Museu do Ipiranga oferece programação especial e gratuita no feriado de 7 de setembro
- Toca Cultural
- há 3 dias
- 5 min de leitura
Programação reúne espetáculos teatrais, oficinas, apresentações musicais e visitação a três exposições do edifício-monumento das 9h às 18h

O Museu do Ipiranga realiza na segunda-feira, 7 de setembro, a edição 2026 do Museu em Festa, evento criado em 2017 para marcar o aniversário da instituição. A edição finaliza o ciclo de celebrações dos 130 anos do museu, iniciado em setembro de 2025. Com parceria institucional do Sesc, as atividades ocupam áreas internas e externas da instituição entre 9h e 18h, com entrada franca.
A estrutura disponibiliza recursos de acessibilidade, incluindo tradução em Libras, audiodescrição, mochilas sensoriais, prancha de comunicação alternativa, espaço de regulação sensorial e pontos de hidratação. A organização orienta os visitantes a levar garrafas ou copos reutilizáveis, usar roupas confortáveis e proteção solar, além de toalhas ou cangas para permanência nas áreas verdes do parque.
Visitação às Exposições
O edifício-monumento funciona das 10h às 18h, com entrada permitida até as 17h. A retirada de ingressos gratuitos deve ser feita presencialmente no próprio local a partir das 10h. Estão abertas para visitação três mostras:
Uma História do Brasil: Ocupa o hall, a escadaria principal e o Salão Nobre, reunindo obras integradas à arquitetura do prédio — entre elas, a tela Independência ou Morte!, de Pedro Américo. O conjunto propõe uma reflexão crítica sobre a narrativa histórica elaborada durante o centenário da Independência, em 1922.
Passados Imaginados: Reúne pinturas de grandes formatos que retratam contatos entre povos indígenas e colonizadores portugueses, bandeirantes e cenas da cidade de São Paulo, contextualizando as telas como recriações visuais de sua época de produção.
Para Entender o Museu: Apresenta a história da instituição e do edifício, trazendo a maquete desenvolvida pelo arquiteto Tommaso Gaudenzio Bezzi na década de 1880 e detalhes sobre as etapas construtivas do prédio.
Programação Cultural
Esplanada
9h às 11h — ACORDA!: Espetáculo teatral de rua do Grupo Esparrama que utiliza a fachada do prédio histórico como cenário, abordando temas do universo lúdico e do sono.
11h30 — Corpo em Movimento: Experimentos Afro-Corpóreos: Aula de dança focada em expressões corporais e memórias da cultura negra.
13h30 — R.U.A.: Performance circense com números de mágica e equilíbrio a partir de objetos reaproveitados e sucatas.
14h30 — Extraordinário Baile de Figuras: Apresentação cênico-musical com máscaras, bonecos gigantes e repertório de tradições populares.
17h — Baile com DJ Hum: Apresentação musical com repertório de black music, hip-hop, reggae, jazz, boogie 80 e samba-rock.
Jardim
10h às 17h — Quiz da Fila: Atividade educativa conduzida por mediadores junto ao público que aguarda a entrada no museu.
10h30 e 13h30 — Gabinete de Emergências Poéticas: Intervenção literária com leitura de poemas, músicas e narrativas.
15h30 — Sarau Musical da Capoeira: Apresentação itinerante de capoeira com declamação de textos e ritmos brasileiros.
Espaço Pensador
11h — CORALUSP: Apresentação coral com canções da música popular brasileira.
13h — Canto Coral Afrobrasileiro para Pessoas Idosas: Apresentação de cânticos de matrizes africanas e repertório afro-brasileiro com grupo do Trabalho Social com Pessoas Idosas do Sesc Ipiranga.
14h30 — Dance! Brasilidades: Aula aberta de ritmos brasileiros com foco em manifestações de matriz africana.
Terraço Nazaré
10h às 17h — Vai de Roteiro: Percursos mediados pelas áreas do Parque da Independência e seus jardins, realizados com a Secretaria de Turismo.
10h às 17h — Saí bem na foto?: Espaço com ambientação de fotógrafos lambe-lambe do início do século 20, com objetos de época do acervo educativo para registro fotográfico impresso.
10h às 17h — Jogos e Vivências Educativas: Dinâmicas com foco no acervo do museu voltadas a públicos de várias idades.
10h, 11h, 13h20, 14h20, 15h20 e 16h20 — Adinkras: Oficina promovida pelo Museu Catavento sobre símbolos africanos e produção de estampas.
11h e 12h — CoreS de Pele: retratos em pastel oleoso: Prática artística sobre a representação da figura negra nas artes visuais.
11h e 12h — Animais Extraordinários: Oficina de colagem e desenho voltada à criação de figuras imaginárias.
11h, 12h, 13h, 14h e 15h — Marca Páginas em Aquarela: Atividade prática de pintura inspirada nas espécies vegetais locais.
11h, 13h, 14h e 15h — Serigrafica(mente): Oficina de estamparia em tecido com discussões sobre saúde mental e luta antimanicomial.
11h às 17h — Game Vivências: Trilogia Sankofa Arcade: Jogos digitais com temática afrofuturista.
12h e 13h — Curuminices: Oficina prática de bordado em peças cerâmicas para crianças e responsáveis.
14h30 e 15h30 — Técnicas Decoloniais de Desenho: Abordagem de métodos gráficos distintos das convenções eurocêntricas.
14h30 e 15h30 — Cidade Insólita - Sua Arte Surrealista: Criação de composições visuais urbanas por meio de colagem e dobradura.
Terraço Xavier
10h às 17h — Área de Circonvivência: Espaço com práticas e instrumentos circenses para experimentação corporal.
10h — Presença Negra nas Margens (nada plácidas) do Ipiranga: Roteiro a pé que aborda a memória local sob o prisma da Imprensa Negra e do Movimento Negro. Concentração no Terraço Xavier.
14h — Árvores do Ipiranga: Passeio guiado pelo bosque para reconhecimento da flora e de aspectos socioambientais da região. Concentração no Terraço Xavier.
Edifício-Monumento (Museu)
9h às 17h — Mediação nas exposições "Para Entender o Museu" e "Uma História do Brasil":Acompanhamento com educadores sobre a história do edifício e a formação da instituição.
10h, 11h, 12h, 13h e 15h — Mediação em Libras sobre o quadro Independência ou Morte: Visitas em Língua Brasileira de Sinais dedicadas à obra de Pedro Américo.
10h às 18h — Visitação Geral: Circulação pelas três mostras em cartaz (último acesso às 17h).
Serviço:
Evento: Museu em Festa 2026 | Museu do Iipranga - SP
Data: 7 de setembro (segunda-feira)
Horários:
Atividades no parque e esplanada: das 9h às 18h
Visitação ao edifício-monumento: das 10h às 18h (última entrada às 17h)
Ingressos para o museu: Gratuitos, com distribuição presencial no local a partir das 10h
Endereço: Rua dos Patriotas, 100 – Ipiranga, São Paulo (SP)
Site oficial: museudoipiranga.org.br
Como Chegar
Metrô e Trem:
Linha 2-Verde: estações Sacomã (25 min a pé), Santos-Imigrantes (25 min a pé) e Alto do Ipiranga (30 min a pé)
Linha 710 da CPTM: estação Ipiranga (20 min a pé)
Linhas de ônibus:
4113-10 (Gentil de Moura – Pça. da República)
4706-10 (Jd. Maria Estela – Metrô Vila Mariana)
478P-10 (Sacomã – Pompeia)
476G-10 (Ibirapuera – Jd. Elba)
5705-10 (Terminal Sacomã – Metrô Vergueiro)
314J-10 (Pça. Almeida Júnior – Pq. Sta. Madalena)
218 (São Bernardo do Campo – São Paulo)
Acessibilidade e Estacionamento: Vagas rotativas (Zona Azul) a 90° em frente ao portão da Rua Xavier de Almeida, 1.
Bicicletários: Paraciclos disponíveis junto aos portões das ruas Xavier de Almeida e dos Patriotas.
















Comentários