top of page
Buscar

Livro ‘Pelo Jardim da Mestra’ já está disponível nas plataformas digitais

Contemplada pelo Edital Elisabete Anderle, obra valoriza o conhecimento popular sobre plantas.

Livro 'Pelo Jardim da Mestra' | Divulgação

Lançada no dia 09 de dezembro, a obra ‘Pelo Jardim da Mestra’ apresenta o conhecimento popular sobre plantas e ervas encontradas no quintal da mestra bombinense Salete Pinheiro. O livro reúne 40 plantas utilizadas tradicionalmente como pancs (plantas alimentícias não convencionais), em chás, como remédio e em simpatias.

A obra é ilustrada por Tábata Torres (@ta.teconto) e conta com os versos de Deise Cristina de Melo. Segundo Tábata, o intuito é dar visibilidade aos saberes e fazeres das comunidades tradicionais.

“O livro demonstra a importância das práticas populares e traz a essência da mestra Salete. É como falar diretamente com ela. E se torna extremamente poético com a presença dos versos da Deise”, conta a autora.
Tábata e Deise (Divulgação)

Além dos exemplares físicos e do livro digital, o ‘Pelo Jardim da Mestra’ contribui para a acessibilidade ao contemplar versão em audiolivro. Todos disponibilizados de forma gratuita.


O livro é resultado do projeto contemplado pelo Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura de 2021, da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).


Os exemplares serão distribuídos para os municípios que fazem parte do Núcleo de Estudos Açorianos - NEA, da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, e às fundações culturais e secretarias de educação da região do Vale do Itajaí, para distribuição nas escolas e bibliotecas públicas.


Em Bombinhas, é possível retirar o exemplar nas Casas de Cultura Dona Tila (Centro) e Piana do Crivo (Morrinhos).




Encontre a obra nas plataformas digitais:


Informações: Louise Stefany Polesello

14 visualizações

Comments


bottom of page