huaca Pucllana, o Kjolle, o Mayta e o El Chinito Sanguchería.


Visita aos centros comerciais

 Quem não gosta de voltar de uma viagem com uma “lembrancinha”? Lima também concentra vários locais para quem deseja fazer compras. Seja nos shoppings ou nos mercados de artesanato, localizados em Miraflores, no centro da cidade ou próximo do aeroporto, o turista pode encontrar uma variedade de artigos de alpaca, além de outras opções de souvenirs para levare de recordação ou presentear alguém com peças peruanas autênticas.

 

Sobre a CCR Aeroportos

A CCR Aeroportos é uma divisão de negócios do Grupo CCR que opera 20 aeroportos em quatro países. No Brasil, administra 17 aeroportos: Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu (PR); BH Airport e Pampulha (MG); Goiânia (GO); São Luís e Imperatriz (MA); Navegantes e Joinville (SC); Teresina (PI); Palmas (TO); Petrolina (PE); Pelotas, Uruguaiana e Bagé (RS). No exterior, a empresa opera os aeroportos Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). Em todas estas operações, a CCR Aeroportos movimenta cerca de 43 milhões de passageiros por ano.


Informações: Daniela Melina

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page