"Um Novo Olhar" é fruto de parceria entre Funarte e a UFRJ e será lançado no dia 29 de julho.|
Promover a inclusão e o acesso de crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência, por meio das artes e da capacitação de professores e de regentes para coro. Este é o objetivo principal do Projeto "Um Novo Olhar", que vai disponibilizar oficinas online e gratuitas voltadas a realidade de várias regiões do país.
O projeto é fruto de uma parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e integra o Programa Funarte de Toda Gente.
O lançamento será nesta quarta-feira, dia 29 de julho, com uma “live”, às 18h, no canal do Youtube do projeto.
Programação
Entre os dias 5 e 6 de agosto, a agenda inclui o Encontro Um Novo Olhar de Arte/Educação + Acessibilidade, com a participação de especialistas nesses segmentos. As atividades do evento se iniciam online, no canal de vídeo Arte de Toda Gente, no Youtube, com oficinas em arte-educação, com foco total na acessibilidade; e também em regência coral, tendo como norte a inclusão. Em uma segunda fase, todas as ações serão também presenciais, com oficinas para crianças com deficiências.
As três frentes do projeto
A ação possui três frentes distintas. A primeira delas, que começará apenas online, dedica-se à oferta de capacitação em arte-educação para acessibilidade, destinada especialmente a professores do ensino fundamental.
As atividades começam com o Encontro Um Novo Olhar em Arte/Educação+Acessibilidade, com palestras e mesas redondas online, no qual especialistas tratarão de temas relacionados à arte-educação inclusiva.
Na sequência, será lançado o primeiro de uma série de sete cursos online destinados a apoiar professores no uso das artes como ferramenta facilitadora no trato da pessoa com deficiência.
Para participar, será necessário fazer uma inscrição no site - www.umnovoolhar.art.br.
O acesso às aulas e ao material será dado mediante um login. Cada turma terá até oito semanas para concluir as atividades. Os próximos cursos serão disponibilizados ao longo dos próximos meses e, também, em 2021.
A segunda frente é composta por ações de canto coral – uma das atividades musicais consideradas de maior capacidade inclusiva. Haverá oficinas online de capacitação para regentes de coro infantil, além de material didático – vídeos e partituras de repertório, de compositores brasileiros (especialmente formatado para esses conjuntos).
Existirá também conteúdo sobre acessibilidade em música para pessoas com deficiência, de forma a facilitar e tornar as apresentações mais atraentes para esse público. As oficinas serão ministradas por professores da UFRJ, de outras universidades e instituições de ensino e, também, por outros especialistas em canto coral convidados. Aqui, o objetivo é proporcionar uma base de conhecimento e de recursos técnicos para que os participantes possam melhorar e ampliar sua atuação profissional.
Já na terceira frente do projeto, que deve acontecer somente a partir do primeiro semestre do ano que vem, estão previstas oficinas presenciais de regência coral e de arte-educação para professores da rede pública, com foco na acessibilidade. Também serão promovidas oficinas de artes visuais para crianças com deficiência, em diferentes regiões do país.
A ideia é incentivar o exercício da arte e trabalhar as habilidades motoras e físicas, estimulando capacidades de percepção, comunicação, expressão e sensibilidade. O desenvolvimento de todo o processo, com a evolução dos trabalhos, será registrado em audiovisual, dando origem a um documentário e um catálogo, para exibição futura.
“Vodcasts”, performances e publicações
Paralelamente, e como apoio às demais atividades, serão veiculados pelo site apresentações musicais e performances de artistas com deficiência, de artes visuais e cênicas e literatura, e “vodcasts” com participação de professores especialistas e outros artistas, em abordagens de temas diversos. Serão feitas também publicações de uma revista sobre a acessibilidade e a arte, e de partituras para canto coral – incluindo a reedição de obras para coro publicadas anteriormente pela Funarte.
Como primeira leva de publicações, as revistas Arte/Educação+Acessibilidade+Inclusão e Atualidade do Canto Coral no Brasil: perspectivas, iniciativas e possibilidades e, ainda, o caderno didático Aprimorando meu coro infantil: técnicas e criatividade.
Parceria estratégica
Principal fomentadora, promotora e incentivadora governamental de atividades artísticas no país, a Funarte agrega, na parceria com a UFRJ, conhecimento e capacidade técnica para a execução do projeto Um Novo Olhar, no Programa Funarte de Toda Gente. Uma das principais e mais respeitadas instituições de ensino superior do país, a Universidade – com sua Escola de Música – tem em seu quadro, docentes especializados, não somente em métodos e didática específicos, direcionados a alunos, como também na capacitação de professores e regentes; e no estímulo do desenvolvimento pedagógico e artístico, por meio de oficinas, palestras e preparação de material didático.
A parceria visa a promover políticas sociais públicas que proporcionem a acessibilidade e a inclusão no ambiente cultural. “A arte, tratada pedagogicamente é capaz de construir pontes e estabelecer diálogos, em todas as linguagens”, comenta o Vice-diretor da Escola de Música da UFRJ, Maestro Marcelo Jardim.
“No campo das artes visuais, e das demais, de igual forma, além de todos os benefícios diretamente terapêuticos, trabalha-se a autoestima das crianças. Nesse sentido, utilizando as artes como ferramentas, os professores são capazes de promover uma melhor acolhida às crianças com deficiência no ambiente escolar. Com a capacitação de regentes, o projeto amplia as possibilidades de atuação desses profissionais para melhor atender as crianças e jovens, com o cuidado da acessibilidade e da inclusão, estimulando o fazer artístico como elemento fundamental na formação humana”, conclui o educador.
Serviço:
Projeto Um Novo Olhar
Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Coordenação: Escola de Música da UFRJ
"Live" de lançamento: dia 29 de julho, quarta-feira, às 18h, no canal https://www.youtube.com/artedetodagente
Programação e inscrições para as oficinas no site www.umnovoolhar.art.br, a partir do dia 29 de julho, quarta-feira
Encontro Um Novo Olhar de Arte/Educação + Acessibilidade Dias 5 e 6 de agosto, no canal Arte de Toda Gente (Youtube). A partir das 9h50 Ação integrante do Programa Funarte de Toda Gente
Comments