Buscar

MON inaugura sua décima exposição virtual no Google Arts & Culture

Na última sexta-feira, 8 de maio, o Museu Oscar Niemeyer (MON) estreou a sua décima exposição virtual no Google Arts & Culture. A novidade é a mostra “União Soviética Através da Câmera”, com cerca de 200 imagens em preto e branco, feitas por seis importantes fotógrafos daqueles países que compunham o bloco soviético.

Galina Ulanova, 1958


A exposição, que ficou em cartaz no MON em 2015, reúne imagens feitas no período de 1956 a 1991 pelos fotógrafos Viktor Akhlomov, Yuri Krivonossov, Antanas Sutkus, Vladimir Lagrange, Leonid Lazarev e Vladimir Bogdanov. As fotos retratam acontecimentos marcantes da antiga União Soviética.


O MON ingressou na plataforma Google Arts & Culture em fevereiro de 2018, ao lado dos grandes museus do Brasil e do mundo.


Além de “União Soviética Através da Câmera”, as mostras disponíveis são: “Luz ≅ Matéria”; “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”; “Nos Pormenores um Universo – Centenário de Vilanova Artigas”; “Irmãos Campana”; “Não Está Claro até que a Noite Caia”, da artista Juliana Stein; “Circonjecturas”, do artista Rafael Silveira; “O Último Império”, de Serguei Maksimishin; “Man Ray em Paris” e “Antanas Sutkus: Um Olhar Livre”.


Lançado em 2011, o Google Arts & Culture tem parcerias com mais de 2.000 museus e instituições culturais em todo o mundo e mais de 60 no Brasil, para que as pessoas, de qualquer lugar, possam explorar algumas das coleções de arte mais emblemáticas da história.



A plataforma tem duas missões. A primeira é dar acesso à arte e cultura a todos, em qualquer lugar. A segunda é a de ser parceira de inovação para o setor cultural. O Arts & Culture trabalha com organizações culturais e museus para ajudá-los a compartilhar e preservar seu conteúdo e criar experiências culturais interessantes usando tecnologia de ponta, como a realidade virtual.

Sobre o MON

O Museu Oscar Niemeyer (MON) pertence ao Estado do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além da mais significativa coleção asiática da América Latina. No total, o acervo conta com aproximadamente 7 mil peças, abrigadas num espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Decreto

O MON está temporariamente fechado para o público, atendendo ao decreto estadual nº 4.230, que determina o fechamento dos espaços culturais do Governo do Paraná – museus, bibliotecas e teatros – e suspende os eventos artísticos e culturais a partir do dia 17 de março de 2020.

Serviço

www.museuoscarniemeyer.org.br

Museu Oscar Niemeyer na plataforma Google Arts & Culture

Disponível em g.co/contemporaryart



0 visualização