"Projeto Brincar – Circulação/Livro" promove a cultura com distribuições de livros e apresentações teatrais pelo Youtube.
Segue até 10 de dezembro a primeira etapa do projeto “Brincar – Circulação/Livro”, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com o patrocínio da Copel, Sanepar, Neovia Engenharia e Gelopar, com incentivo do Programa de Incentivo Paraná Cultural, da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, do Governo do Estado do Paraná e com o apoio da Celesc.
Serão realizadas 20 transmissões gratuitas através do YouTube do espetáculo de teatro infantil “Brincar Brincar Brincar”, de Ligia Ferreira e Flávio Araújo, em parceria com as prefeituras dos municípios paranaenses de Piên, Honório Serpa, Rio Bonito do Iguaçu, Tamarana, Ibema, Reserva, Guaratuba, Matinhos e Araucária, além do município catarinense de Araquari, atendendo o público infantojuvenil das redes municipais de ensino.
O projeto “Brincar – Circulação/Livro” inclui ainda a distribuição de exemplares do livro onde a história narrada no espetáculo é apresentada em formato literário. Publicado em 2020, o livro tem sido distribuído gratuitamente a bibliotecas, escolas e espaços públicos. Em 2022, será ampliada a distribuição desse material.
Ainda está prevista a produção do áudio do livro, com a história e as músicas, para garantir o acesso ao conteúdo aos que não sabem ler e a pessoas com deficiência visual.
“Temos estudado formas de chegar aos mais diferentes públicos e ficamos felizes em ampliar esse acesso”, conta Flávio Araújo.
O espetáculo “Brincar Brincar Brincar” já impactou cerca de 20 mil pessoas desde 2016, fez parte da programação de festivais e mostras e foi contemplado em diversos editais, tendo sido apresentado mais de 80 vezes.
O texto, de autoria de Ligia, se passa numa vizinhança muito tranquila, baseada em sua rua de infância, com personagens inspirados na vida dos dois artistas. Ao longo da peça, a dupla ainda executa músicas compostas por Flávio, que enriquecem a narrativa.
O espetáculo traz para a cena um tema extremamente atual e próximo à realidade das crianças e suas famílias. No enredo, a brincadeira passa a ser substituída na vida dos personagens Guiga, Luna e Nano pelos elementos t-ble-ta, g-ppin-sho e são-vi-le-te, que representam alguns aspectos do mundo contemporâneo, como o uso excessivo das tecnologias, o consumismo desenfreado e a influência da mídia e da publicidade na vida das pessoas.
“O trabalho propõe a reflexão sobre esses temas, cada vez mais urgentes em nossa sociedade”, explica a produtora, atriz e oficineira Ligia Ferreira.
Ficha Técnica:
Ligia Ferreira: Produtora Executiva, Atriz e Escritora.
Flávio Araújo: Coordenador Geral, Músico e Compositor
SERVIÇO
“Brincar – Circulação/Livro”
Transmissões para escolas do Paraná e Santa Catarina. Até 10 de dezembro.
Livro “Brincar Brincar Brincar”: distribuição gratuita em espaços públicos.
תגובות