Buscar

Lives do Mano a Mano Trio com música, bate-papo, oficinas e receitas de dar água na boca

Atração segue sempre às quartas-feiras, ao meio dia, até o dia 19 de agosto. |

O Trio com João Bosco e Raul de Souza | Foto: Marcia Kohatsu

Impossibilitados de fazer shows presenciais, como qualquer artista neste momento, devido à pandemia, os músicos do Mano a Mano Trio irão realizar uma série de lives, no canal do Youtube, a partir do dia 15 de julho.


Serão seis LIVES no total, sempre às quartas:

dias 15, 22, 29 de Julho e 05, 12 e 19 de agosto, às 12h.


Será um bate-papo descontraído na cozinha da casa dos músicos Sérgio Albach (clarinete), Glauco Sölter (contrabaixo) e Vina Lacerda (percussão), além de boa música, eles também vão oferecer oficinas e compartilhar receitas pessoais.


A mediação será feita pelo produtor e diretor Marcio Juliano. Para participar, basta se inscrever no Canal do Trio.


Mano a Mano Trio | Foto: Marcia Kohatsu

A proposta principal é comentar e apresentar os videoclipes gravados no novo DVD Tripolar, que traz músicas que comemoram os dez anos de estrada do grupo e repertório dedicado ao compositor e cantor João Bosco. O músico, inclusive, participou da gravação de dois clipes deste DVD: Sinhá (Chico Buarque e João Bosco) e Incompatibilidade de Gênios (Aldir Blanc e João Bosco), que gravou ao lado de outro ícone, Raul de Souza. O trombonista e saxofonista também tocou em um pot-pourri de Babalu de Dakar e Beirando a Rumba, ambas de Bosco.


O DVD tem direção e produção de Marcio Juliano, direção audiovisual de João Marcelo Gomes e direção musical do próprio Trio.

“Este registro presta homenagem, especialmente, a um dos maiores mestres da MPB e nosso grande ídolo, João Bosco. Tentamos trazer às composições do artista (algumas pouco conhecidas e também grandes sucessos) uma nova abordagem, com a nossa sonoridade instrumental e arranjos ousados, bem ao estilo do Trio. A escolha de repertório foi guiada pelos temas que funcionariam em nossa inusitada formação: clarinete, baixo e percussão”, declara Glauco Sölter.

Mano a Mano Trio | Foto: Marcia Kohatsu

“A ideia destes encontros é que sejam bem descontraídos e informais, espero que o público participe com perguntas e comentários. Sinto muita falta de ensaiar presencialmente e de encontrar as pessoas, acho os encontros virtuais muito impessoais, mas, por hora, só é possível desta forma”, comenta Sérgio Albach.

Outra atração da série de lives serão as oficinas que os músicos irão oferecer em alguns encontros. No dia 22 de julho o tema será Levadas Brasileiras com Glauco Sölter. O contrabaixista apresenta uma pesquisa inédita feita por ele, que virou livro, lançado em janeiro deste ano, sobre o contrabaixo brasileiro.


No dia 05 de agosto, quem comanda a oficina Ensinar e Tocar Percussão é Vina Lacerda. Ele vai falar sobre os materiais didáticos que desenvolveu para projetos de aprendizado e ensino da percussão.


No dia 19 de agosto, Sérgio Albach conta a História do Choro. Através da audição de obras, o clarinetista vai falar sobres as principais características do primeiro gênero musical brasileiro, fatos históricos e curiosidades.

Estes encontros serão a primeira atuação do grupo em ambiente virtual, comentando e apresentando nosso trabalho ao público interessado. Neste momento, esta tem sido a única forma de contato síncrono com o nosso público. Acho que estas possibilidades que a web e a tecnologia oferecem amplificam o alcance e a visibilidade dos artistas. Nos cabe entender como fazer isto da melhor maneira”, comenta Vina Lacerda.

“O isolamento tem sido uma experiência de renovação de procedimentos de sobrevivência e a busca em transformar situações adversas em formas de evolução. Estas lives serão uma oportunidade de conversar com o nosso público e amigos sobre este recente trabalho, além de apresentarmos mini oficinas para quem se interessa por música e história. De quebra, traremos nosso lado culinário e um pouco da intimidade de nossas cozinhas e receitas”, acrescenta Sölter.


Assim que possível, O DVD Tripolar estará à venda nas lojas físicas, por enquanto, o conteúdo pode ser curtido no canal do Trio no Youtube.

Sobre o Mano a Mano


O Mano a Mano Trio é um grupo de música instrumental formado por Sérgio Albach (clarinete), Glauco Sölter (contrabaixo) e Vina Lacerda (percussão), que apresenta uma formação não usual e de sonoridade peculiar. Desenvolve um trabalho que valoriza a música brasileira, com repertório que reúne clássicos e vertentes modernas da MPB, distinguindo-se pelos arranjos elaborados mesclados à improvisação.

O Trio procura trazer uma nova abordagem sobre a MPB desconstruindo estruturas e embalando antigas canções em novas roupagens.

REPERTÓRIO DVD MANO A MANO TRIPOLAR

Cobra Criada

João Bosco e Paulo Emílio

Rua das Flores

Waltel Branco

Holofotes

João Bosco, Antônio Cícero e Wally Salomão

17 de outubro

Hermeto Pascoal

Mano a Mano

João Bosco e Chico Buarque

Risco

Lea Freire

Babalu, de Dakar

João Bosco

Convidado Especial: RAUL DE SOUZA (Trombone)

Beirando a Rumba

João Bosco e Francisco Bosco

Convidado Especial: RAUL DE SOUZA (Trombone)

Receita de Samba

Jacob do Bandolim

Sinhá

João Bosco e Chico Buarque

Convidado Especial: JOÃO BOSCO (Voz e Violão)

Solfeggietto

C. P. E. Bach

A Situação

Glauco Sölter

Incompatibilidade de Gênios

João Bosco e Aldir Blanc

Convidados Especiais:

JOÃO BOSCO (Voz e Violão)

RAUL DE SOUZA (Trombone)

Este projeto foi incentivado pela Ademilar Consórcio de Investimento Imobiliário por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.


32 visualizações