top of page
Toca Cultural

Projeto Música Itinerante leva cultura popular instrumental brasileira para público na web

Projeto continua até fevereiro de 2022 com aulas online objetivando apresentar novas perspectivas de atuação profissional aos estudantes de música, além de difundir a cultura popular instrumental brasileira.

Oficinas de música instrumental brasileira são gratuitas e online | Foto: Gus Benke

O projeto Música Itinerante, que tem o objetivo de levar a democratização da música popular instrumental brasileira, continua sua edição de 2021 promovendo aulas online e apresentações musicais.


Os encontros continuam até o próximo ano, por meio do aplicativo Zoom, reunindo um total de 100 alunos de forma remota, presentes nos cantos do Brasil, que aprendem cada vez mais sobre os conceitos de emissão sonora de instrumentos de bandas marciais e fanfarras de formas práticas.


Há ainda oficinas em conjunto, que funcionam como ensaio aberto, e abordam sobre como trabalhar a técnica no coletivo, leitura à primeira vista de uma nova música, interpretação e internalização de repertório, entre outros. As aulas em conjunto têm datas marcadas para acontecer, sendo nos dias 19 de novembro, 17 de dezembro e 29 de janeiro, sempre às 14h, de forma ao vivo e pelo canal do Youtube.

Além das oficinas de instrumento, o projeto, cuja iniciativa é da Bananeira Brass Band, grupo de sopros e percussão que aposta na combinação de ritmos da cultura popular brasileira para criar harmonias plurais, ainda conta com produção de clipes online, atividade intitulada de “Blocão da Bananeira”, com a participação dos alunos participantes, que enviaram seus vídeos praticando as músicas passadas nas aulas. Os materiais, que foram utilizados como uma forma de quebrar as barreiras da distância, serão lançados mensalmente a partir de novembro.


Bananeira Brass Band | Foto: Gus Benke

O Música Itinerante ainda contará com o lançamento do songbook de “Feira Livre”, mais recente álbum do Bananeira Brass Band, trazendo uma coletânea de livretos com as partituras completas de todas as faixas. Parte dos exemplares serão distribuídos gratuitamente aos participantes das oficinas e para várias bandas marciais e fanfarras do Paraná.

Apresentações musicais gratuitas

Nos dias 19 de novembro, às 21h, e 8 de dezembro, às 17h, o Bananeira Brass Band terá seus shows transmitidos por universidades do interior do Paraná. Na sexta-feira(19), a apresentação fará parte do “Contextos e Conceitos”, no canal do Youtube da IFPR Palmas; e a do dia 8 fará parte da programação do “Encontro de Integração”, no canal da UENP – Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Shows presenciais também fazem parte dessa nova etapa do Música Itinerante, com apresentações do grupo marcadas para o dia 5 de dezembro, em Tibagi, e 20 de fevereiro de 2022, em Jacarezinho. As performances ocorrerão em espaços públicos ao ar livre, sempre com acesso livre e gratuito.

Já no dia 30 de dezembro, a Bananeira Brass Band transmite, em seu canal no Youtube, um show especial, gravado no Coreto de Antonina, que promete animar os últimos momentos de 2020 e renovar as energias para o próximo ano.

O Projeto Música Itinerante é apresentado pelo Bananeira Brass Band em parceria com a Diversa Produções, com apoio da Copel e incentivo do PROFICE - Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura e Governo do Estado do Paraná. Mais informações nas redes sociais oficiais @bananeirabrassband. Sobre a Bananeira Brass Band – O grupo curitibano é uma fanfarra popular dançante brasileira, formada por sopros e percussão. Desde 2017, aposta na pesquisa de gêneros e ritmos da cultura popular brasileira. Em sua carreira, o Bananeira Brass Band já abriu shows para grandes nomes musicais, como Francisco El Hombre, Jards Macalé e Di Melo; gravações com Machete Bomb, Lemoskine e Jota Pê, além de apresentações de destaque em festivais independentes como Psicodália (SC), Curitiba Jazz Festival (PR), Tum Sound Festival (SC), Oficina de Mùsica de Curitiba (PR), Resistência Pirata (PR), Revirada (SC), Libélula (PR), Bradamundo (SC), Saravá (SC), entre outros. Em 2021, a banda estreou sua websérie “Bananeira, um Movimento Musical”, que conta com depoimentos dos músicos, manager e produtores musicais em seu canal no Youtube. Além de desenvolver o projeto de oficinas musicais como forma de contribuição para o neofanfarrismo, o grupo ainda lançou o seu álbum “Feira Livre”, já disponível nas plataformas.

Serviço:

“Projeto Música Itinerante” Apresentações musicais online 19/11 – 21h - https://www.youtube.com/channel/UC3AVlkA-6sKLesKP6djC54Q/featured 08/12 – 17h - https://www.youtube.com/channel/UCeAyxw1sFA0DxCoHPGqbEvw 30/12 - https://www.youtube.com/channel/UClxT57FHCWUBZE5L7SBqwbA Shows presenciais: 5/12 – Tibagi / 20/02/22 - Jacarezinho Realização: Banana Brass Band e Diversa Produções Apoio: Copel, PROFICE - Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura e Governo do Estado do Paraná.


Informações: Felipe Almeida


6 visualizações

Comments


bottom of page