Buscar

Mini-Guaíra tem espetáculo de Circo-Teatro, entre os dias 18 e 22 de dezembro


O Miniauditório Glauco Flores de Sá Brito, do Teatro Guaíra, recebe esta semana o espetáculo “Os Comparsas em Amor e Comédia”. No palco, a Comparsaria Cênica, companhia teatral curitibana que trabalha com diversos espetáculos da linguagem em seu repertório.


A peça aborda os bastidores teatrais de uma forma divertida. Na história, o palhaço Borracha é empregado de um casal formado por um produtor cultural e uma atriz. Apesar de trabalhar em meio ao mundo das artes cênicas, Borracha não sabe o que é teatro e isso causa confusão com os patrões e ciúmes de sua namorada, Terezinha, que também é empregada do casal. Isso porque Borracha é pego por Terezinha ensaiando (sem saber) uma cena romântica de uma peça com a patroa, Laura. Além de tirar a namorada do sério, Borracha passa a acreditar que a patroa está apaixonada por ele.

Também conhecido como teatro popular de pavilhão, o circo-teatro é uma linguagem que nasceu no início do século 20 e é genuinamente brasileira. Semelhante ao que acontecia com a commédia dell'art e apresentações mambembes, o circo-teatro surge de forma itinerante, com apresentações de melodramas sob lonas de circo ou em pavilhões.


O palhaço foi introduzido aos poucos nas encenações teatrais e ganhou espaço nas apresentações. Com isso, as companhias de circo-teatro passaram a investir em comédias em que os palhaços são os protagonistas. Ainda hoje, no século 21, muitas companhias seguem itinerantes pelo interior do Brasil espalhando esta linguagem.


A Comparsaria Cênica, uma companhia de teatro de Curitiba, estuda e leva aos palcos essa linguagem desde 2015, ano de apresentação do primeiro espetáculo de circo-teatro, Mania de Grandeza. Em duas oportunidades, nos anos de 2018 e 2019, a companhia levantou, junto com parceiros, duas Mostras de Circo-Teatro no Festival de Teatro de Curitiba, dentro do Fringe.


Serviço:

“Os Comparsas em Amor e Comédia”

De 18 a 22 de dezembro, às 20h (de 18 a 21/12) e às 17h (em 22/12) Glauco Flores de Sá Brito – Miniauditório

Ingressos: R$ 20 (inteira)/R$ 10 (meia)

Vendas: Na bilheteria do Teatro Guaíra ou pelo Ticketfácil

19 visualizações