top of page

Paisagem e memórias são inspiração de exposição inédita na Galeria Mínima

Artista Gustavo Scheidt abre “Derrubada de Paisagem” na quarta-feira, dia 18 de junho, no espaço que fica no Centro de Florianópolis.

Gustavo Scheidt apresenta exposição inédita em Florianópolis. crédito Brenda Monique de Oliveira.jpg
Gustavo Scheidt apresenta exposição inédita em Florianópolis | Foto: Brenda Monique de Oliveira

Natural de Petrolândia, interior de Santa Catarina, o artista Gustavo Scheidt apresenta a partir de 18 de junho a exposição “Derrubada de Paisagem”, na Galeria Mínima, que fica no Ponto Bar e Piadina, no Centro de Florianópolis. A abertura será a partir das 19h e a entrada é gratuita.

 

Com curadoria de Bruna Granucci e Victoria Beatriz, a mostra apresenta um único objeto pictórico inédito, construído a partir de sacos de ráfia, sobreposições de cobertor e camadas de tinta óleo. Segundo Gustavo, esse trabalho expande a ideia tradicional de pintura, ocupando o espaço de maneira autônoma.

 

“Os sacos, outrora instrumentos da peleia cotidiana, tornam-se elementos de reflexão sobre a forma como construímos e nos relacionamos com a paisagem — não como cenário estático, mas como território vivido e transformado”, compartilha o artista.

 

Gustavo começou a desenvolver o trabalho em outubro do ano passado, mas, foi em janeiro deste ano que o objeto começou a ganhar forma e corpo, tornando-se um experimento fundamental no aprofundamento do seu processo artístico. Inicialmente, os sacos de ráfia serviam apenas como suporte para a pintura. Agora, assumem protagonismo como objetos pictóricos.

 

Em “Derrubada de Paisagem”, Gustavo explora um imaginário interiorano, onde símbolos e memórias da vida rural emergem através da pintura. Dessa forma, o objeto apresentado revaloriza o cotidiano rural e propõe uma construção simbólica da paisagem. “A derrubada aqui pode ser vista tanto como ação literal (o desmatamento, a peleia) quanto como gesto simbólico — a desconstrução de uma paisagem idealizada”, explica Gustavo.

 

Essa é a primeira exposição individual do artista na Galeria Mínima e para ele é uma honra poder fazer parte do calendário expositivo do espaço. “A Galeria Mínima tem um papel fundamental no circuito artístico de Florianópolis, não apenas como espaço expositivo, mas como lugar de encontro, experimentação e formação”, completa.

 

Serviço:

“Derrubada de Paisagem”

Visitação: até 9 de julho, de terça a sábado, das 18h às 00h

Local: Galeria Mínima, Ponto Bar e Piadina (Rua Victor Meirelles, 138, Centro de Florianópolis/SC).

Entrada franca

A proposta é executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.


Informações: Juliano Zanotelli

Comentarios


Ya no es posible comentar esta entrada. Contacta al propietario del sitio para obtener más información.
bottom of page