top of page

Público de nova Caminhada Noturna no Parque Vila Velha deve presenciar alinhamento de sete planetas

Toca Cultural

Evento raro será em 28 de fevereiro. Ingressos para esta ação no parque estão esgotados.

Arenitos em Vila Velha, à noite | Foto: Sergio Mendonça
Arenitos em Vila Velha, à noite | Foto: Sergio Mendonça

O Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa/PR, localizado a apenas uma hora de Curitiba, realizará no dia 28 de fevereiro, sexta-feira, uma Caminhada Noturna especial para observação do raro alinhamento de sete planetas. O fenômeno, que envolve Saturno, Mercúrio, Netuno, Vênus, Urano, Júpiter e Marte promete uma noite única de conexão com o cosmos e a natureza.


Logo após o pôr do sol, os planetas mais brilhantes poderão ser observados, dependendo das condições climáticas e de visibilidade do céu. Ao longo da caminhada, os visitantes recebem uma verdadeira aula de astronomia, momento em que podem observar estrelas e demais corpos celestes, proporcionando uma experiência ainda mais imersiva.


“O Parque Vila Velha é um local privilegiado para esse tipo de evento, onde a ausência de luzes urbanas intensas cria as condições ideais para a observação celeste. Este fenômeno é uma oportunidade única de presenciar uma configuração astronômica que só será vista novamente daqui a séculos”, destaca o gestor do Parque Estadual de Vila Velha, Leandro Ribas.

O trajeto da caminhada é de cerca de 4,5 km, ladeando os blocos de arenitos utilizando apenas as estrelas como fonte de luz, até chegar na icônica Taça, quando os participantes retornam, após a contemplação, partindo para o ponto especial de observação ao telescópio.


Conduzidas pelo professor Matheus Frare, as Caminhadas Noturnas são sucesso no Parque há vários anos, e possuem foco na instrução a astronomia e curiosidades que são repassadas aos participantes ao longo do trajeto. O evento está em consonância com as ações contínuas da concessionária para fomentar atividades de turismo científico e educativo. 


arenitos vila velha - foto sergio mendonça
Vila Velha ao entardecer | Foto: Sérgio Mendonça

Novas oportunidades

Para quem quiser se programar ainda no primeiro semestre de 2025, o parque oferece diversas datas para a caminhada noturna. Confira em quais dias o passeio estará disponível:


Março

Dias 01, 15 e 29

Abril

Dias 12 e 26

Maio

Dias 10 e 24

Junho

07, 14, 21 e 28


Sobre o Parque Estadual de Vila Velha

Localizado a apenas uma hora de Curitiba, o Parque Estadual de Vila Velha é o primeiro parque estadual criado no Paraná, em 1953, e atualmente é uma concessão do Governo do Estado do Paraná, por meio do Instituto Água e Terra, à Soul Vila Velha, uma empresa do Grupo Soul Parques.


As bilheterias funcionam até as 15 horas. O parque indica, a chegada ainda pela manhã, para que os visitantes possam conhecer seus atrativos   – Trilha Arenitos Unimed, Furnas e Lagoa Dourada – se deliciar com as diversas opções gastronômicas e ainda aproveitar as atrações de aventura – Tirolesa, Arvorismo e Cicloturismo.



Sobre o Parque Estadual de Vila Velha

Localizado a apenas uma hora de Curitiba, o Parque Estadual de Vila Velha é o primeiro parque estadual criado no Paraná, em 1953, e atualmente é uma concessão do Governo do Estado do Paraná, por meio do Instituto Água e Terra, à Soul Vila Velha, uma empresa do Grupo Soul Parques.


As bilheterias funcionam até as 15 horas. O parque indica, a chegada ainda pela manhã, para que os visitantes possam conhecer seus atrativos  – Trilha Arenitos Unimed, Furnas e Lagoa Dourada – se deliciar com as diversas opções gastronômicas e ainda aproveitar as atrações de aventura – Tirolesa, Arvorismo e Cicloturismo.


Mais informações podem ser obtidas em https://parquevilavelha.com.br/


Infos: Janaína Fogaça


Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page