Buscar

Produção mineira, “O Carro da Professorinha” é a primeira miniwebnovela do mundo

Realização tem autoria do contador de histórias Roberto de Freitas e do médico Renato Giacomini.

Roberto Freitas | Foto: Julio Gomes

“O Carro da Professorinha” é a primeira miniwebnovela de que se tem notícia, anunciam seus autores, o contador de histórias e escritor Roberto de Freitas e o médico – e agora também escritor - Renato Giacomini.


“Neste formato que fizemos não existe outra obra parecida”, conta Roberto, adiantando que eles realizaram uma extensa pesquisa, não só de contextos históricos e elementos visuais e gráficos para a produção da webnovela, mas também sobre essa forma narrativa. E por estar finalizada e já disponível em plataformas digitais, a miniwebnovela poderá ser assistida/acompanhada da forma que o internauta/espectador achar melhor: de capítulo(s) em capítulo(s) ou em uma única sessão, uma vez que a sua narrativa total não chega a uma hora de duração. A web novela é dividida em 15 partes – um prólogo e 14 capítulos com três minutos de duração média.


Confira:


Ambientada nos anos 60, “O Carro da Professorinha” conta, em sua trama principal, a história de amor de Hermelinda, jovem e sonhadora professora que alimenta seus sonhos românticos acompanhando os enredos açucarados dos filmes que assiste assiduamente no Cine Arco-íris de Tormenta das Almas, a pacata cidade do interior onde vive. Sua vida serena e prosaica será, entretanto, tumultuada por uma irresistível paixão por um jovem que chega à cidade.


Outros dramas, sobre amores secretos, traições e enganos, vão preencher com mais emoções a narrativa. O carro, que tem presença fundamental e definitiva na trama, é um suntuoso Plymouth Special De Luxe Coupé, importado pelo pai de Hermelinda, um rico fazendeiro da região, e que despertará a cobiça de um misterioso personagem.


“O Carro da Professorinha” combina, portanto, um formato narrativo recente com elementos tradicionais de uma trama de ficção em capítulos: amores proibidos, ligações secretas, histórias remotas que tornam à cena, revelações surpreendentes, finais de capítulo em suspense, e, neste caso específico, implicações sobrenaturais.


A parte visual de “O Carro da Professorinha” é uma montagem de imagens variadas coletadas em bancos de imagens da internet.

“Foi uma pesquisa intensa em busca de fotos e cenas que se integravam à minha narração”, diz o contador de histórias. “E tive grandes achados nesta procura”, comemora.
Renato Giacomini | Foto: Ednéia Ferreira

Entre esses achados, a ‘participação especial’ do ator norte-americano Tyrone Power e a canção italiana “Dio Come Ti Amo”, que é usada como tema musical da narrativa.


A presença de Tyrone Power foi sugestão de Renato, um admirador da sétima arte. Além de Roberto de Freitas, responsável pela narração, pesquisa de imagens edição e roteiro, e Renato Giacomini, coautor do texto, participaram desta produção Ednéia Giacomini, colaborando na formatação do roteiro, e o web-designer Júlio César Gomes.




Ficha técnica

O Carro da Professorinha - miniwebnovela de Roberto de Freitas e Renato Giacomini. Narração e edição de áudio e vídeo: Roberto de Freitas. Web-designer: Júlio César. Colaboração: Ednéia Giacomini. Informações/Imprensa: Luciana Braga

123 visualizações