top of page
Toca Cultural

Reestreia do espetáculo "A casa que nunca habitei" no Teatro Novelas Curitibanas

Peça do Coletivo Micropolíticas tem produção da Tomate Produções e ficará em cartaz de 20 a 29 de julho.

Fotos: Juliana Luz/Chico Nogueira

"A casa que nunca habitei" é o primeiro trabalho de repertório do Coletivo Micropolíticas, texto inédito do dramaturgo Thiago Dominoni, escrito ao longo do processo criativo, com direção de Robson Rosseto e atuação do ator Victor Carlim.


O espetáculo fará sua reestreia agora, dia 20 de julho, no Teatro Novelas Curitibanas, com entrada gratuita. Além disso, todas as sessões do espetáculo contarão com uma equipe de mediação teatral promovendo discussões, debates e experiências que agregam ao assistir a peça.

A dramaturgia explora as angústias de um homem em conflito. O público é convidado a embarcar numa jornada de memórias, autoconhecimento e descobertas: como é sair de casa? Você foge da casa ou escolhe partir? O texto explicita a relação conflituosa do personagem com a mãe, a espiritualidade e as memórias de infância.


O discurso levado para a cena foi emanado pela criação do ator, o qual recorreu às suas próprias memórias com vistas à construção da dramaturgia.


No decorrer do processo criativo, essas memórias foram ativadas, por meio de imagens, músicas, fragmentos de texto, sensações, cheiros, sons, texturas e depoimentos colhidos pelo dramaturgo e encenador. Os sentidos aguçados em função dos recursos utilizados pelos mesmos funcionaram como alavancas destinadas a evocar antigas lembranças, convite para visitar e revisitar o passado.


A memória do ator foi reinventada, tramando uma dramaturgia em que os fragmentos trazidos dialogaram com o imaginário do escritor e do diretor do espetáculo. A concepção estética teatral sublinhou uma especificidade da presença do corpo na cena, em que o modo de construção e a estrutura são pensados de forma desassociada da ideia de uma linha narrativa, apresentando formas articuladas e não articuladas. Desta forma, a expressão do ator e o cenário se completam e nenhuma subordinação é determinante entre o corporal, o visual e o pronunciado.


Serviço:

A CASA QUE NUNCA HABITEI De 20 a 29 de julho de 2023 20 a 23 - Quinta a domingo, 20h 27 - 29 - Quinta a sábado, 20h com sessão extra no dia 29 às 18h. Entrada franca. Ingressos distribuídos uma hora antes das apresentações. Sujeito à lotação. Gênero: Drama contemporâneo/Monólogo. Classificação indicativa: 14 anos Duração: 60 minutos. Mais informações: Instagram: @coletivomicropolíticas e @tomateproducoes Projeto realizado com recursos do programa de apoio e incentivo à cultura Fundação Cultural de Curitiba e da prefeitura Municipal de Curitiba.


Informações: Victor Carlim

20 visualizações

Comentários


bottom of page