Projeto literário inspirado nas paisagens curitibanas terá contação de histórias, exposição de ilustrações e oficinas gratuitas para crianças.
O projeto Histórias que Voam traz uma proposta inovadora: inspirar crianças a se conectarem com a cidade em que vivem por meio de histórias e ilustrações ambientadas em locais simbólicos de Curitiba. A ideia é destacar também personagens facilmente encontrados nos parques e passeios da cidade, como garças e capivaras.
Idealizado pela escritora Jamilssa, que compartilha a autoria dos contos com a também escritora e dramaturga Olga Nenevê, os contos ganham formas nas ilustrações criadas pela artista visual Julia Kobus. Originalmente intitulado “Pesquisa Literária - Criando Histórias Para Crianças a Partir de Paisagens Curitibanas", o projeto, a partir do processo criativo vivido pelas artistas, utiliza elementos icônicos da paisagem urbana e natural de Curitiba para criar narrativas que despertam a imaginação e promovem o senso de pertencimento no público.
A pesquisa se concentrou em monumentos e símbolos da cidade, como o Passeio Público, o Jardim Botânico, o Parque Barigui e a Serra do Mar, na fauna e, principalmente, nas aves desses lugares. O resultado dessa investigação artística foi a quadrilogia Histórias que Voam, protagonizada por uma garça-branca-grande da Barragem de Piraquara, que se aventura em uma viagem à Curitiba em busca do Passeio Público, descrito pelo seu amigo Socó-dorminhoco, um oásis urbano para as aves.
A programação de Histórias que Voam é composta por uma sessão de histórias dos contos criados por Jamilssa e Olga Nenevê, apresentada pelo narrador Cadu Cinelli, com tradução simultânea para libras, no dia 26 de outubro de 2024, no Espaço Obragem, às 17h. Na ocasião, também haverá a exposição, com audiodescrição, das ilustrações criadas por Julia Kobus para os contos. Além disso, serão realizadas quatro oficinas de desenho para crianças: no dia 23 de outubro, às 8h e às 14h, na sede curitibana do projeto social Casinha de Pão e dia 24, às 9h e 14h, na Biblioteca Pública do Paraná. Todos os eventos do projeto são gratuitos e abertos a todos os públicos.
SERVIÇO:
Programação Histórias que Voam
Contação de histórias e exposição de ilustrações
Data: 26 de outubro de 2024
Horário: 17h
Local: Espaço Obragem - Al. Júlia da Costa, 204, São Francisco, Curitiba - PR
Entrada gratuita
Oficinas de desenho para crianças
Data: 23 de outubro de 2024
Horários: 8h e 14h
Local: Casinha de Pão
Data: 24 de outubro de 2024
Horários: 9h e 14h
Local: Biblioteca Pública do Paraná
Entrada gratuita
FICHA TÉCNICA: Escritoras - Jamilssa e Olga Nenevê | Ilustradora - Julia Kobus | Contador de histórias - Cadu Cinelli | Coordenação de produção - Valquíria Rumor | Oficineira - Julia Kobus | Revisoras - Jamilssa e Olga Nenevê | Redes sociais - Alessandra Pastuch | Designer - Gustavo Stresser | Fotos e vídeos - Robson de Paula | Audiodescrição - RC Audiodescrição e Acessibilidade | Libras - Acessibilidade Comunicacional Bela Lustoza
Realização: Árvore Alta Realizações Artísticas, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba, Secretaria da Cultura e Governo Federal. PROJETO REALIZADO POR MEIO DA LEI MUNICIPAL COMPLEMENTAR 57/2005 DO PROGRAMA DE APOIO E INCENTIVO À CULTURA, FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA E PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA, SECRETARIA DA CULTURA E GOVERNO FEDERAL.
Apoio: Espaço Obragem e Biblioteca Pública do Paraná
Comments