Mais de 100 filmes serão exibidos, além da realização de oficina e masterclasses, com todas as sessões e eventos franqueados ao público.
O “CURTA 8 - Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba”, chega em 2022 a sua 17ª edição exibindo, no Cine Passeio, de 27 a 30 de outubro, o que há de melhor no mundo na chamada “bitola pequena”.
Desenvolvido em meados dos anos 60, o filme super 8 foi criado tendo como proposta seu uso amador, para registrar imagens familiares, viagens e eventos sociais. Com o passar do tempo, no entanto, em função da facilidade de operação e o baixo custo, ele foi utilizado por estudantes e cineastas iniciantes para o desenvolvimento de experiências cinematográficas.
Ao todo o CURTA 8 exibirá 103 filmes de 15 países. Segundo Fábio Allon, curador do evento, isto prova que a produção de super 8 continua firme e forte, apesar dos pesares!
“O super 8 é leve, é descontraído, é amador, é experimental, é ousado, é afrontoso, e é cinema”, comemora ele.
Na categoria “Tomada Única”, que é o grande diferencial do Festival, concorrem os filmes captados e montados na própria câmera, sem edição. Vinte deles foram realizados a partir de uma oficina que o CURTA 8 promoveu no começo do mês de setembro.
Fábio Allon, destaca que ao realizador é permitido utilizar efeitos de manipulação fotográfica durante a exposição para criar as transições nos cortes. “Contudo, é proibida qualquer edição posterior nas imagens captadas, o que exige planejamento prévio e conhecimento básico de fotografia de cinema”, explica ele.
O resultado, segundo Allon, é sempre uma surpresa, tanto para o público como para os produtores, que assistirão aos filmes pela primeira vez somente durante o festival. A sonorização também fica a critério dos próprios realizadores, que podem optar pela execução de um CD com a trilha sonora, ou realizar performances, dublagens, e até mesmo executar o som ao vivo a partir de instrumentos tocados durante a exibição do filme.
Além das competitivas, o CURTA 8 deste ano terá várias mostras especiais. Entre elas se destacam a de homenagem ao cineasta Nivaldo Lopes, o Palito; a do Straight 8, um dos maiores festivais de super 8 do mundo; e a que apresentará o lançamento do filme do superoitista francês Remy Batteault “O açougueiro cineasta”. Este filme conta a história do pai do diretor, também um aficionado pelo cinema super 8.
Também merece destaque a sessão do Dia do Filme Caseiro. Nela o público pode encaminhar os filmes que possui que, após revisados, são exibidos. O Festival terá ainda duas masterclasses “O potencial do super 8 no mercado mundial”, com Ivan Cordeiro; e “História do cinema super 8 brasileiro”, com Flávio Rocha; além da oficina “Projeção em cinema super 8”, com Lucas Vega. O CURTA 8 Criado em 2005 por Leandro Schip (de saudosa memória), o Festival cresceu rapidamente impulsionado pela paixão que ainda permanece pelo filme analógico. Ao longo dos anos o Curta 8 conseguiu parcerias fora do país, até se consolidar como evento mundial do gênero em 2008. Atualmente é uma das maiores iniciativas de super 8 já realizadas no Brasil, um dos poucos festivais dedicados exclusivamente ao culto desta bitola nas Américas, sendo o mais longevo realizado ininterruptamente no mundo. O festival é uma realização da PERFIL comunicação e cultura e da Processo MultiArtes, que este ano tem patrocínio da Uninter, via Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba, contando ainda com os apoios da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, além do Cine Passeio, do ICAC e da rádio Educativa.
SERVIÇO
CURTA 8 – Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba
Data: 27 a 30 de outubro de 2022
Local: Cine Passeio (rua Riachuelo, 410)
Horário: Confira a programação detalhada no site www.curta8.com.br
Ingressos: Entrada franca
Informações: Antonio Carlos Domingues
Commentaires