top of page

Paranaense Smekatz expõe no Instituto Internacional Juarez Machado, em Joinville

Mostra fica em cartaz até agosto e contará com visita guiada e intervenção artística na programação do Festival de Joinville, em julho.

Jean Smekatz
A curadora da exposição Deise Oliveira e o artista Jean Smekatz | Foto: Gabriel Bazt

A exposição “Campo de Forças: Corpo, Linha e Mancha”, do artista visual e performer Smekatz, está em cartaz no Instituto Internacional Juarez Machado, em Joinville (SC), e deve ficar aberta ao público até 2 de agosto. Para celebrar o sucesso de visitações, haverá uma visita guiada especial no dia 28 de junho, sábado, às 11h, com o próprio artista e a curadora Deise Oliveira, que apresentarão o processo criativo e as obras da mostra.


A exposição reúne mais de 30 obras, principalmente pinturas a óleo, que exploram o gesto como ato primordial de criação. A obra de Smekatz mistura pintura, performance e dança, criando um diálogo entre corpo, espaço e matéria. A curadoria destaca a “presentificação do corpo” como tema central, convidando o público a vivenciar essa experiência única.


Como programação paralela, no dia 26 de julho, sábado, às 11h, Smekatz fará uma intervenção artística ao vivo, reforçando sua ligação com a dança e a performance, em evento ligado ao 42º Festival de Dança de Joinville.


SOBRE O ARTISTA

Smekatz nasceu em Rio Negro (PR) e vive entre Joinville e São Paulo. Com formação em Design de Moda e Artes Visuais, desenvolve uma produção que transita entre arte, performance, cultura e moda. Participou de residências artísticas, exposições coletivas e individuais, além de projetos como o Carnaval da Príncipes do Samba e performances em museus de Joinville. Atualmente, é diretor de comunicação do MAC Schwanke e aluno especial do programa de pós-graduação em Poéticas Visuais da USP.


SOBRE A CURADORIA

Deise Oliveira é curadora, educadora e pesquisadora, doutoranda na UTFPR, com experiência em curadoria e museologia. Atuou em exposições como “Cor Portal” (Sesc Itajaí) e participou da equipe editorial da publicação “Retomadas” (MASP). Formada e mestre em Artes Visuais, também lecionou na UNIVILLE e trabalha para ampliar o acesso à arte e valorizar acervos culturais.


Serviço:

Exposição “Campo de Forças: Corpo, Linha e Mancha”, de Jean Smekatz

Onde: Instituto Internacional Juarez Machado — Rua Lages, 994, América, Joinville (SC)

Visitação: até 2 de agosto de 2025, de terça a sábado, das 9h às 18h


📍Visita guiada com Smekatz e Deise Oliveira

Quando: 28 de junho, sábado, às 11h

Quanto: Inteira: R$ 10,00  | Meia-entrada (mediante comprovação): R$ 5,00 (professores, estudantes, +60 anos, jovens de baixa renda, doadores de sangue, PcD e acompanhante) 

| Grátis: Grupos escolares da rede pública (com agendamento) e visitantes de bicicleta. 


📍Intervenção artística ao vivo com Smekatz, no Festival de Dança de Joinville

Data: 26/07/2025 - às 11h.

Saiba mais em  www.jeansmekatz.com | Instagram: @jeansmekatz 


Comments


Commenting on this post isn't available anymore. Contact the site owner for more info.
bottom of page