top of page
Buscar

Mostra fotográfica da artista Giowanella questiona valores associados a mulher pela sociedade

Exposição MATER, em cartaz no Museu da Fotografia Cidade de Curitiba, problematiza a relação da identidade da mulher com a maternidade.

Estreia no dia 25 de outubro (a partir das 19 horas), no Museu da Fotografia Cidade de Curitiba, a Exposição MATER, da artista Giowanella. A mostra da obra fica em cartaz até o final de novembro, e a entrada é gratuita.

A exposição questiona visões da sociedade em relação à mulher: Por que elas ainda têm seu valor associado à maternidade? Vivemos em um cenário que historicamente coloca a maternidade como um ideal feminino, ligado ao papel social e cultural da mulher. Isso estabelece que ela só se tornará completa, realizada e inteira, quando cumprir o seu papel absoluto de mãe.

Esse discurso, construído a partir de estruturas sociais e religiosas arcaicas, submete mulheres do mundo todo a uma pressão cruel e a uma série de desigualdades sociais e econômicas. A exposição MATER, composta por autorretratos da artista Giowanella, problematiza a relação da identidade da mulher com a maternidade. A curadoria é da poeta visual Danny Bittencourt.

Através da fotografia híbrida, a artista propõe uma reflexão que busca o empoderamento das mulheres e a equidade de gênero, essenciais para a construção de uma sociedade mais saudável e mais inclusiva. A arte, por definição, tem o papel de retratar e questionar o status quo, e a obra de Giowanella tem exatamente essa função.

Brasileira, atriz, fotógrafa, produtora, videomaker e educadora, a obra de Giowanella como artista visual traz a consistência e a dramaticidade do teatro, com foco no estudo e desenvolvimento do auto retrato como ferramenta crítica e de questionamento.

Com mais de dez anos de experiência, dedica-se à fotografia Fine Art como meio de expressão artística, buscando sempre a reflexão e crítica de questões sociais. Em 2022, iniciou estudos e experimentações criativas com novas linguagens, iniciando produções com a fotografia híbrida. Conheça mais da obra de Giowanella em http://giowanella.com/mater.


SERVIÇO:

Exposição MATER, no Museu da Fotografia Período expositivo: de 25/10 a 26/11/2023 Local: Museu da Fotografia Cidade de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533)

Curitiba, PR. Classificação Indicativa: 14 anos Entrada franca Horários de visitação: Dia 25, a partir das 19h. terça a sábado, das 9h às 12h e das 13h às 18h; domingo e feriados, das 12h às 18h. Apoio: Fundação Cultural de Curitiba, Camargo Arte, Versus Fotogaleria, Acesso Music Ficha Técnica: Produção: Melissa Giowanella Curadoria: Danny Bittencourt Impressão: Versus Fotogaleria Molduras: Camargo Artes Montagem: Jenecir Góis da Silva e Clóvis Soares da Silva Iluminação: Antônio de Souza

Informações: Clovis Roman

5 visualizações

Comentarios


bottom of page