top of page
Buscar

Mamute Feira Gráfica promove sábado de cultura, arte, música e gastronomia em Curitiba

Nova edição ocorre no dia 18 de novembro, das 11h às 20h, na Praça Eufrásio Corrêa e no estacionamento da Câmara Municipal de Curitiba. O evento é gratuito.

Mamute Feira Gráfica reúne ampla programação cultural e festiva | Foto: Rodrigo Fonseca

No sábado (18), das 11h às 20h, ocorre a 5ª edição da Mamute Feira Gráfica, um evento gratuito que reúne um panorama plural das artes gráficas, da criatividade e da literatura, com uma programação cultural e festiva, reunindo artistas e iniciativas de mais de 30 cidades e 10 estados diferentes – contemplando todas as regiões do país, além de Argentina e Uruguai.

O evento, que ocupa o estacionamento da Câmara Municipal de Curitiba e parte da Praça Eufrásio Corrêa, reuniu mais de seis mil pessoas em sua última edição, e agora retorna com uma carga cultural ainda maior com mais de 170 expositores culturais. A feira contempla artistas e coletivos que tem como objeto de trabalho o fazer artístico, a produção artesanal e autoral, e as tiragens pequenas e limitadas.

Dentre os participantes, estão ilustradores já conhecidos pelo público como a designer e ilustradora Amy Mait, que vem diretamente de São Paulo para o evento. A artista combina técnicas digitais e manuais para criar composições lúdicas e que contam histórias com cores vibrantes e experimentação de texturas. Outra participante será a ilustradora e quadrinista curitibana Lark, que escreve tiras de humor, geralmente com temas introspectivos, retratando questões internas personificadas como fantasmas.


5ª edição da Mamute Feira Gráfica conta com mais de 170 expositores culturais | Foto: Rodrigo Fonseca

Haverá também livrarias e editoras com foco em quadrinhos, como a Itiban Comic Shop; a Brasa Editora, que publica histórias sobre o Brasil para leitores brasileiros que apreciam a cultura nacional; a Quadrinhofilia, editora independente com foco na difusão da cultura; a Têmpora + Ursereia, promotores culturais que fomentam ações nas áreas de música, HQ’s e escrita criativa.

A programação musical da Mamute Feira Gráfica tem início às 11h, com discotecagem da DJ, artista multidisciplinar e produtora cultural, Kozmica. Em seus sets, a artista passeia por diferentes beats, com um repertório que vai do underground aos clássicos de rap, R&B, hip hop alternativo, neo-soul, MPB e brasilidades.

Às 13h, é a vez da cantora e compositora Rubia Divino, que explora elementos do afrobeat, samba, música contemporânea e maracatu em sua música, criando um mosaico cheio de texturas. No palco, Rubia é acompanhada de Bruna Buschle (baixo), Jean da Rosa (piano/sint), Gabriela Bruel (percussão) e Luis Fernando Diogo (bateria).

Foto: Rodrigo Fonseca

Já às 15h e às 18h, discotecagem da DJ Selecta Manzana, que navega pelo funk, soul rap, jazz e flerta com ritmos jamaicanos e o instrumental dançante. Às 16h, o trio Low Fly Trio assume o palco. O grupo de música instrumental, formado por João Soares (bateria acústica e pads eletrônicos), Menandro Souza (trompete) e Jean Quevedo (teclado e synth), traz elementos e influências de jazz hop, neo-soul, música brasileira e sonoridades modernas.

Encerrando a musicalidade, às 19h, é a vez do MUV - Movimento Uniformemente Variado. Com mais de duas décadas, o projeto musical criado pelo produtor Ricardo Verocai e a cantora Kátia Drummond, combina ritmos brasileiros como samba, baião e afoxé com o soul, jazz, hip hop, reggae, salsa e funk. O MUV tem sua trajetória marcada pela criação em ritmos de origem negra, colocando a negritude como enfoque, não apenas como pauta, mas também como força criadora, movimentando mentes e corações.

A feira ainda contará com um espaço voltado à gastronomia, com opções a partir de R$12, reunindo pratos democráticos a mais elaborados, como pastéis, coxinhas, pizzas, batata-frita, cachorro-quente e massas artesanais.

Para este ano, a Mamute apresenta uma collab especial, a “Mamute Session IPA”, que será lançada oficialmente no dia 18. A opção, que estará disponível em formato chope e lata, tem baixo teor alcoólico, apresentando coloração clara e límpida, com espuma branca, persistente e aroma com notas cítricas e tropicais.

Acompanhe as novidades da edição 2023 do evento pelas redes sociais oficiais: www.instagram.com/mamuteafeira /www.facebook.com/mamuteafeira .

Serviço:

Mamute - Feira de produção gráfica-literária-artesanal-autoral Data: 18 de novembro de 2023 Horário: das 11h às 20h Local: Estacionamento da Câmara Municipal de Curitiba, Praça Eufrásio Correia, Centro Entrada Gratuita Realização: Gloriosa Produção Cultural Apoio: Câmara Municipal de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura de Curitiba, Emenda Parlamentar Maria Letícia Saiba mais: www.instagram.com/mamuteafeira / www.facebook.com/mamuteafeira


Informações: Maximilian Santos



15 visualizações

Comments


bottom of page