top of page
Toca Cultural

Relespública lança EP com singles “perdidos” e novo clipe

Trio volta ao estúdio para resgatar a elegância agressiva dos primeiros anos da banda.

Relespública | Foto: Fabiano Ferreira

A Relespública lançou no mês passado o EP "Sem Ninguém ao Lado" e o clipe de Mods Are Back Again, primeiro single do novo trabalho. O vídeo já tem mais de 60 mil visualizações no Youtube e é uma viagem no tempo! Sim, o videoclipe foi produzido como uma colcha de retalhos, utilizando cenas de antigos vídeos da banda, que foram resgatados do fundo do baú.


Assista:

"Sem Ninguém Ao Lado" representa a volta do trio ao estúdio, depois de quase 13 anos sem gravar. Também é o reencontro com o produtor Marcelo Crivano com quem a banda criou o cultuado álbum “As Histórias São Iguais” (2003) e o especial MTV Apresenta (2006).


“13 anos é tempo demais para uma banda como a nossa, mas a vida dá umas rasteiras e a gente foi protelando. Quando o Crivano reapareceu querendo levar banda pro estúdio, juntou a fome e a vontade de comer”, disse Fabio Elias, guitarrista e compositor da Reles.

Para produzir o EP, a Relespública precisou revirar o próprio baú. As cinco faixas de "Sem Ninguém ao Lado" estão no repertório de shows da banda há décadas, mas nunca tinham sido gravadas. Nelas estão a essência do som e da estética da banda formada em Curitiba em 1989: rock de garagem, a fúria adolescente inconformista e a elegância mod.


Para Fabio, o novo trabalho é um retrato “atual e antigo” da banda ao mesmo tempo. “Depois de anos de estrada e tudo o que aconteceu, a gente se perdeu um pouco de nós mesmos. Precisávamos nos reencontrar como banda e buscar novamente a voz da Reles”.


Segundo o produtor Crivano, o EP nasceu da necessidade de revisitar a primeira fase da carreira do grupo. “A ideia era gravar ao vivo um conjunto de doze canções muito importantes para nós da primeira fase da banda (entre 1989-1995), mas que nunca tiveram um registro à altura. Avaliamos o material e cinco faixas se destacaram, cada uma por uma razão específica”, contou.


Relespública | Foto: Fabiano Ferreira

O nome do EP é retirado da letra da faixa Grito de Socorro que fecha o trabalho. A tracklist final é composta por dez faixas, pois as cinco músicas também serão publicadas em versões instrumentais.


Crivano conta que a sessão em estúdio para a pré-produção das faixas iniciais aconteceu no dia 10 de março de 2020. Um dia depois, a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou pandemia.

“A medida que a produção foi fluindo e trabalhávamos nos arranjos das músicas, a pandemia foi avançando. No fundo, só aumentou o sentimento que estávamos todos sozinhos no mundo, sem ninguém ao lado”.

Com as restrições impostas pelas circunstâncias, o processo demorou quase um ano. Para Fábio, o resultado é a melhor versão da banda desde 2003. “A energia motriz da Reles se repetiu. O Moon continua gravando sua parte numa sentada e o Ricardo continua criando muito na hora certa. Eu parei de fumar, beber e fazer merda. Emagreci muitos quilos e minha saúde, voz e espírito estão melhores do que nunca. A Reles está acontecendo de novo. Os Mods estão de volta”.


O clipe de Mods Are Back Again foi dirigido por Raul Machado, nome central da produção audiovisual musical no Brasil e no mundo nas últimas três décadas. Diretor de quase todos os clipes da Relespública, Raul assinou também os clipes mais importantes de Chico Science & Nação Zumbi, Planet Hemp, Sepultura entre outras bandas e artistas e idealizou o projeto The Quarantine Experience que lança clipes com encontros de artistas à distância durante a pandemia.


No segundo semestre de 2021, a Relespública tem um calendário de lançamentos cheio. Até outubro, a banda vai lançar um single por mês. O disco em vinil de "Sem Ninguém ao Lado" com capa do artista gráfico Alexandre Corrêa e um novo clipe também dirigido por Raul Machado também estão na programação do semestre.


Todas as semanas, a Relespública vai publicar no formato E-Folhetim a biografia da banda. E até o fim do ano, todo o catálogo da banda será distribuído nas plataformas digitais.


As informações são de Sandro Moser | Zelig Digital

11 visualizações

Comments


bottom of page