Compositor paranaense retrata diversos elementos da música do Paraná e conta momentos marcantes da carreira.
“Ama a sua terra aquele que melhor a conhece". Essa frase do professor e folclorista Inami Custódio Pinto sempre foi uma das inspirações para o compositor paranaense Lydio Roberto e também para a produção de um vídeo biográfico, que o músico acaba de disponibilizar ao público em seu canal no Youtube.
Lydio se dedica a cantar o Paraná há mais de 40 anos, apresentando ao mundo as inúmeras belezas deste chão. A sua composição “Terra Canção”, que dá nome ao vídeo, é uma de suas músicas mais famosas, considerada por muitos como o hino extra oficial do Paraná. É também uma das canções mais executadas pelos artistas paranaenses, especialmente grupos vocais e corais, e foi trilha do vídeo comemorativo de 101 anos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
Esse material audiovisual é uma oportunidade de conhecer e amar o Paraná por meio da música. De acordo com Lydio, produzir um vídeo como esse em tempos pandêmicos é um privilégio.
“Este trabalho me permitiu mergulhar nas minhas histórias, memórias e nas lembranças de muita gente que me ajudou a chegar até aqui”, diz.
Assista:
Além do depoimento do próprio artista, o vídeo traz também o testemunho de muitas pessoas que fizeram parte de sua vida e obra, em especial membros de sua família, amigos e outros artistas. Compõem essa lista as cantoras do Grupo Nymphas, o músico e arranjador Ricardo Saporski e parceiros como Cláudio Ribeiro e a poeta e escritora, Etel Frota. Segundo Etel, a parceria que eles têm há mais de 20 anos é regida por uma espécie de signo metafísico, que a tem feito produzir letras para melodias já compostas e que trazem, de alguma maneira, histórias e vivências do próprio Lydio.
O roteiro traz um apanhado geral de sua carreira desde o início, ainda na década de 1970, quando formou o grupo Alla Breve, que produzia música latino-americana. Apresenta também toda a sua discografia, iniciando pelo LP “Choros de Águas” lançado em 1978, passando pelo CD “Estrelas Guia”, feito em homenagem aos filhos; o “Violada”, que traz elementos campeiros; “Alma Brejeira”, disco que apresenta sua identidade ainda mais intensa do que nos álbuns anteriores e, ainda, o mais recente “Nhengarí Inami - A arte do poeta popular”, realizado a partir de pesquisa sobre o fandango.
O vídeo também expõe retratos da época em que Lydio Roberto participou do projeto Pixinguinha, promovido pela Fundação Nacional das Artes, que deu bastante visibilidade à música paranaense. Nessa época, ele dividiu o palco com artistas nacionais como Sivuca, Elza Soares, Roberto Correia, Elizete Cardoso, Leni Andrade e outros músicos consagrados. O material audiovisual mostra ainda outras facetas de Lydio: pesquisador, escritor, apresentador de programa de TV, professor universitário da UNESPAR e musicoterapeuta.
O projeto “Terra Canção” foi produzido pela Cântaro Arte & Educação e realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba. Ele pode ser visualizado no canal “Lydio Roberto” no Youtube.
Serviço:
Vídeo “Terra Canção | Lydio Roberto”
Facebook: https://www.facebook.com/lydio.roberto
Instagram: @lydio.roberto
Reverbnation: https://www.reverbnation.com/lydioroberto
Lydio Roberto
É licenciado em Música e bacharel em Musicoterapia pela Faculdade de Educação Musical do Paraná, especialista em Educação Especial (PUCPR) e em Fundamentos Estéticos da Arte Educação (FAP). Mestre em Mídia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor da UNESPAR / Faculdade de Artes do Paraná (FAP). Músico, compositor e musicoterapeuta, tem experiência na área de Educação, em especial Arte-Música e suas principais produções e cursos estão voltados aos temas da Musicoterapia (Hospitalar), música, educação e folclore. Apresentou entre 2011 e 2015 o programa televisivo de música brasileira (Terra Canção) e mais um programa radiofônico - Palpite Sonoro - ambos na Rádio e TV (E-Paraná), emissora pública do governo do Estado do Paraná. É autor de livros e CDs, coordenador do grupo de vivências musicais Coisas de Alice, membro da equipe Pedagógica da Cântaro Arte-Educação e Cultura e integrante do Movimento Brasileiro da Canção Infantil.
Informações: Juliana Maria Fontoura Galline
コメント