top of page

Pinturas e esculturas de André Mendes estão na Galeria da Caixa Cultural

Mostra abre no dia 24 de junho e tem visitação gratuita até 3 de agosto.

O Sonho do Sonho (2024), óleo sobre tela. 190x320cm obra de Andre Mendes
O Sonho do Sonho (2024), óleo sobre tela. 190x320cm, obra de Andre Mendes

A CAIXA Cultural Curitiba recebe, de 24 de junho a 3 de agosto de 2025, a exposição individual Sonho do sonho do sonho, do artista visual André Mendes. Com curadoria de Isadora Mattiolli, a mostra apresenta um conjunto de obras que se moldam a partir da interação entre memória, realidade, sonho e imaginação, pontos centrais da pesquisa mais recente do artista.

 

Utilizando em suas pinturas o marcante bastão a óleo, ele destaca a fusão das camadas, tanto materiais quanto conceituais, sugerindo uma nova perspectiva sobre a percepção do tempo, da consciência e da materialidade do afeto como um efeito mútuo.

 

“O encadeamento de sonhos sugerido no título da exposição remete à evocação do onírico nas pinturas e esculturas de Mendes, que se caracterizam por uma forte exploração do desenho como base para delinear as figuras e seres que habitam os espaços imaginados pelo artista. Esses espaços sugerem a coexistência de múltiplas realidades numa mesma imagem, transmitindo visualmente diversas camadas do inconsciente, que jamais se revelam por completo”, comenta a curadora.

Comprometido com a ampliação do acesso à arte, o artista incorpora à exposição esculturas táteis, permitindo que as obras possam ser “vistas com as mãos”. A proposta é expandir a experiência sensorial do público e reforçar a importância da inclusão nos espaços expositivos.

 

Sobre o artista

André Mendes é um artista multidisciplinar cuja trajetória de mais de duas décadas transcende fronteiras, unindo o abstrato ao figurativo em obras que evocam desafios perceptivos. Especialista em murais monumentais, sua pesquisa na materialidade das cores ressoa em telas, gravuras, esculturas e instalações, destacando-se em exposições em nove países e instituições de prestígio, como o Museu Oscar Niemeyer.

 

Com uma prática que mescla desempenho artístico e experiências compartilhadas, Mendes costura narrativas que expandem a vivência estética. Sua prática também se estende à arte-educação, levando suas experiências criativas à comunidade, visando democratizar o acesso à arte e a experiências transformadoras.

 

André Mendes é nascido em Curitiba em 1979, e vive e trabalha na cidade. Recentemente recebeu o prêmio PIPA, em 2023, na categoria voto popular, e o prêmio Lei Aldir Blanc, em 2020, na Jornada em Reconhecimento à Trajetória, na área de Artes Visuais.

 

SERVIÇO:

"Sonho do sonho do sonho", exposição de André Mendes

Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo n° 280, Centro

Abertura: 24 de junho de 2025, às 19h

Visitação: 25 de junho a 3 de agosto de 2025

Horário: terça a sábado, das 10h às 20h, domingos e feriados das 10h às 19h

Classificação: Livre

Entrada gratuita

Acesso para pessoas com deficiência

Informações: Site Curitiba | CAIXA Cultural | Instagram @caixaculturalcuritiba

(41) 4501-8722

 

Comments


Commenting on this post isn't available anymore. Contact the site owner for more info.
bottom of page